Menu

DEPENDÊNCIA QUÍMICA E TRATAMENTO HOLÍSTICO

Atualizado dia 5/10/2006 2:44:15 PM em Corpo e Mente
por Elizabeth de Fátima Souza


Facebook   E-mail   Whatsapp

Várias vezes escutei que a maconha é menos prejudicial que o cigarro, o que não é verdade. A fumaça da Cannabis Sativa possui sete vezes mais alcatrão e monóxido de carbono que a do cigarro comum.

A revista francesa "60 milhões de consumidores" realizou testes com uma máquina de fumar  objetivando comparar as proporções de alguns componentes existentes na fumaça dos cigarros de maconha e tabaco (nicotina, alcatrão, monóxido de carbono, benzeno e tolueno). Os testes foram realizados a partir da resina das ervas. E a conclusão foi a de que fumar três ou mais cigarros de maconha ou haxixe diariamente, provoca os mesmos riscos de câncer e doenças cardiovasculares que fumar um maço de cigarros de tabaco.

Mas e daí? Eu não sou viciado. Esta é uma colocação comum de alguns usuários.


Mas quem é e quem não é viciado? Todos nós, com raríssimas exceções, somos viciados em alguma coisa, em níveis diferentes: açúcar, chocolate...

Porém, considera-se dependente a pessoa que não consegue passar sem a substância viciante, porque precisa disto para se sentir bem, para se expressar e se relacionar, incluindo aqueles que, embora não usem diariamente, procuram ficar "ligados" nos fins de semana, tornando isso sua fonte de prazer.

Usar a substância viciante como forma de fugir da realidade e sublimar emoções caracteriza dependência psicológica, o que nada mais é do que uma expressão de dor da Alma.

O processo de dependência pode ser lento e imperceptível para quem nele está,  o seu tempo relaciona-se com o tipo de droga e as condições físico-emocionais do usuário. O organismo passa a não funcionar sem a substância viciante, tanto que responde a sua ausência com as crises de abstinência.

Antes da dependência ser diagnosticada pela observação do comprometimento físico, todos os meridianos, canais de energia, chacras e glândulas do corpo etérico já foram danificados.

Os bloqueios da energia causam as doenças físicas, mentais e emocionais, sem falar no comprometimento do perispírito onde se observam rupturas do campo áurico, perdas de energia e embrutecimento do padrão vibracional, facilitando a sintonia com as energias mais primitivas e desarmônicas, que são atraídas como se por um imã.

Estudos já provaram que a dependência química altera os padrões de DNA, desenvolvendo uma memória genética, que coloca o dependente num estado de quarentena constante, onde deve monitorar as substâncias que ingere, o padrão de vida, pensamentos, ações,  tudo o que possa detonar essa memória.

A energia naturalmente flui dos chacras chamados inferiores (primeiro, segundo e terceiro) para o cardíaco e deste para os superiores (quinto, sexto, sétimo). As substâncias tóxicas fragmentam esse fluxo. Cada uma delas tem maior afinidade com determinado chacra, porém com o tempo todos são afetados.

O primeiro chacra que se torna disfuncional em todo o tipo de dependência, é o cardíaco.Ocorre um distanciamento das relações afetivas saudáveis e naturais e, com isso, acontece o endurecimento do pericárdio (membrana que envolve o coração) e o congelamento das emoções, principalmente no que se refere a trocas afetivas construtivas, pois o binômio dar e receber é substituído por uma situação onde o dependente suga a energia das outras pessoas. 

O sentimento de vazio é tão intenso e doloroso, que o dependente necessita disto para sentir-se inteiro. Sente-se abandonado, carente, com um sentimento de inadequação que o isola e faz buscar cada vez mais as substâncias que amorteçam sua dor.

A maconha leva a um estado de alienação afetando principalmente o primeiro chacra que é o da sobrevivência, da vinculação com a vida, da conexão com a Terra. Ocorre a sensação de que vestir o corpo é algo muito doloroso, assim como estar no aqui e agora.

Acontece também uma diminuição de atividade do sexto chacra, o ajna, ou chacra frontal, governado pela glândula pituitária e responsável pela intuição e ligação com o mundo espiritual. Como resultado, ocorrem perda da motivação,  lentidão de todo o metabolismo, alterações da habilidade de compreensão e capacidade de avaliação (aumento da agressividade e dificuldades escolares, principalmente em adolescentes).

Para a  cura acontecer o primeiro passo é admissão da dependência, o autoperdão, o despertar do amor incondicional e da esperança. Culpas, raivas, ressentimentos devem ser limpos e transmutados.


Perdoar a si mesmo, perdoar aos outros, viver o aqui e o agora e entender que nunca estamos sós, saindo assim da orfandade espiritual e semeando solo fértil para receber ajuda. Abençoar toda experiência de vida boa ou ruim como instrumento de crescimento.

 A mudança do sistema de crenças que gerou a dependência é vital, assim como a discussão aberta sobre o vício e suas armadilhas. Ela deve acontecer de dentro para fora. Não se foge da dor, ela tem que ser vista, identificada, acolhida, para só então ser liberada.

A terapia holística proporciona alguns instrumentos que podem auxiliar no tratamento da dependência química: Reiki,  Terapia Floral,  Aromaterapia, Cristalterapia, Acupuntura, Meditação,  TVP... 

A recuperação do dependente é muitas vezes difícil e dolorosa, mas não é impossível.

 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 56


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Elizabeth de Fátima Souza   
Pesquisa e divulgação das essências florais do Sistema Beija-flor. Cursos e atendimentos. Consultoria em Feng Shui para residências e empresas e em Sustentabilidade e Educação Ambiental.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa