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Fazer Regime Não Adianta Nada!


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Espiritualidade tem a ver com pessoas que cuidam do corpo, o templo do espírito.

Se você é daquelas pessoas que pensam que regime é sinônimo de comer pouco, passar fome, fazer sacrifício ou comer somente salada, então, nunca vai conseguir emagrecer, ou melhor, chegar no seu peso correto. Você já ouviu falar de regime militar, ou regime autoritarista. Regime, neste caso, tem um pouco a ver com disciplina. Disciplina para seguir regras criadas.

Se você está acima do peso, é porque come além da quantidade necessária para você. Neste caso, você não precisa fazer um "regime" e sim, disciplinar-se a comer a quantidade certa. Na verdade, você nunca precisa emagrecer, mas é bom para você (e para todos) estar no peso ideal, comendo a quantidade ideal. Só isso. E esta atitude jamais será considerada passar fome.

É difícil no início. Porque você está acostumado a comer sem controle. Porque você não sabe a quantidade correta de comer, não é? Exato. Quase ninguém sabe, por isso o problema. E a partir do momento que você começa a comer a quantidade correta, tem a sensação de estar comendo pouco, pois seu organismo está acostumado a ingerir a quantidade que você determinou, que é mais do que o necessário. Mas quanto é o necessário?

Isso depende. Depende de seu sexo, idade, rotina. Mas, basicamente, se você é uma pessoa sedentária, que depende de uma dieta baseada em 2.500 a 3.000 calorias, precisa de cerca de 11 doses de carboidratos. Veja a sugestão:

No café da manhã: 2 fatias de pão ou 1 pão francês, frutas à vontade (equivale a 2 doses de carboidratos);


No almoço: 6 colheres de arroz OU massas, 1 concha de feijão, 1 pedaço médio de carne (para quem come) ou o equivalente de soja, ou 2 ovos. Legumes e verduras à vontade. Sobremesa: 1 fatia de bolo ou porção de doce (equivale a 6 doses de carboidratos, 2 doses de proteínas);

Café da tarde: 1 fatia de pão ou 1/2 pão francês. Frutas à vontade;

Jantar: 3 colheres de arroz OU massas, 1/2 concha de feijão 1 pedaço pequeno de carne (para quem come) ou o equivalente de soja, ou 1 ovo. Legumes e verduras à vontade (equivale a 3 doses de carboidratos 1 dose de proteína).

Você não pode chamar isso de regime, mas não se trata de um regime. Essa é a quantidade correta que se deve comer. Isso é comer certo, comer corretamente e não significa comer pouco e, sim, comer o recomendado. No início será difícil, mas depois que seu organismo se acostumar a comer a quantidade correta, tudo ficará melhor. Você precisa de disciplina e força de vontade. Este é apenas um exemplo. Você pode substituir os carboidratos por outros equivalentes (arroz, batatas, massas, derivados de trigo e milho). O mesmo com as proteínas (soja, ovo, feijão) Consulte sempre um nutricionista para ver a quantidade correta que você precisa comer. Para uma dieta de 2.500 a 3.000 calorias este seria o modelo de uma dieta balanceada. Segue abaixo uma tabela que pode ajudar nas opções do cardápio

  Que Quantidade Comer

  Alimento Exemplo do Tamanho das Doses Doses por dia Pães, cereais e batatas 1 fatia de pão, 3 colheres de sopa de cereais, 1 colher sopa de arroz ou massa, 5-11 Frutas e Legumes 2 colheres de sopa legumes, uma salada pequena, peças de fruta cerca de 80 gramas, 100ml suco de fruta 5+ Carne a alternativas a carne 55-85 gramas de carne ou peixe gordo, 110-140 gramas de ovos, 200 gramas de feijão cozido, 40g queijo 3 Gorduras 1 c chá manteiga, margarina ou óleo, 2 c chá de creme, 1 c chá maionese 1-2 Alimentos Refinados 40g doces, 2 bolachas, 1 fatias de bolo 1-2
Fonte da tabela: O Guia Completo dos Alimentos Saudáveis, Amanda Russel, Ed Civilização


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