Menu

Florais de Bach, um recurso na psicoterapia

Atualizado dia 2/5/2009 12:49:44 PM em Corpo e Mente
por Martha Mendes


Facebook   E-mail   Whatsapp

“Não é necessário brigar com o que somos,
e sim desenvolver virtudes opostas”.
(Dr. Edward Bach)


Minha hipótese de trabalho é baseada no poder de ressonância existente entre as essências florais e o ser humano, no sistema de energias de ambos.
Em 1997, quando fotografei as essências florais do Dr. Bach (bioeletrografia), fiquei maravilhada ao constatar a energia vital impressa em cada gota, energias semelhantes às nossas (yin, yang, Ki - força vital), também constatadas pelo mesmo sistema fotográfico, reconhecido como fato científico na Rússia.
Desde a realização das fotos das essências florais, passei a pesquisar a atuação das mesmas, de maneira mais profunda, no processo terapêutico.

As essências florais de Bach (objeto de minha pesquisa, pois existem vários outros sistemas) atuam na recuperação da força vital, promovem a homeostasia, o que favorece a reconciliação das subpersonalidades (cápsulas de energias poderosas, muitas vezes confundidas com obsessão espiritual) que habitam em nossa consciência promovendo a “força” necessária para despertar o curador interno. O floral, quando empregado de forma adequada, traz para o cliente -e o terapeuta-, a origem do desequilíbrio.

As memórias (extra-cerebral/corpo astral-emocional), de vivências passadas, genético-ancestrais, espirituais são transportadas do inconsciente para o consciente através de sensações/impressões e sonhos. As sensações/impressões são uma ampliação da consciência, geradas por vários fatores como a mediunidade, os traumas de vida atual, intra-uterina, intravidas e seculares.

Os sonhos são resultado de conteúdos das várias almas (várias existências-personagens vividos-padrões), uma atuação do espírito enquanto se dorme.
Ao longo do tempo, em consultório, através de relatos de clientes, pude observar que no sono REM (onde acontece o movimento rápido dos olhos; neste estágio, há intensa atividade cerebral como se a pessoa estivesse acordada, mas com tônus muscular diminuído), havia uma sensação de estar vivendo aquele sonho de maneira tão lúcida, com carga emocional tão intensa que comecei a explorar aspectos daqueles conteúdos tais como pensamentos, sentimentos/emoções e sensações. Faziam muito sentido dentro da busca da origem do desequilíbrio (tempos antigos, lugares desconhecidos, pessoas desconhecidas, mas tão familiares, condutas muito parecidas, embora em contextos diferentes). Passamos, assim, a explorar com mais intensidade e adequar o floral dentro daquelas necessidades expressas durante o sono.

Dentro do processo terapêutico, atribuo muita importância ao sono de meu cliente, sem um sono tranquilo não há como recuperar a energia vital empregada nas atividades diárias. Durante o sono há atividade fisiológico-funcional, produção de hormônios e outras bioquímicas necessárias para a manutenção da energia vital, merecendo, portanto, atenção especial. Assim sendo, é necessário que o cliente durma bem. Quando não se dorme bem se fica como uma flor murcha, sem vitalidade (veja bioeletrografia em anexo).
Aproveitamos o seu sono para trazer à consciência memórias necessárias para seu processo de cura/transformação. Brinco assim com meu cliente: enquanto ele dorme, trabalha por si mesmo.
Buscamos (sim, buscamos, é uma parceria) nos conteúdos oníricos, informações sobre as necessidades de sua alma, as dificuldades, tendências, e intolerâncias que se repetem.

O cliente identifica aquelas forças (subpersonalidades) como grandes aliadas em seu processo de cura.
Muitas pessoas encontram dificuldades nas relações nos diversos aspectos: pessoal, familiar, afetiva, profissional e espiritual, por estarem “espalhadas” (até mesmo dissociadas) e não conseguirem fazer a síntese de suas energias (forças), algo muito comum nas pessoas que sofrem algum tipo de trauma ou possuem um grau de percepção ampliada, mas não refinada.

Os florais contribuem para que, no processo terapêutico, haja uma desidentificação com a parte que está em conflito (na sombra) levando luz. Os florais de Bach são gotas de luz que adentram a escuridão da alma; sem o direcionamento psicoterapêutico, a transformação, ou seja, o desenvolvimento das virtudes opostas, segundo Dr. Bach, pode ficar comprometido.
Conhecer-se tem o propósito de transformação do que não é mais necessário e proporciona investimento focado nas habilidades conquistadas ao longo dos tempos.



Foto 1 - ser humano desvitalizado (como uma flor murcha);
Foto 2 - Ser humano com energia vital apropriada (Yin, Yang e ki - energia vital);
Foto 3 -energias - essência floral com equilíbrio das energias Yin, Yang e Ki-energia vital;
Foto 4 - energias -essência floral com predominância de yang e ki;
Foto 5 – energias essência floral com predominância de yin e ki.


Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 358


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Martha Mendes   
Pedagoga e Psicoterapeuta complementar, pós-graduada em psicossomática e psicobiofísica, com extensão em neuropsicologia: emoção e cognição e psicologia e religião. É também Mestre em Bioeletrografia pela IUMAB - International Union of Medical and Applied Bioelectrography e certificada pela Earth -European Association for Regression Therapy.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa