Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

DANCE! O MOVIMENTO COMEÇA DENTRO DE VOCÊ!

por Instituto Caminhos do Sol

Publicado dia 5/10/2009 em Corpo e Mente

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


A dança, por ser uma sinfonia de expressões corporais, emerge de uma profunda e perfeita integração entre o corpo, a mente, a emoção, a comunicação, a alma e o espírito com os gestos e movimentos que devem ser harmônicos e intensos, ou seja, o corpo inteiro deve dançar.

A magia da dança segue em passos ritmados e cadenciados. É acompanhada ao som e ao compasso de músicas que envolvem a expressão de sentimentos potencializados e vivenciados de forma única.

Como arte, a dança se expressa através de maravilhosos e encantadores movimentos, com ou sem ligação musical. Compreendo que a educação corporal é um caminho para o crescimento, fortalecimento, evolução e transformação do ser, considerando a dança como um contínuo instrumento de conexão consigo mesmo.

A dança proporciona um maior desenvolvimento comportamental do ser humano e, através dessa diversidade e complexidade que há na dança, muitos indivíduos estão procurando descobrir quem são de fato em suas essências.

Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independentemente do som que se ouve, e até mesmo sem ele.

A dança traz dentro de si a certeza de que a nossa habilidade é grande e que há muita riqueza espalhada por todo o nosso corpo. Isso faz com que a potencialidade e a energia se expandam através da sensibilidade por todo o nosso ser.

A maior dificuldade que muitas pessoas encontram quando dançam, é perceber que está diante de si mesmo, ou seja, seus movimentos e gestos refletem a forma como estamos lidando com as coisas e pessoas ao nosso redor. É de fato, impressionante, como nos damos conta de que algo precisa ser mudado em nossa vida.

O corpo não é apenas um instrumento de sustentação para o resto dos membros e órgãos que o compõem, mas uma conexão muito grande com o todo. É através das expressões gestuais, corporais, manuais, que criamos linguagens diversas que abrangem formas variadas de comunicação, seja ela oral ou corporal.

Nós falamos, conversamos, dialogamos, porque expressamos através de nossos sentimentos, pensamentos, palavras e ações tudo aquilo que a mente e o coração manifesta. Somos capazes de desenvolver através da dança, as maiores habilidades que o corpo possui. Temos a oportunidade de entrar em conexão com o nosso eu interior e através desse contato, despertar e manifestar o dom que há dentro de nós.

A dança é como a natureza, que cresce e se desenvolve na mais leve harmonia e sintonia com o universo. Sua forma se dá com a integração com o todo, com a sensibilidade que Deus deu a cada ser vivo para transformar o mundo ao seu redor.

A vida se manifesta num conjunto de movimentos que regem uma sinfonia de passos e compassos diferentes e que na orquestra de seus gestos e balanço, ela se faz presente numa energia gostosa e vibrante.

A dança e a musicalidade são recursos preciosos que auxiliam no processo de mudança e transformação interior, porque trazem a tranquilidade, a serenidade, o ritmo, a coodernação, a percepção, a sensibilidade. Ao mesmo tempo em que trazem alegria, disposição, coragem, ousadia e motivação para viver a vida com maior intensidade.

É claro que quem sente esse movimento vibrar e se intensificar, quando se permite sentir a dança que movimenta seu corpo, naturalmente trará para o seu dia a dia maior disposição e vida, trazendo um novo colorido para seu cotidiano.

Sentir a música é sentir Deus presente em cada nota musical, em cada manifestação viva dessa natureza vibrante que cada ser humano possui.

Sentir o movimento da dança é nutrir-se daquilo que é essencial para viver bem consigo mesmo e com o mundo ao redor. É permitir-se ser tocado, para sorrir mais, ser uma pessoa mais feliz, gerando uma energia mais qualificada que eleva a autoestima e que permite sair da limitação para explorar mais o que se tem de melhor, em dons, talentos, potenciais e habilidades.

Dance! O Movimento Começa Dentro de Você!

LUZ - Terapeuta e Orientadora de Dança e Expressão Corporal

Texto revisado por: Cris

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp
  estamos online

Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 18

Autor: Instituto Caminhos do Sol   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   


Veja também
artigo Mensagem Para A+Cor+Dar
artigo Desacelerar
artigo Será que a mãe ou o parceiro abusivo sabe o que está fazendo?
artigo A estrela e a canção: Presentes de Brahman

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.





horoscopo


auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa