Autoconhecimento Autoajuda e Espiritualidade
 
auravide auravide

Leite de Alpiste e outras Sê-Mentes

por Conceição Trucom
Leite de Alpiste e outras Sê-Mentes

Publicado dia 26/7/2012 em Corpo e Mente

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


Anda circulando pela net um texto sobre o leite de alpiste para tratar problemas de saúde. E tenho recebido muitas perguntas sobre sua veracidade. Vamos aos fatos?

1) O texto que está circulando é lixo eletrônico: mistura fatos verdadeiros com enganosos e falsos. Portanto, sua leitura é perda energética e não deve ser disseminada.

2) Está 100% comprovado que os leites de origem animal, e derivados, são nefastos à saúde humana, principalmente, a de nossas crianças, que ainda apresentam organismo e sistema digestório em formação e desenvolvimento (*).

3) A natureza é muito sábia e rica na sua biodiversidade. Não devemos praticar o consumo do leite de uma única semente em detrimento de outras. Portanto, a melhor dica é consumir leite de alpiste, sim, mas também de outras sê-mentes maravilhosas e abundantes em nosso país e no mundo! Cada uma oferece um pacote de benefícios: o segredo é valorizar as sementes da estação.

4) Leites de sementes? São muitas as opções, mas devem ser sempre VIVOS!

Na alimentação crua e viva, tudo tem início com a germinação das sementes, por sua elevada concentração energética e nutricional. Ao colocarmos uma sê-mente para germinar, ela entende que chegou a hora de germinar, brotar e expandir para se transformar em uma nova planta. Neste momento, antinutricionais como o glúten, ácido fítico, inibidores de tripsina, etc; são transformados em substâncias pró-ativas (enzimas, vitaminas, sais minerais) da germinação, para provocar um rápido brotar, enraizar e crescer.

Os leites de sê-mentes são bebidas especiais, porque predominam macronutrientes (carboidratos complexos, proteínas e gorduras vegetais), e micronutrientes como vitaminas e vários minerais alcalinizantes, além do selênio e cobre, excelentes para o cérebro.

- Sê-mentes oleaginosas - girassol, gergelim, linhaça, amendoim, castanha do Pará, noz pecã e macadâmia, âmêndoa, etc.
- Grãos de cereais tradicionais - trigo, cevadinha, aveia, arroz, milho, etc.
- Grãos de cereais não tão tradicionais do consumo humano - alpiste e painço.

O interessante é que os leites preparados a partir de seus germinados, apresentam uma digestão leve e alcalinizante (ao contrário da digestão das proteínas de origem animal, que é lenta e acidificante), além da propriedade de facilitar a liberação da serotonina, um neurotransmissor benéfico para várias funções cerebrais, entre elas a de facilitar o bom-humor e a qualidade do sono.


Pesquisas sobre a qualidade do sono mostraram:
- Grupo que tomou um copo de leite animal ao dormir apresentaram sono irregular e agitado.
- Grupo que tomou um copo de leite de sêmentes ao deitar apresentaram sono sereno e expressões faciais de riso. UAU! 

Portanto, os leites vegetais e suas vitaminas são ideais para ser tomados pela manhã (incluso em jejum), nos lanches e à noite, antes de deitar. E, quanto mais dodói, mais vezes/dia devem ser tomados. Logicamente, sem exagero: quanto mais doses/dia, menor o volume, que pode variar de 50ml até 300ml/toma a cada 1, 2 ou 3 horas.

Mas, para preparar estes leites e vitaminas, precisamos antes germinar a semente escolhida, ou seja, é preciso planejar.

Então, mãos à obra porque não basta anunciar aos 4 cantos do mundo que o leite de vaca  (e todos os de origem animal) e os laticínios fazem mal e são inadequados ao consumo humano. Para sermos construtivos, de BEM-com-a-vida e de BEM-com-a-Natureza, é fundamental falarmos também das opções naturais e saudáveis que substituem este enraizado mito e mau hábito alimentar.

Vamos entender o que substitui o que:

1. O leite materno até os 6 meses de idade NÃO tem substitutos.

2. Leite de vaca e outros de origem animal pela manhã: substituir por suco verde ou Suco de luz do sol. Ou seja, aquela tradicional bebida branquinha que é o leite de origem animal, será nutricionalmente substituída por sucos verdinhos contendo Cálcio Magnésio, frutas, folhas verdes, BROTOS (incluso o de alpiste ou painço) e sementes germinadas.

3. Lanches lácteos no meio da manhã, da tarde ou ao deitar: substituir por leites e vitaminas de sementes germinadas batidos com frutas e ervas e brotos macios (alfafa, girassol por exemplo).

Regras de combinação
É bom evitar misturar leites obtidos a partir de cereais com muita fruta (ou mistura de frutas), pois o açúcar complexo dos cereais leva mais tempo para ser digerido que o açúcar simples das frutas, podendo causar algum atraso digestivo e gases. Uma dica é usar apenas uma fruta e ervas doces e digestivas como hortelã, funcho e brotos. Ah! Suco fresco de limão não deve faltar porque ele irá harmonizar os sabores e facilitar a digestão (evitar formação de gases) e assimilação dos minerais (alcalinização rápida e plena).

Vantagens dos leites de sê-mentes
Ecológico - integral - fresco - cru - biodiverso - apresenta menor chance de causar alergias (aliás, é uma opção para as pessoas alérgicas aos leites de origem animal) - ativa a capacidade de concentração, a memória e a disposição - excelente para problemas de constipação.

Preparado com sementes germinadas, contêm energia vital potencializada. Ideal ser consumido no inverno, época propícia ao consumo de sementes e raízes, como também à noite, pois contêm agentes que estimulam a produção de serotonina, importante neurotransmissor do sono restaurador.

Tempo de preparo: após a germinação das sementes --> 2 a 5 minutos.

Equipamentos necessários: liquidificador,  panela furada 1, bacia pirex ou cerâmica e xícara (não use itensílios de plástico ou metal).

(*) Tomar leite é saudável?

Receitas Leites de sementes


Recomendo a leitura na íntegra do meu novo filhote: De Bem com a Natureza, sobre alimentação viva para crianças de TODAS as idades... 


Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp
  estamos online

Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 154

Sobre o Autor: Conceição Trucom   
Conceição Trucom - química, cientista, escritora e palestrante sobre Alimentação Natural, QV e bem-estar.
Reprodução autorizada desde que na íntegra, citadas autoria e fonte.
Site: www.docelimao.com.br
Facebook: Conceição Trucom
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
artigo Mensagem Para A+Cor+Dar
artigo Desacelerar
artigo Será que a mãe ou o parceiro abusivo sabe o que está fazendo?
artigo A estrela e a canção: Presentes de Brahman

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.





horoscopo


auravide

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa