Menu

Exercícios de respiração e visualização para revigorar o corpo

Atualizado dia 11/11/2015 2:56:55 PM em Corpo e Mente
por Renato Mayol


Facebook   E-mail   Whatsapp

A sua energia vem do alimento que você come, da água que bebe e do oxigênio que respira. Porém, de acordo com antigas escrituras indianas, a respiração é fonte não só de oxigênio, mas também de energia vital - uma energia que permeia o Cosmos e que na Terra seria absorvida pelos seres vivos através do ar.

É através da primeira inspiração, com a inalação da energia vital, que se estabelece a ponte entre a sua existência atual e a fonte da vida. A respiração é uma das portas para a mente e quando você puder estar consciente da sua respiração, você sincronizará seu corpo com sua mente, tornando-os um.

O respirar de forma consciente, com ritmo e harmonia, lhe permitirá descobrir que o Universo inspira e expira, expandindo-se e contraindo-se, e quando todo o seu ser tornar-se o Universo, você será apenas Percepção.

Dentre as muitas técnicas de respiração, aquela descrita a seguir me foi ensinada pelo Dr. Celso Charuri, médico e filósofo, fundador da Pró-Vida, uma escola iniciática que objetiva levar o homem do estágio de sobrevivência para um estágio superior de existência.

Pratique na sequência indicada os exercícios respiratórios descritos a seguir, familiarizando-se com eles, pois a sua correta execução visa propiciar-lhe um grande revigoramento energético, tanto do corpo, quanto da mente.

Exercício Nº 1: Sentado confortavelmente, com os olhos levemente cerrados, o tronco ereto e as palmas das mãos sobre as coxas, esvazie totalmente os pulmões e pelo nariz, inspire lenta e profundamente, contando mentalmente dez segundos. Após ter enchido os pulmões, prossiga expirando, pelo nariz, também de forma lenta, contando mentalmente dez segundos. Ao término da expiração, recomece a inspirar, como descrito anteriormente.
Não faça pausas entre inspiração e expiração: inspire, expire; profundamente, lentamente, com um ritmo que pouco a pouco se instalará por si só.
Quanto mais você se concentrar na respiração, menos os estímulos exteriores irão perturbá-lo, porém, é possível que sentimentos, preocupações, desejos e pensamentos confusos surjam de repente na sua mente: essas perturbações cessarão se você, ao invés de esforçar-se para afastá-las, simplesmente as aceitar, observando-as com indiferença, enquanto continuar a respirar tranquila e serenamente, até que sua atenção volte a fixar-se na própria respiração.
Às vezes, você vai ter a sensação de que parou de respirar, e outras vezes poderá ter a sensação de que é você que está sendo respirado. Não se assuste, é sinal de que você está fazendo o exercício corretamente, portanto, prossiga. Mantenha esse ritmo durante 3 a 5 minutos, e depois, continue com o exercício Nº 2.

Exercício Nº 2: Inspire lenta e profundamente, pelo nariz, contando mentalmente dez segundos. Ao término da inspiração, retenha o ar por dez segundos, ao término dos quais, expire o ar pelo nariz, de maneira lenta e uniforme, contando mentalmente dez segundos. Em seguida, logo após a expiração, sem intervalo, volte novamente a inspirar lenta e profundamente, retendo novamente o ar, ao término da inspiração. Repita a sequência: inspirar - reter - expirar - inspirar, durante 3 a 5 minutos, e depois, continue com o exercício Nº 3.

Exercício Nº 3: Inspire, lentamente, durante dez segundos, depois retenha o ar por quase dez segundos. Em seguida, expire durante dez segundos, soltando o ar lentamente pelo nariz. Depois de ter expirado todo o ar, de forma a que a parede abdominal fique um pouco tensa, retenha a respiração por mais cinco ou dez segundos, antes de iniciar uma nova inspiração lenta e profunda, contando mentalmente dez segundos. Ou seja, a sequência agora será: inspirar - reter – expirar - reter - inspirar. Mantenha esse ritmo durante 3 a 5 minutos e prossiga com o exercício Nº 4.

Exercício Nº 4: Com a boca fechada, esvazie os pulmões expirando o máximo que puder, o ar pelas narinas. Depois, com o polegar direito, pressione a narina direita, mantendo-a fechada, enquanto inspira profunda e lentamente o ar pela narina esquerda. Em seguida, retire o polegar direito da narina direita e com o dedo indicador direito, tampe sua narina esquerda e solte o ar pela narina direita e depois pela mesma narina direita, inspire profunda e lentamente, fechando-a depois com seu polegar direito e expirando pela narina esquerda. Continuando, inspire pela narina esquerda, enquanto a direita está fechada, e depois, expire pela narina direita, fechando a esquerda com o dedo indicador. Continue assim durante 3 a 5 minutos.

Em seguida, retorne a respirar lenta e profundamente, e prossiga com um exercício de visualização. Focalize a sua atenção, durante um ou dois minutos, em cada uma das glândulas endócrinas do seu organismo e no plexo solar.
As glândulas endócrinas são importantes na manutenção do seu equilíbrio energético, tanto a nível físico, como a nível mental. A cada inspiração visualize esses órgãos sendo banhados pela energia vital.
Com a consciência se tornando una com a respiração, a respiração intensificará a consciência das próprias células do seu corpo que passarão a vibrar com mais intensidade, com mais vitalidade.

Inicie com a visualização da HIPÓFISE (ou glândula pituitária) e da EPÍFISE (ou glândula pineal). Visualize-as como duas pequenas esferas no interior da sua cabeça. A hipófise é a glândula que, através dos seus hormônios regula importantes funções orgânicas, e também o funcionamento de outras glândulas endócrinas.
Quanto à epífise, a sua função exata é desconhecida, mas há quem ache que ela seria um dos elos entre o mundo físico e o mundo psíquico. O filósofo e matemático francês René Descartes se referia a ela como a sede da alma racional.
Proceda da mesma forma com a TIREOIDE e as PARATIREOIDES, situadas no pescoço. A tireoide é a glândula reguladora do metabolismo geral do organismo, e as paratireoides são importantes na regulação dos níveis de cálcio nos ossos.
Em seguida, faça o mesmo com a glândula TIMO, que se localiza na parte inferior do pescoço, e que é importante na defesa imunológica do organismo.
Depois, visualize o PLEXO SOLAR sendo revitalizado a cada respiração sua. O plexo solar ou plexo celíaco é um importante conjunto de nervos situado próximo ao estômago, e que intermedia as emoções ao nível das vísceras.
Continue com sua atenção no PÂNCREAS, situado no abdômen, que regula o metabolismo do açúcar a nível celular, revitalizando-o a cada respiração.
Em seguida, passe para as glândulas SUPRARRENAIS, localizadas cada uma na parte superior dos rins, e que atuam no sistema cardiovascular.
Por fim, visualize as gônadas, revitalizando-as também a cada respiração: OVÁRIOS, na mulher, e TESTÍCULOS, no homem.

Após visualizar as gônadas, visualize a base da sua coluna dorsal e vá subindo pela espinha dorsal, respirando e revitalizando-a, até chegar novamente à cabeça.
Volte, então, a respirar normalmente imaginando o ar entrando e saindo por todas as células do seu corpo.

Permaneça algum tempo nesse estado e depois, aos poucos, reabra lentamente os olhos, movimente os dedos das mãos, os braços, as pernas.
Em seguida, retome as suas atividades, agradecendo mentalmente à Vida e oferecendo-se em pensamento como instrumento para a obra da Energia Criadora.

Texto extraído do livro “Meditação - A Chave para a Nova Era”, do Dr. Renato Mayol   Adquira aqui

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 144


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Renato Mayol   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa