Menu

Ingratidão e falta de prosperidade

Atualizado dia 11/9/2011 11:35:54 PM em Corpo e Mente
por Andre Lima


Facebook   E-mail   Whatsapp

Atendi uma aluna em curso de *EFT (técnica para autolimpeza emocional, baixe o manual gratuito aqui) com sérios problemas financeiros. Funcionária publica concursada, ganhava muito pouco e se sentia humilhada e revoltada por isso. Ficava com muita raiva quando relatava que seu salário mal dava para quitar a prestação do apartamento e o condomínio. Comparava seus ganhos aos de outros servidores e isso a fazia sentir ainda mais revolta e indignação. Dizia coisas como: "eu tenho até vergonha de dizer que isso que eu ganho é um salário, por que não dá para nada. Meu pai me deu uma boa educação, sou preparada, não é justo. Não sobra para nada. E a condução? E o lazer? Me sinto indignada". Palavras carregadas com sentimentos intensos de raiva, injustiça e revolta.

Todos esses sentimentos, além de trazer um grande mal-estar, acabam nos levando a ter ainda mais problemas financeiros. A ingratidão nos coloca em um estado altamente negativo, o que ajuda a atrair e criar situações ainda piores. Era o que acontecia com ela. Coisas simples, que pela lógica deveriam se resolver de forma rápida, acabavam se complicando e não se resolvendo, o que levava a mais sentimentos de revolta. Acontecia todo o tipo de coincidência negativa para que as coisas não tivessem um bom desfecho. A gratificação no trabalho que lhe era de direito não saia. Um dinheiro que lhe era devido pelo INSS também não saia, correndo até o risco de não receber em definitivo.

Somando-se tudo isso a outras situações de sua vida, os sentimentos foram tão intensos que acabaram levando a uma depressão e afastamento do trabalho. Como alguém em um estado tão negativo poderá ter lucidez e energia para estudar e passar em um concurso melhor, ou para criar alternativas de se ganhar mais? Fica realmente bem difícil, e a tendência é que a pessoa se afunde cada vez mais contaminada pela própria negatividade.

Inconscientemente, começamos a nos sabotar. Quanto mais revolta, mais a nossa criatividade e disposição vai embora. A auto-sabotagem aparecerá de diversas formas: procrastinação, desorganização, falta de atitudes simples, não conseguir estudar, falta de ações para ir em busca de um emprego melhor e etc.

Já uma outra aluna contou uma história interessante. Ela tinha uma Kombi velha que vivia quebrando. Isso a fazia sentir muita raiva. Dizia que tinha até vontade de jogar gasolina e queimar o veículo.

Até que, em um determinado momento, percebeu que seus sentimentos estavam lhe trazendo mal-estar e mais problemas e entendeu que deveria mudar. Vendo que suas queixas e pensamentos negativos não solucionavam nada, ficou claro que ela precisava mudar completamente o foco. Ao invés de raiva da Kombi, começou a reconhecer tudo que o veiculo já havia lhe ajudado. Sim, ela continuou tendo consciência de que o veículo quebrava bastante, mas resolveu agradecer por todos os momentos e serviços que a Kombi fazia quando não quebrava.

Ela relatou então que essa mudança de visão trouxe um alívio completo da negatividade. E, o melhor de tudo, é que, após essa mudança completa de sentimento, "coincidentemente" ela fechou um bom contrato com uma empresa e conseguiu comprar um caminhão a vista. Isso mesmo. Nada mais de Kombi velha quebrando toda hora. Segundo a sua percepção, a chegada de um novo contrato tão bom só ocorreu por que ela estava se sentindo bem melhor.

Quando nos sentimos mal, ou seja, quando estamos no modo da ingratidão, as situações boas se afastam. E mais. A nossa visão condicionada a ver coisas negativas passa a não enxergar boas oportunidades. Haverá uma grande tendência em enxergar e entrar em situações que irão perpetuar o nosso sofrimento.

A primeira aluna estava esperando a situação melhorar para que ela pudesse se sentir grata e feliz. Ela queria o dinheiro do INSS saísse, que a gratificação que lhe era de direito também. Como nada disso ocorria ela ficava cada vez pior e contribua inconscientemente para que nada se resolvesse.

Tem uma lógica oculta por trás desse tipo de padrão emocional que é como se dissesse "vou reclamar bastante, sofrer bem muito, quem sabe assim as coisas mudam". Esse é um condicionamento que muitas vezes vem lá da infância, quando aprendemos ainda bebê que, ao chorarmos, ou seja, ao demonstrar nossa insatisfação e infelicidade, nossos desejos serão atendidos, pois era assim que conseguíamos as coisas.

Já a segunda aluna, resolveu que seria feliz e grata, mesmo que as coisas não estivessem acontecendo da forma ideal.  Isso acabou transformando sua realidade. Primeiro, ela mudou o interior e, assim, viu acontecer mudanças significativas no exterior.

A maioria das pessoas quer que aconteça o contrário. Esperam que o exterior mude para que elas possam ficar em paz. É uma inversão completa da ordem natural das coisas. No meu caso mesmo, minha vida profissional e financeira só melhorou depois que eu busquei autoconhecimento, limpei crenças negativas, melhorei minha autoestima. Aí sim, as coisas começaram a dar certo.  Enquanto eu me debatia me sentindo deprimido e injustiçado, as finanças ficavam cada vez pior.

O sofrimento intenso pode nos levar a chegar a essas conclusões. Foi o que aconteceu com a aluna que tinha a Kombi. De tanto sofrer, ela resolveu aceitar sem revolta o que ela tinha, e foi além, sentiu gratidão. A gratidão é um poderoso gerador de prosperidade. Escrevi mais sobre esse tema no artigo O poder da gratidão.
O que é recomendável então para a aluna que está ganhando pouco? Dissolver, limpar a revolta. Fizemos parte desse trabalho durante o curso utilizando a EFT. Não deu para eliminar tudo, devido ao tempo limitado, mas trouxe um alívio parcial. O ideal é que  se aplique a técnica até eliminar cem por cento da revolta. Fazendo esse trabalho, fica bem mais fácil sair do modo da ingratidão para a gratidão, o acaba transformando nossa realidade. Ao invés de sentir raiva porque o salário "não dá pra nada" o sentimento deve ser de gratidão porque dá pra pagar o apartamento e o condomínio. Não se deixa de reconhecer com isso que o salário ainda é baixo. Isso também não será um fator que trará sentimento de acomodação. Pelo contrário. Sentindo-se melhor fica bem mais fácil de ir em busca de uma situação de vida mais abundante.

A propósito, sobre o tema da prosperidade, tenho um mini-ebook gratuito com 7 dicas para a prosperidade que você pode baixar neste link:
Mini E-book 7 dicas de prosperidade

André Lima

*EFT - Emotional Freedom Techniques - Técnica que ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Para receber manual gratuito da técnica e já começar a se beneficiar, acesse este link

 
 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 139


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Andre Lima   
André Lima é engenheiro e trabalha exclusivamente com autoconhecimento desde 2006. Vem divulgando e esinando em palestras e cursos presenciais e online sobre a EFT - Emotional Freedom Techniques, uma técnica revolucionária, simples e eficaz, para limpeza e cura de todos os tipos de emoções, pensamentos e crenças limitantes.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa