Menu

Matéria na Revista Superinteressante

Atualizado dia 9/18/2008 8:34:28 PM em Corpo e Mente
por Katia Takeuti


Facebook   E-mail   Whatsapp

Nas sessões hipnóticas o objetivo é fazer o paciente relaxar, seja pelo método clássico de fixar a atenção em um objeto ou por meio das palavras do hipnotizador. Quando a pessoa está totalmente relaxada, começa o transe hipnótico que desencadeia importantes reações cerebrais. “Ocorre um aumento na produção de neurotransmissores como a serotonina que libera estímulos de bem estar, combatendo a depressão, e a noradrenalina que ajuda na cura de doenças ao fortalecer o sistema imunológico”, diz a psicóloga Kátia Maria Takeuti, de São Paulo.

Nos transes mais profundos é possível fazer uma dor muito forte desaparecer temporariamente. Em 1998 essa técnica foi investigada por um grupo de prestigiados psiquiatras e neurologistas americanos. Com o uso de exames de tomografia computadorizada confirmaram que o cérebro humano pode mesmo ser enganado pelos comandos de um hipnotizador.

Década de 1920
CURA PELA MENTE


Paralisado pela poliomielite e desenganado pelos médicos, o psiquiatra americano Milton Hyland Erickson usou técnicas de concentração mental para recuperar os movimentos. Tido como pai da hipnose moderna, ele revolucionou as sessões de tratamento ao deixar os pacientes livres para experimentarem sensações por conta própria, e não só as sugeridas pelo terapeuta.

Década de 1950
RECONHECIMENTO OFICIAL


Em 1955 a associação médica da Inglaterra aprovou o uso da hipnose por médicos e dentistas, propondo que a técnica fosse ensinada nas Universidades. Em 1958 foi a vez da associação médica dos Estados Unidos fazer o mesmo.

1998
COMPROVAÇÃO DECISIVA


Uma equipe liderada por médicos da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, viu, pela primeira vez, o comportamento de um cérebro hipnotizado. Em transe, voluntários olhavam uma figura em preto-e-bramco e diziam que ela era colorida. A tomografia mostrou que a área do cérebro responsável pela cor fora ativada pelas sugestões de um hipnotizador.

Texto revisado por Cris


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 17


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Katia Takeuti   
Atendimento em Clínica no Tremembé, Zona Norte. Tels: (11)2204-4130 - 2953-4084 - 9474-6090. Estou realizando Terapia Online, com hipnose médica e apometria, se houver interesse, favor enviar e-mail para [email protected]
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa