Menu

Energia Vital, Saúde e Reiki

Atualizado dia 7/1/2012 7:13:57 PM em Corpo e Mente
por Camilo de Lelis Mendonça Mota


Facebook   E-mail   Whatsapp

Sabemos que nosso corpo é um sistema complexo, sensível, sujeito a alterações dos mais diferentes níveis. Quando desenvolvemos uma maior consciência da complexidade que representa o corpo humano como uma totalidade, começamos a compreender que muito de seu bom funcionamento depende não só de fatores genéticos, mas sobretudo de nossas atitudes pessoais, envolvendo inclusive nossos pensamentos e emoções. Alterações na forma de pensar, agir e administrar as emoções podem alterar significativamente o estado de saúde do nosso corpo (o que inclui tanto os componentes físicos, quanto os mentais).Praticar exercícios físicos com regularidade e ter hábitos alimentares saudáveis são as formas mais difundidas na mídia para que consigamos viver com mais saúde, até o ponto de chegarmos a idades avançadas com o melhor de nosso potencial. Alimentar-se de maneira mais consciente auxilia na melhor aquisição da Energia Vital que potencializa todas as ações para a manutenção da vida em nosso organismo.

Mas não só de pão vive o homem. A Energia Vital também flui para o corpo através dos raios solares, da respiração e da atitude mental. Exercícios de criação mental, de imaginação ativa e práticas de meditação são fortes auxiliares para a manutenção da saúde, favorecendo o fortalecimento do sistema imunológico, quando este precisa ser ativado. A prática do Reiki (sistema de imposição de mãos sistematizada no início do século XX por Mikao Usui) é uma dessas ferramentas que podem ser utilizadas de maneira constante por qualquer pessoa, independentemente de idade, credo religioso, gênero ou etnia. Reiki não é somente uma terapia, mas também uma prática pessoal, individual, que pode ser usada pelo praticante em si mesmo, favorecendo a harmonização de seu corpo, sua mente e sua individualidade como um todo.

Devido ao cultivo de emoções negativas (raiva, ciúme, inveja, mágoa, etc.), muito da Energia Vital se perde, não consegue ser absorvida pelo corpo. Nalgumas situações, há mesmo um bloqueio da energia em partes específicas do corpo. Como ela não flui, acaba por se condensar, provocando desarmonias que muitas vezes tornam-se doenças. A melhor forma de agir para preservar a saúde é justamente se prevenir, estar atento e ter práticas que levem ao seu bem estar.

Através do Reiki, o praticante desenvolve a capacidade de se concentrar melhor, aprende a praticar meditação de maneira constante e sem grandes sacrifícios, e desperta em si a capacidade de se autoajudar, promovendo um melhor fluxo da Energia Vital para si e para as pessoas próximas.

Camilo de Lélis Mendonça Mota é jornalista, terapeuta holístico e mestre de Reiki. Atua como terapeuta e ministra cursos de Reiki na Clínica Elaboração, em Saquarema. (www.reikiadistancia.com.br)

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Camilo de Lelis Mendonça Mota   
Terapeuta Holístico, CRT 42617, Psicanalista, Mestre de Reiki, Karuna Reiki, Terapeuta Floral. Atendimento terapêutico em Araruama-RJ, São Pedro da Aldeia-RJ e Saquarema-RJ com hora marcada Tel. (22) 99770-7322. Visite também o site www.camilomota.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa