Menu

Lições para uma Vida Saudável

Atualizado dia 7/20/2016 3:38:01 PM em Corpo e Mente
por Sônia Imenes


Facebook   E-mail   Whatsapp

Práticas psico-corporais para uma boa saúde
Saúde, bem-estar, vida saudável, todos buscam, todos querem ter. Mas enquanto não modificarmos nossa compreensão da doença como sendo fruto de uma postura interior que leva ao desequilíbrio, e não decorrência de influências maléficas a que estamos sujeitos perante as condições externas, não encontraremos o caminho que nos leva à plena vitalidade. O poder de cura existe em cada um de nós.
A natureza nos dotou com esse poder porque esta é a potencialidade natural da vida, em qualquer forma que assuma a sua manifestação. Esta compreensão nos leva a assumir uma autorreponsabilidade para com o nosso bem-estar e manutenção da saúde, hábito que nossa cultura moderna extirpou da nossa consciência e passamos a creditar aos médicos, planos de saúde, indústria farmacêutica, a exclusividade desse poder. Não que se deva rejeitar os benefícios que a pesquisa e a ciência médica desenvolveram. Mas é preciso saber fazer o uso correto desses recursos e não o uso indiscriminado, freqüentemente nocivo, ao qual nos entregamos atualmente, ao mesmo tempo em que nos esquivamos de compreender e assumir a parte que nos cabe. O objetivo desta seção é oferecer ao leitor uma orientação para que possa desenvolver sozinho, em família ou com um grupo de amigos, algumas práticas psico-corporais que o ajudarão a assumir para si a parte da responsabilidade que lhe cabe com relação à própria saúde.
Para esse fim, o conhecimento de algumas tradições antigas e especialmente as de origens orientais, tem muito a nos oferecer. E a grande diferença que separa essas tradições de cura de nossa atual ciência médica é a crença/não crença na dimensão espiritual do homem. Enquanto os nossos cientistas permanecerem limitados dentro de uma visão materialista, as suas pesquisas estarão sempre sujeitas a serem mal direcionadas, mal interpretadas e mal utilizadas. Precisamos resgatar a consciência de que somos seres espirituais. Que todo o poder de criação, desenvolvimento, regeneração e evolução da vida está dentro de cada um de nós. Que não somos apenas um corpo, mas uma consciência que se expressa nesse corpo.
O corpo humano é a expressão condensada da dimensão espiritual. Matéria e espírito são apenas conceitos que separam diferentes instâncias da manifestação da vida, como se fossem coisas separadas uma da outra, quando em realidade nosso corpo revela exatamente o que somos em todos os outros planos da existência. Ele é a forma mais concreta, palpável, observável do que realmente somos e por isso mesmo é a chave para a descoberta de nosso mundo interior. Não há doença que não tenha como origem um desequilíbrio interior, mesmo quando se trata de uma infecção causada por germes ou bactérias vindas do contato com o exterior.
Se houve uma contaminação, isso ocorreu porque nos planos psicológicos, anímicos ou espirituais criamos alguma vulnerabilidade a partir de atitudes ou posturas que feriram as leis da vida ou a essência de nosso Ser, o que faz cair a resistência imunológica do nosso organismo. As práticas psico-corporais de auto-ajuda, além de contribuírem para recuperar a mobilidade natural do corpo, para um melhor desempenho das funções fisiológicas, dos sistemas circulatórios e da respiração, proporcionam ao indivíduo aprender a se (re)conhecer dentro do seu contexto de vida, colocando-o melhor consigo mesmo e com tudo que o cerca. Conseqüentemente, seu desempenho pessoal, social e profissional será muito melhor.
Lição 01
Quando acordar de manhã não saia da cama precipitadamente. Qualquer que seja a atividade ou obrigação que você tenha que cumprir, ela nunca deve preceder o contato que devemos estabelecer conosco mesmos. É importante acordar-se de si, antes de tudo. Perceber-se desperto, antes mesmo de abrir os olhos. Recordar algum sonho e reconhecer o “estado da alma”, os sentimentos que foram mobilizados durante a noite, pois é nesse período que nosso espírito se liberta das suas prisões, indo buscar experiências nos planos astrais ou reminiscências que estão sedimentadas no nosso inconsciente.
Respire algumas vezes aprofundando esse mergulho em si mesmo e então comece aos poucos a movimentar o corpo espreguiçando-se, de início muito gentilmente, progredindo para um verdadeiro estirar-se, como fazem os animais quando saem de um estado passivo e relaxado.
Preste atenção, então, nas sensações corporais, no estado físico do seu corpo, espreguiçando-se mais e mais. Não economize movimentos e explore todas as sensações que se apresentarem. Isto não leva mais do que alguns poucos minutos, ao mesmo tempo em que se revela um poderoso meio de fundamentarmos o nosso dia de modo muito mais consciente, presente e frutífero! Manifeste o propósito de preservar essa consciência de si durante todo o dia.
Aproveite esse “novo despertar” para agradecer à vida, ao universo, a Deus presente em todas as coisas, pela dádiva de estar vivo desfrutando e contribuindo pelo despertar de toda a humanidade, pois afinal, Somos todos UM!

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 19


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Sônia Imenes   
*Massagem Thai: cursos e atendimentos; oficinas e workshops de sensibilização, consciência corporal e processos criativos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa