Menu

Manganês e a Hiperatividade!!

Atualizado dia 5/28/2012 7:53:44 PM em Corpo e Mente
por Dra. Mirhyam Conde Canto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Acorreria do dia-a-dia, o estresse da vida moderna, a necessidade de ser bom, decompetir, o aumento das responsabilidades, a baixa auto-estima, o isolamentofísico resultando na solidão, a angústia, a vida sedentária, aspectos provocados pelas facilidades das novastecnologias, associados à  máalimentação, ao consumo de alimentos com agrotóxicos e conservantes, as novasdoenças, etc. representam agressões que provocam desequilíbrios, muitas vezes,irreversíveis no organismo humano.
Procurandocuidar do cliente de forma holística, integrando todos os aspectos: corpofísico, constatando as causas que desencadeiam as doenças, além dos aspectospsicológicos e hereditários.
Várias  terapias alternativas como Florais, Reiki,Acupuntura, Shiatsu, Do-in, Radiestesia, Oligoterapia, Cromoterapia secomplementam e cada uma ao seu modo, interagem e possibilitam a recuperação dasaúde e/ou  uma melhor qualidade de vida!

Ocliente  visto sob a ótica holísticaé  analisado pela sua predisposição:hereditárias (ou congênitas) , traumatismos, doenças agudas ou crônicasadquiridas durante a vida, fatores psicológicos, fatores socioculturais e  idade. O meio-ambiente geral influenciaatravés: dos aspectos: climático (poeira, alimentos, etc), traumas,relacionamentos (profissional, familiar), esportes que pratica, nivel deresponsabilidades e estresse.
Atravésdesse conhecimento, ou autoconhecimento, entre como são as reações físicas eemocionais perante os acontecimentos, saberemos qual o padrão de reação docorpo e a correlação com as carências de minerais no organismo.

O primeiro tipo de características a ser estudado é o dareação de HIPER-REATIVIDADE, onde o indivíduo é uma pessoa idealista,que procura realizar seus sonhos, é empreendedor, exageradamente otimista eemotivo, buscando sempre maior conforto. Éafetuoso, dinâmico, por vezes euforico, nervoso,agressivo, irritável ou explosivo.
É uma pessoa inquieta, naturalmente acelerada, que desrespeita seu limitefísico e mental.
Uma pessoa com essas características tem o nível de energia que vai aumentandoà medida que avança o dia e alcança seu ápice quando já está anoitecendo!!Assim, quandoa maioria está cansada essa pessoa está em seu melhor momento.
Por essa razão, vai dormir tarde e, é claro, de manhã acontece o "despertardifícil ", ou não "funciona de manhã"! Porém, sua disposição,atenção e rendimento melhora no decorrer do dia.

Afrequente expectativa  e a insônia podemocorrer com certa frequencia, já que não relaxam.E amelhor forma de relaxar (para esse tipo de pessoa) é fazendo exercício físicoou qualquer outra atividade.

Na compleição física costuma ser magro.A maioria dessas pessoas raramente adoece, mas quando issoacontece, os sintomas são agudos - com excesso de reação.
Quando adoece, geralmente é em consequência do esgotamento e porque estão em umestado de tensão contínua.
Adoece do mesmo modo que é: a doença vem de súbito, com sintomas importantes, eem pouco tempo desaparece.
Assim, quando tem febre, fica alguns dias com 39 graus e não volta a ter febrepor anos.

Se tal pessoa tem dor de cabeça ou enxaquecas periódicas, estas durarão poucotempo, mas serão insuportáveis.
Acontecem também as dores nos quadris, lombalgias e dores ciáticas, que sãopontuais, mas intensas. Possuem uma tendência ao excesso de fluídos - muitosuor, muita saliva -, e estão constantemente com alergias e eczemas.
As palpitações, taquicardia e hipertensão acontecem após os 50 anos.Assim como gota, hemorroidas, urina ácida, cálculo biliar ourenal, unhas e cabelos quebradiços, problemas digestivos, hipertireiodismo,menstruação abundante no caso das mulheres, entre outros problemas de saúde.
Essas características são relativas à carência do mineral Manganês.

A absorção de manganês é dificultada por grandes reservas decálcio e fósforo no metabolismo, assim como pela poluição ambiental.Apesar de sua pouca concentração no corpo humano - 20mgsomente -, está essencialmente concentrado nos ossos, no fígado, no pâncreas e,em menor quantidade, no sangue e músculos. É indispensável ao crescimento e ao tônus muscular, àvitalidade do indivíduo, à atividade dos ovários e dos testículos, à formaçãode muitas enzimas, hormônios e proteínas. A sua atividade catalítica é indispensável para importantesfunções vitais, como a síntese e catabolismo dos açúcares e das gorduras, nafunção tireoidiana, e na elasticidade dos tendões (essencial paraarticulações).
O manganês atua nos órgãos reprodutivos, porque é necessário para a biossíntesede hormônios sexuais. A deficiência de manganês está relacionada com aesterilidade de ambos os sexos, e pode levar a estresse e déficit decrescimento.
É conhecido como o antialérgico universal, indicadonos casos de asma, erupções, nevralgias e enxaquecas.

Pode ser consumido através dos cereais e grãos integrais, nozes e avelãs,cebola, batata, cenoura, aipo, abacaxi, bananas, fígado e gemas de ovos,vegetais de folhas verdes (agrião, couve, espinafre, rúcula).
Cuide-se, alimente-se bem, conheça seu metabolismo, suasreações e perceba como o "corpo fala" com você!!
Melhore sua qualidade de vida, e mantenha-se saudável!!

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Dra. Mirhyam Conde Canto   
Cirurgiã-Dentista, Massoterapeuta, Acupunturista, Mestre em Reiki, Radiestesista, Terapeuta Holística, Oligoterapeuta
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa