Menu

Meditação, Ampliação da Consciência e a Via de Saída - Parte 2

Atualizado dia 8/28/2009 12:47:01 PM em Corpo e Mente
por Renato Mayol


Facebook   E-mail   Whatsapp

Há algumas substâncias que possibilitam alterações da percepção e cujo uso deu origem a práticas de cunho religioso. Porém, tais alterações da percepção nada têm a ver com o estado meditativo. Por isso tais substâncias são farmacologicamente classificadas como psicodislépticas ou alucinógenas. Certamente, dentro de um ritual, a experiência dirigida para determinados fins irá ao encontro de resultados que, embora imprevisíveis, serão mais controláveis, graças à assistência de quem já as utilizou. Os grupamentos químicos dessas substâncias, fixando-se em determinadas zonas cerebrais, estimularão imagens na correspondência das respectivas áreas. E pela turbinagem das conexões cerebrais, com abertura de circuitos sinápticos normalmente fechados ou pelo estabelecimento de novas conexões, uma súbita compreensão da terceira dimensão pode ocorrer.

Porém, esse estado de expansão horizontal da consciência é muito diferente da expansão vertical passível de ocorrer com a entrada em ritmo cerebral predominante de ondas teta, além das ondas alfa. Assim, em seu estado normal de vigília, o cérebro tem predominância de ondas beta, de alta freqüência, resultantes da resposta primitiva e reativa aos estímulos que continuamente nos bombardeiam, mantendo-nos na superfície e impedindo um mergulho em direção a nosso centro, o que nos levaria a uma expansão vertical da consciência. Mas é somente com a expansão vertical da consciência que o ser é capaz de entrar em contato com a Fonte da Força da Criação. Um estado de consciência no qual o Conhecimento se torna "um com o ser". E cada um deve percorrer seu próprio caminho para lá chegar por si mesmo. Nesse caminho há também desvios que podem levar o indivíduo a se perder deslumbrado com visões, luzes e sons que deverão ser ultrapassados para poder seguir adiante.

Se durante a meditação, imagens, pensamentos e fantasias vierem à sua mente, não se aflija e nem se perturbe. Apenas observe como um espectador indiferente, pois muito do que está no seu subconsciente será liberado e virá à tona e, se você se preocupar em reprimir, despenderá esforços inúteis, pois outras imagens e outros pensamentos virão à sua mente. Demônios, duendes, gnomos, quimeras e dragões poderão ser o resultado de suas frustrações, desejos e instintos, e você deve tentar aceitá-los como a outra parte de si que deve ser transcendida por meio de maior trabalho interior. Você também não deverá dar importância a estados de ânimo que possam sobrevir, como angústia, ansiedade e depressão.

O corpo poderá lhe parecer muito grande ou muito pequeno. Poderá sentir tremores, sentir medo ou até pavor e poderá querer desistir. Poderá até suplicar para que o vórtice do alto pare de sugá-lo para outras dimensões, pois o encontro com o desconhecido é assustador e você poderá se sentir morrendo. Isso acontecendo é porque você ainda precisa se dedicar à sua preparação interior. Precisa rever sua entrega à inveja, ao orgulho, à soberba, à luxúria, à avareza, à ira, à gula, ao desânimo, à preguiça, ao desespero, às aflições, à tristeza, ao sexo, ao poder, ao dinheiro, à saudade, aos amores pequenos, ao ódio, ao rancor, ao luxo, ao conforto, aos vícios, às drogas, às paixões. Precisa rever pensamentos e atitudes frente à miragem da vida. Precisa reavaliar sua entrega a tudo o que torna você igual a uma centopéia, que mal pode rastejar, quanto mais correr, e muito menos voar. 

Estando preparado, espere simplesmente e se deixe levar, entregando-se. Então algo totalmente desconhecido ocorrerá, pois pela primeira vez você estará prestes a sair do plano horizontal para entrar em uma dimensão além do nosso Universo. Estará prestes a encontrar a Força Criadora e a sentir seu indescritível e imenso Poder. Você vai querer recuar se não estiver preparado. Vai suplicar para ser reconduzido à sua cela e ao seu sono de morto-vivo. Assim fazendo, você corre o risco de não ter outra oportunidade igual nesta vida. E sabe-se lá quantas outras vidas de morto-vivo terão que se passar para de novo você ter o infinito encontro, que lhe propiciará a sensação da imortalidade, a extinção de qualquer sensação de pecado, a extinção de qualquer sensação de vergonha e a perda do medo da morte. Portanto, esteja preparado para morrer em vida quando decidir meditar de verdade, entregando-se totalmente ao curso para aonde o Amor o levar, pois é o Infinito Amor o combustível para essa derradeira viagem ao seu Eu mais profundo.

É o Amor pelo próprio Amor de Amar que lhe abrirá o Portal Maior. Tente não se amedrontar, aconteça o que acontecer. Mesmo que sinta estar morrendo, aceite, pois é aceitando que nascerá para a verdadeira vida e, finalmente, você será livre. As leis, as convenções, as regras, a sociedade, o sexo, o poder, a glória, a fama, os prêmios, o dinheiro, enfim, nada mais fará sentido para você. E você começará a abrir mão de todas essas pequenas coisas que são importantes para os pequenos homens, que precisam delas para dar sustentação às miragens da vida, pois sua percepção é limitada. A percepção limitada, entendida como o simples registro da interação com tudo o que está no meio ambiente, não é apanágio dos seres humanos, estando presente de alguma forma e em algum grau, em animais, plantas e minerais. A percepção expandida, que diferencia os homens em sua visão do mundo e de seus valores, ocorre quando à percepção se soma a compreensão.

Pela expansão da consciência, você poderá então seguir viagem rumo ao Eterno e ao Infinito, ou poderá decidir por aqui permanecer, para mostrar a via de saída para a Liberdade, sendo então mais uma luz a revelar o caminho.

Dr. Renato Mayol é médico, autor de várias publicações científicas internacionais e dos livros "Câncer - Corpo e Alma", "Meditação - A Chave para a Nova Era", e "O Labirinto Azul - Reflexões sobre o nascer, a vida e ...o depois" (de onde foi extraído o trecho acima).

Parte 1

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 348


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Renato Mayol   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa