Menu

MEDITAÇÃO EMOCIONAL

Atualizado dia 6/15/2010 9:15:15 AM em Corpo e Mente
por BRISA - Taróloga


Facebook   E-mail   Whatsapp

Os estágios da consciência são degraus do autoconhecimento decorrentes da superação dos conflitos internos do ser.
Há pessoas evitando seus sentimentos por medo deles, desconhecendo-os. Outros existem que nem se dão conta de quais sejam suas emoções, e ainda há os que estão caminhando para utilizá-las em seu crescimento.
A meditação emocional é uma forma de lidarmos com a afetividade, estimulando-a sob a influencia de visualizações mentais criativas, sadias e moralmente enobrecedora.
Em verdade, meditar não substitui a ação. Tenhamos na meditação um instrumento que será absorvido com facilidade pelas pessoas habituadas à auto-avaliação ou que estejam predispostas a aprendê-la, fortalecendo o desejo e enrijecendo as disposições para conviver bem, sob a veneração do Amor incansável. Conviver bem é ter sabedoria para abordar o próximo tornando sóbria a relação, agradável, preenchedora, persistentemente, quantas vezes se fizerem necessárias. Alem disso é significativa a utilização da empatia e da vigilância para saber revitalizar essa permuta, cativando-a sempre com os nutrientes atos de afeto altruísta.
Semelhante iniciativa demanda permanente postura de auto-avaliação, descobrindo, em nós quais as causas reais para o que sentimos, pensamos e fazemos nos relacionamentos.
O estudo de nós próprios, seguido de ações renovadoras, será responsável pelo estabelecimento de elos mais duradouros e enriquecedores, sobretudo com aqueles os quais temos à conta de desafetos do cotidiano. Daí a importância da meditação sobre os episódios diários que nos cercam a convivência.
Escolha um momento mais disponível em que estejas mais relaxado e liberado das obrigações rotineiras, mas descansado fisicamente, ou então nos finas de noite, como preparo indispensável ao sono.
Faça uma prece a seu Espírito protetor e mantenha-se por um tempo pequeno apenas sentindo o clima da oração assossegando a mente, relaxando as tensões físicas, formando o "piso mental" para a meditação.
Leia as frases e detenha-se naquela que mais lhe desperte interesse, reflita nos "porquês" analisa nas lembranças os móveis de tua ação, e agora repense o agir, os novos contatos, projetando uma atitude feliz e equilibrada, conduzindo teus raciocínios para a medida corretiva; ora novamente suplicando a Deus as reservas de força que carecerás para encetar o novo comportamento.

Meditação 01: Intimidade nos relacionamentos é a zona delicada da convivência que apela para a virtude e o caráter, a fim de saber fazer dela o que se deve, e não o que se quer.

Meditação 02: Em círculos de trabalho, onde o afeto se resguarda sob a tutela do medo de relacionar, mantendo distancia afetiva, alastra-se um campo fértil para a mentira, a magoa e a insatisfação.

Meditação 03: O que você fez essa semana para enriquecer o tesouro da amizade no conjunto de teus companheiros de ideal?

Meditação 04: Evita reclamar cotas de atenção e generosidade alheia. Com o tempo, se te aplicares, perceberá que é muito mais gratificante ser amável e querer bem a todos. Exercita-te.

Meditação 05: Aversões, afinidades, desafetos, simpatias, todas elas são lições emocionais, aulas do coração.
Quando surjam, pergunte: Senhor, como devo amar nossa ocasião?

Vá se acostumando a essa auto-avaliação sempre e com o tempo a busca de ti mesmo, passará a ser espontânea. Sentirás uma irresistível necessidade de entender suas decisões, suas distrações, seus instantes gloriosos, suas decepções, seus sucessos, suas amarguras, suas expectativas frustradas, penetrando na intimidade, na alma dos acontecimentos, extraindo dali o contingente da realidade "não visível", "não palpável".

Desse auto-encontro sairás cada vez mais senhor de si mesmo, pronto a conviver com mais proveito pelo bem alheio e seu próprio, utilizando com dinamismo e riqueza essa preciosa capacidade do afeto sem deselegâncias emocionais, fazendo dele uma fonte terapêutica e um caminho de plenitude em favor de tua felicidade, bem distante do pieguismo e do sentimentalismo infrutíferos.
Sem conheceres bem a ti mesmo, jamais te tornara apto a compreenderes a ação alheia. Se não compreenderes o outro, perderás os frutos amadurecidos que a escola do relacionamento tem a te oferecer.
Estando bem contigo, conseguirás ser a mão amiga, o coração acolhedor e a diretriz para quem partilha tua presença.


Exercite, medite, evolua...

Fonte de estudo: "Laços de Afeto" de Wanderley S.de Oliveira  

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: BRISA - Taróloga    
UMA NOVA VISÃO ESOTÉRICA Taróloga com atendimento online com: Taro cigano, taro do amor Apenas R$ 1,90 o minuto skype : brisa.cigana Facebook: Brisa Taróloga
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa