Menu

Gestação e Nascimento de novas idéias na sociedade

Atualizado dia 9/3/2009 3:57:45 PM em Corpo e Mente
por Aurora de Luz


Facebook   E-mail   Whatsapp

Embora todos possuam sua "consciência individual", seu modo próprio de se comportar e interpretar a vida, podem-se notar, no interior de qualquer grupo ou sociedade, formas padronizadas de conduta e pensamento. Essa constatação está na base da que Durkheim chamou de “consciência coletiva”. Já o sociólogo e filósofo Nildo Viana concebe o “inconsciente coletivo” como o conjunto das necessidades e potencialidades reprimidas de um conjunto de indivíduos, grupos, classes ou toda a sociedade.

O consciente coletivo domina o inconsciente coletivo que estar a nascer, de forma embrionária muitas vezes, pela parte reprimida da sociedade. A quebra destas camadas que se opõe ao consciente coletivo ao nascer dessa nova idéia na sociedade é muitas vezes recebida com muita resistência. Por isso mesmo que vemos, ao longo da história, episódios sangrentos antecederem ao nascimento de uma nova idéia ou ordem social.

Porém, antes mesmo desses episódios sangrentos acontecerem, toda uma revolução das idéias em gestação ocorre no plano da inconsciência individual de cada um, geralmente por parte de membros reprimidos da sociedade. Reprimidos muitas vezes não apenas socialmente, mas também cultural, financeira e espiritualmente. Estas idéias plasmadas no inconsciente do individuo vão tomando forma e, como um “vírus”, passam do inconsciente de um indivíduo para outro até a formação de uma egrégora. Quando chega neste estágio, começa a haver uma resistência à proliferação desse “vírus”, pois passa a ser percebido pelo inconsciente coletivo dominante. E este passa a limitar seu crescimento como o corpo humano ataca um corpo estranho invasor.
É neste momento, que a idéia começa a chegar ao nível da consciência individual de pessoas mais preparadas e sensíveis à tarefa. Normalmente, estas pessoas fazem parte dos membros reprimidos da sociedade. A partir daí, a idéia começa e surgir, aqui e acolá, no consciente das mais diversas pessoas, que normalmente se unem em grupos para defender suas idéias recém- surgidas. Temos diversos exemplos na história humana onde estes são reprimidos e dispersados, para tentarem novamente numa época mais favorável. Ou então, obtém êxito formando, então, um novo consciente coletivo dominante com novas formas padronizadas de conduta e pensamento.

NOTA: Egrégora, ou egrégoro para outros, (do grego egrêgorein, Velar, vigiar), é como se denomina a forma-pensamento criada a partir do coletivo pertencente a uma assembléia. Assim, todos os agrupamentos humanos possuem seus egrégoros característicos: as empresas, clubes, igrejas, famílias, partidos etc., onde as energias dos indivíduos se unem formando uma forma-pensamento (o egrégoro), capaz de realizar no mundo visível as suas aspirações transmitidas ao mundo invisível pela coletividade geradora. Em miúdos, um egrégoro participa ativamente de qualquer meio, físico ou abstrato. Podemos exemplificar o egrégoro analisando um hospital. O principal objetivo dos que ali estão é promover a cura (independente de um êxito ou não) ou serem curados; portanto, um hospital carrega consigo um "egrégoro" que busca a cura. Aonde está esse egrégoro? No chão, nas paredes, no nome, recebendo e influenciando o espírito dos freqüentadores do hospital, dos funcionários, dos pacientes e visitantes. Muitas mentes voltadas para um único objetivo, eis a concentração de energia. (Fonte: Wikipédia).


Texto revisado por: Cris
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Aurora de Luz   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa