Menu

EU AMO MEU TIMÃO!

Atualizado dia 6/11/2012 8:52:13 PM em Corpo e Mente
por SPAÇO NATUREZA & TERAPIAS


Facebook   E-mail   Whatsapp

Por Ruth Peralta Vásquez - Terapeuta Holística

Todos nós temos um e pertinho do coração e deveríamos amá-lo porque ele simboliza vida e amor. É só colocar sua mão bem no centro do peito e dar uma apertadinha no ossinho externo que você vai sentir sua presença.

Pois é, ele é o órgão do Timo. É pequeno em tamanho, mas grande é sua função, por isso que eu o chamo de Timão. Seu nome, que vem do grego, diz tudo: "energia vital". Agora feitas as aclarações posso prosseguir. 

O Timo forma parte do sistema imunológico produzindo anticorpos que ajudam na defesa de nosso organismo contra agentes externos, como bactérias e vírus, que possam nos causar algum dano.

Ouvimos falar que a pessoa adoeceu porque a imunidade abaixou, mas por que a imunidade abaixou? Podem ser muitos os fatores, um é o estresse. Mas por que deixamos que o estresse tome conta de nós? Para dar uma explicação ao respeito vou me referir ao que a metafísica diz ao respeito.

Segundo a metafísica, as nossas emoções, atitudes e sentimentos influenciam na saúde corporal. Assim sendo, quando estamos firmes e fortes em nossos princípios o nosso corpo reage favoravelmente, mas se por alguma razão deixamos que as incertezas, as tristezas, o desânimo e o agito do dia-a-dia tomem conta de nós o cérebro capta estas "informações" e as comunica aos órgãos causando algum desconforto físico.

O Timo é uma glândula, e segundo a metafísica, toda glândula produz as substâncias de acordo as nossas atitudes perante a vida. De acordo como nos desenvolvemos nos sucessos e insucessos, nosso organismo produz em boa quantidade ou baixa quantidade os hormônios. No caso do Timo, ele produz ou deixa de produzir as defesas necessárias para o funcionamento do corpo.

O Timo tem a característica de ser sensível. Ele é sensível aos sentidos: imagens, sons, toques, aromas, sabores, palavras, pensamentos, etc. Todos eles são estímulos que são captados pelo Timo que age em forma de antena. Quando sentimos o "peito apertado" é porque ele está reagindo a um estímulo que foi captado por nós.

Em relação ao estudo dos chacras é o Timo a glândula que representa o quarto chacra chamado de Anahata, que significa em sânscrito: o invicto, o inviolado. Este chacra está relacionado com o sentimento do Amor Incondicional. Só o Amor que é capaz de fazer grandes mudanças em nossa vida e ninguém tem o poder de interferir se nós não o permitirmos. Ele não pode ser usurpado nem violentado, se acontecer é porque criamos expectativas e ilusões nos outros, esquecendo a nós mesmos. O Amor Incondicional é gerado em nós e não no olutro.

O amor em toda a sua plenitude é a melhor e maior defesa que o corpo possa ter. Esse sentimento, puro e verdadeiro, produz todos os anticorpos e substâncias que o corpo precisa para funcionar adequadamente.

Portanto, atitude é fundamental. Nosso atos são mero reflexo do nosso estado interior. É muito comum ter dúvida em seguir aos palpites do coração ou da razão. Siga o que sua alma está pedindo. Quando a alma "fala" é a união tanto dos pensamentos como dos sentimentos. Eles se fundem num só, onde nenhum dos dois é mais importante que o outro. Assim, o conflito deixa de existir, só que para tomar uma atitude ter coragem é fundamental. Coragem e coração estão intimamente relacionados e é um estado de total disposição que seu Timo vai corresponder a tal decisão.

O chacra cardíaco tem a função de captar e expandir o Amor, mas quando o estado emocional não é bom ele não funciona adequadamente, portanto, estes "anticorpos" podem ajudar a equilibrá-lo, eles são:

- Quando estiver estressado, pare, respire e feche os olhos. Encontre-se.
- Quando estiver desanimado, pare, respire e "olhe" seu coração. Sinta-se.
- Quando estiver triste, pare, respire e procure um espelho. Sorria-se.
- Quando estiver magoado, pare, respire e olhe uma flor. Perdoe-se.
- Quando estiver sem rumo, pare, respire e procure uma árvore. Ancore-se.
- Quando estiver furioso, pare, respire e procure um aroma que goste. Agrade-se.
- Quando estiver ansioso, pare, respire e olhe onde você está nesse instante. Conecte-se.
- Quando estiver odiando, pare, respire e olhe dentro de si. Ame-se.

O Amor é o nosso maior aliado, a única condição que ele pede é ser Incondicional. E ser Incondicional é ser desapegado. E ser desapegado é não criar ilusões. Sem ilusão a vida transcorre com aceitação e entrega.

Eu amo meu Timão porque eu me amo, e você?
Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: SPAÇO NATUREZA & TERAPIAS   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa