auravide auravide

Imageria Guiada ou Vizualização Criativa

por Rebeca Naparstek

Publicado dia 1/8/2008 em Corpo e Mente

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


Imageria é uma técnica de relaxamento que visa diminuir o stress e promover uma sensação de paz e tranqüilidade diante de um momento difícil na vida de uma pessoa.
Trata-se de um processo de incorporação do poder da mente para ajudar o corpo a curar-se, mantendo a saúde através de um relaxamento que atinge a comunicação interior envolvendo todos os sentidos - visual, tátil, olfativo, lateralidade e sons - formando uma conexão emocional entre corpo e mente, corpo e espírito.

O relaxamento é essencial para que a imageria seja bem sucedida e permite que a mente fique aberta e receptiva às novas informações. Por essa razão, imageria funciona melhor quando mente e corpos estão imóveis e tranqüilos.

Imageria guiada pode ser benéfica a qualquer um que necessite de assistência em um momento difícil da vida. Tem um profundo impacto no sono. A pessoa, seja ela adulta, adolescente ou criança, pode adormecer mais facilmente e ter sonhos agradáveis.

A imageria guiada nos proporciona a possibilidade de usar nosso potencial criativo que pode ser muito mais efetivo do que o pensamento analítico. Os exercícios são desenhados para oferecer, às pessoas, uma experiência direta.

Dê alguns conceitos ao tema escolhido transformando-os em ativadores dinâmicos de suas mentes e corações e um exercício de permanecer só com o seu interior. A verdade deve começar na mente e pode eventualmente se mover para os nossos corações. Uma vivência verdadeira é uma idéia que se torna revestida pela nossa imaginação e que pode ser sentida em nossos corações e provocar uma mudança em nossas vidas. É importante lembrar que a pessoa não deve ver imagens concretas à sua frente durante este trabalho. Visões internas podem aparecer e aparecem como pensamentos símbolos ou estados de sentimentos repentinos. Todos esses sentidos são utilizados para uma interiorização. Você pode ter um flash na mente em relação ao significado de um padrão ou questão. Um arrepio pode passar por sua coluna vertebral ou seu coração pode ter um sentimento de tristeza ou alegria ou perdão. Algumas pessoas podem sentir aromas ou ouvir vozes que não existem na realidade. Deixe vir o que vier sem julgamento ou qualquer esforço em fazer algo vir à tona. Esse processo pode afetar profundamente o seu psiquismo.

Pesquisadores estudiosos da medicina oriental observaram que o conteúdo da imageria pode ter um potente efeito curativo. Pode aliviar dores, fazer cura rápida e ajuda o corpo subjugado a centenas de doenças incluindo depressão, impotência, alergias e asma.

O poder da mente de influenciar o corpo é impressionante. Mesmo não sendo sempre curativa, a imageria pode ajudar em 90% dos problemas que as pessoas trazem aos consultórios clínicos. As imagens e outros sentidos são utilizados para que o cérebro se comunique com os outros órgãos do corpo.

Imagens são a mais fundamental linguagem que possuímos. Tudo o que fazemos a mente processa através de imagens. Quando tentamos lembrar do nosso passado, pensamos em fotos, imagens, sons, etc... é muito difícil colocar em palavras. Existem provas de que imageria pode ser muito efetiva para o tratamento do stress. Imageria está no centro das técnicas de relaxamento designando a liberação de substâncias químicas que agem no corpo através do cérebro. Médicos têm recomendado a imageria para stress que causam dores de cabeça, dores crônicas no pescoço e nas costas.

A abordagem da Imageria é eclética, holística, humanista e não dogmática, incorporando instrumentos de várias disciplinas incluindo Hipnose, Psicologia Iunguiana, Psicossíntese, Psicologia do Self e Psicologia do Ego. Imageria Guiada Interativa já se tornou uma rotina nos Centros de Saúde, escolas, corporações e no dia de muitos lares e pessoas.

PUBLICAÇÕES RECENTES E PESQUISAS

Pesquisas feitas sobre o efeito da Imageria sobre os doentes e sua recuperação mostram que a I.G. ajuda muito na melhora dos pacientes e auxilia na mudança das relações com os cuidadores da saúde e outros. Mostra-se como uma potente fonte de fortalecimento, encorajamento e suporte quando os pacientes precisam se preparar para procedimentos específicos, tratamentos prolongados ou estadias prolongadas em hospitais.

Pesquisa executada com pacientes do Inova Fairfax Hospital, compararam os resultados de dois grupos de pacientes que se submeteram a cirurgias cardíacas: um dos grupos recebeu os cuidados usuais e o outro foi submetido ao uso dos DVDs de Imageria. Análises dos resultados revelaram que pacientes que foram submetidos ao programa de Imageria se recuperaram num menor espaço de tempo e de permanência na instituição, ocorrendo a diminuição das dores, enquanto no outro grupo, havia a manutenção do mal estar geral e do nível de insatisfação com o cuidado e com o tratamento.

A Imageria Guiada é atualmente utilizada nos países desenvolvidos como padrão de tratamento, como uma terapia complementar para ajudar a diminuição da ansiedade, dor, e longa permanência nas Unidades Intensivas, em processos cirúrgicos em vários hospitais. Outras pesquisas vêm investigando a efetividade da Imageria como auxiliar na rotina da administração de analgésicos, na redução de inflamações e edemas em cirurgias das adenóides, diminuindo a dor e a ansiedade no pós-cirúrgico, tanto nos hospitais quanto no domicílio.

O estudo concluiu que a I.G. interfere na redução das dores do pós-operatório nesses tipos de cirurgia. Pacientes que ouvem os discos de Imageria Guiada tem um significativo decréscimo de dores, stress e ansiedade e acabam deixando o hospital dois dias antes do previsto. Os pacientes freqüentemente apresentam um quadro de tensão, medo e apreensão. A Imageria Guiada é uma ferramenta terapêutica de “baixo-custo” e pode ajudar na redução desses sentimentos e sensações tanto no paciente como nos familiares envolvidos. Pode também surpreender o paciente trazendo a ele uma satisfação, dando a ele a idéia de estar sendo valorizado, trazendo a ele conforto, e esperança. Trata-se de um método não invasivo que permite ao paciente uma “válvula de escape” mental, tirando-o das preocupações durante procedimentos pré ou pós-operatórios.
A Imageria Guiada utiliza o poder do pensamento para influenciar psicologica e fisiologicamente os estados. São muitos os usos e utilidades da Imageria Guiada: ela pode reduzir significantemente o stress, a dor, os efeitos colaterais, a pressão sanguínea, as dores de cabeça e fortalecer o funcionamento imunológico.

Dra Rebeca Naparstek CRP 10110

Rua Senador Cesar Lacerda Vergueiro 471, apto 63 Vila Madalena São Paulo CEP:05435-060 Tels: (011)36372702 ou (11)82943043

[email protected]




Texto revisado por Cris


Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp
  estamos online

Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 22

foto-autor
Sobre o Autor: Rebeca Naparstek   
Rebeca Naparstek - Psicóloga, Terapeuta Corporal- com Formação em Psicanálise Bioenergética. Professora do Curso de Pós Graduação em Analise Bioenergética na Saúde, Educação e Recursos Humanos, na cadeira de Teoria Reichiana da Universidade Estadual de Minas Gerais, Palestrante do Sindicato dos Professores Sieesp, psicanalista em Clínica Particular
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
artigo Não se trata do que eu devo nem do que eu quero...
artigo Infeliz
artigo O sagrado
artigo Tenha uma vida afetiva abundante

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa