Menu

Florais das Grandes Árvores

Atualizado dia 2/9/2013 12:34:31 PM em Corpo e Mente
por Wagner Gasparini


Facebook   E-mail   Whatsapp

Imponentes e intocadas, as grandes árvores da Floresta Amazônica trazem em suas flores a essência para o reencontro do "eu original" em harmonia e equilíbrio físico e mental.

Um reencontro com o verdadeiro "eu", capaz de abrir as portas da consciência em busca de bem-estar, harmonia e equilíbrio e - por que não? - cura. Assim atuam os florais de Grandes árvores, essências que fazem parte do sistema Florais da Amazônia, terapia largamente conhecida no Brasil e no mundo. 

O uso de flores e plantas no tratamento humano é muito antigo, remonta ao período antes de Cristo. Segundo o terapeuta Floral e Xamânico, Wagner Gasparini, os florais constituem essências vibracionais obtidas por meio da transferência de energia vital das flores ou outras partes das plantas. "O homem, ao entrar em contato com essas forças, tem possibilidade de assumir a responsabilidade pela sua doença, criando um caminho, pois tomará consciência dos padrões emocionais, mentais e espirituais em desarmonia com a alma", explica.

Para Maria Alice Campos Freire, criadora do sistema florais da Amazônia, em parceria com Isabel Facchini Barsé, os efeitos dos florais transcendem o nível da vibração, uma vez que são constatáveis, porém, não mensuráveis. Segundo ela, somente a partir da explicação da Física Quântica a terapia foi reconhecida cientificamente, sendo descrita como " interação de campos de consciência, despertando na pessoa a memória de sua própria essência. Por isso, a terapia floral não deve ser considerada um remédio para uma doença e, sim, um potencializador da saúde. Os florais conectam o indivíduo com suas virtudes, tratando a pessoa, e não os sintomas.

No Brasil, as essências florais que surgiram nos anos 1980, com maior destaque nos anos 1990, não são consideradas medicamentos, drogas ou insumos farmacêuticos. Trata-se de uma apoio ao tratamento, permitindo a cura de dentro para fora. "Toda exuberância da floresta entra em sintonia com o fluxo energético do ser humano. Restaura a saúde original, atuando nos níveis físico, emocional e mental. É uma cura pela consciência", descrevem Maria Alice e Isabel. Classificadas no País como medicina complementar, as essências foram inclusas pelo Ministério da Saúde, no sistema Único de Saúde (SUS), em 2006. A Organização Mundial de Saúde (OMS) também considera a terapia floral como forma eficaz de medicina complementar.

Atualmente, o sistema de Florais de Bach é o mais conhecido no mundo, uma vez que seu criador, o médico inglês Edward Bach, foi um dos grandes pioneiros no estudo das flores. Segundo Wagner, hoje existem relatos de aproximadamente 89 sistemas de florais pelo mundo, com um total de 10 mil essências. "No Brasil , há trabalhos científicos realizados principalmente com as essências dos Florais de Bach. E alguns desses estudos foram realizados com animais e plantas, o que descarta o efeito placebo, uma vez que esses reinos são desprovidos da capacidade de autossugestão", conta o terapeuta.

Expansão dos Florais

A expansão crescente da terapia floral é o reflexo de uma novo conceito de saúde adotado atualmente, "Isso ocorre pelo aumento da conscientização das pessoas de que , para ter saúde, de forma integral e sólida, é necessário o equilíbrio entre as realidades física, emocional, mental e espiritual", acredita Wagner.

Para o tratamento, cada profissional usa seu próprio procedimento na escolha das essências quer farão parte do processo terapêutico. Geralmente, os florais combinam diversas essências em conjunto. Segundo Wagner, a utilização dos florais associada a outros tratamentos acelera muito o processo de cura. "Os sistemas tradicionais de cura focalizam a atenção apenas na doença, e não nas causas existentes por trás dos desequilíbrios. Assim, os florais contribuem para elucidar as raízes dos males, facilitar os efeitos dos tratamentos e reduzir o impacto dos efeitos colaterais de tratamento que utilizam produtos químicos", acredita.

Os sistemas se baseiam no fato de que cada flor carrega determinadas características vibracionais e estas podem ser definidas peça posição física que ocupa dentro da floresta, por estar localizada no solo ou até nas copas das árvores. "Eles representam faixas de energia existentes em cada camada da floresta e demonstram a perfeita conexão da natureza entre o céu e a terra., explica Wagner.
"Cada flor apresenta, em seu interior, uma parte da força da vida necessária para despertarmos e realizarmos as transformações necessárias ao nosso aperfeiçoamento", completa.

Florais da Amazônia

Resultado do trabalho de pesquisa das terapeutas florais Isabel Fachini Barsé e Maria Alece Campos Freire, que residem na região do Igarapé Mapiá - um pequeno afluente do Rio Purus, no Amazonas - os florais da Amazônia foram desenvolvidos a partir de flores deste bioma. Eles atendem as necessidades do Centro de Medicina da Floresta, uma ONG dedicada a pesquisa, preservação e divulgação da sabedoria milenar da floresta Amazônica e de seu povo, que cultiva e produz medicamentos a base de ervas e atende a população ribeirinha. Segundo Maria Alice, " a iniciativa surgiu da própria necessidade de se obter mais um recurso terapêutico natural, baseado no conhecimento natural e intrínseco, para o auxílio de muitos necessitados e como aprimoramento de uma longa pesquisa anterior na área de fitoterapia e curas alternativas"

Baseado no sistema de Bach, os florais da Amazônia constituem um tratamento terapêutico vibracional, com cerca de 60 essências florais da floresta com diferentes atuações, que facilitam o autoconhecimento e o resgate ao "eu original" (espírito), questão essencial ao combate a doenças e outras dificuldades. A "cura" ocorre de dentro para fora , e não o contrário. Seu resultado traz harmonia, equilíbrio e saúde que, quando aplicados ao campo energético humano, são capazes de voltar a consciência de cada um a esses princípios originais. " Um ponto muito forte deste sistema é o estabelecimento, por parte de suas criadoras, de uma correlação clara e profunda entre o papel de cada espécie no equilíbrio do ecossistema a que pertence e suas possibilidades de aplicações terapêuticas ", observa, Wagner.

Segundo Isabel, "a Amazônia ainda é um campo de estudos, um verdadeiro laboratório natural, onde podemos nos estender não só pela pesquisa científica, mas também pela sensibilidade a um mundo literalmente encantado, onde as correntes de energia obedecem aos impulsos mais primitivos da força criadora. Esse ímpeto de forças oriundas está presente nas essências das flores amazônicas e por meio dele, é possível despertar a mesma força original no interior das pessoas e reequilibrar não só o nosso campo energético , mas também o dos animais, vegetais e ambientes etc"..

Reportagem sobre Florais da Amazônia - Por Maria Luiza Mattos - Fonte: Revista Almanaque de Árvores (Trecho), Ed. 002 - Mai/2011 / Editora On line

Saiba mais sobre os atendimentos Florais AQUÍ : Atendimentos Florais

E-mail: [email protected]  


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Wagner Gasparini    
Wagner Gasparini é Terapeuta Floral e Xamânico. Realiza atendimentos presenciais e a distância. Para agendar uma consulta ou obter maiores informações sobre suas vivências envie um e-mail.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa