Menu

Meditação estimula os genes que beneficiam a saúde

Atualizado dia 8/3/2013 1:18:39 PM em Corpo e Mente
por Tania Resende


Facebook   E-mail   Whatsapp

Usando práticas meditativas na minha vida e sendo este o “carro chefe” das aulas no Anima Mundhy, eu gosto de acompanhar as descobertas de pesquisas científicas, com a finalidade de fundamentar melhor minhas atividades.

Sei que pesquisadores que buscam unir a ciência com antigos conceitos da espiritualidade enfrentam certos preconceitos de seus colegas, porém os vencem com garra e força!

Antes de entrar no tema, aproveito para deixar aqui o meu agradecimento a esses desbravadores e inovadores que estão a contribuir para uma nova consciência da Humanidade.

A eles, devemos enviar toda a energia positiva, a fim de que possam continuar a “quebrar” antigos padrões e nos ajudar a compreender o Ser Humano em sua totalidade.

QUAL É A NOVIDADE? MEDITAÇÃO MELHORA EXPRESSÕES GENÉTICAS!

Numa pesquisa realizada por Herbert Benson e uma equipe de pesquisadores das áreas médicas, psiquiátricas e estudiosos do genoma humano, descobriu-se que a meditação altera a expressão de genes envolvidos com vários processos benéficos à saúde.

Munindo-se de equipamentos modernos, os efeitos da meditação podem ser identificados em minutos.

O relatório da pesquisa é intitulado por: “Resposta de Relaxamento induz mudanças temporais de tranoma no metabolismo energético, a secreção de insulina e vias inflamatórias” (Relaxation Response Induces Temporal Tranome Changes in Energy Metabolism, Insulin Secretion and Inflammatory Pathways) e foi realizada no Hospital Geral de Massachusetts (EUA).

A PESQUISA:

Herbert Benson analisaram os perfis genéticos de 26 voluntários – nenhum dos quais meditava regularmente – antes de ensinar-lhes uma rotina de relaxamento com duração de 10 a 20 minutos.

As práticas incluíam recitar palavras, fazer exercícios de respiração e tentativas de interromper o fluxo automático de pensamentos.

Depois de oito semanas de meditação diária, o perfil genético dos voluntários foi analisado novamente.

CONCLUSÕES:

1. Alguns genes são estimulados

Observou-se que certos grupos de genes importantes à saúde foram estimulados, tornando-se mais ativos.

Os genes ativados são responsáveis por melhorar a eficiência da mitocôndria – a usina energética das células, aumentando a produção de insulina, o que melhora o controle de açúcar no sangue e evita o esgotamento dos telômeros – as tampas nos cromossomos que ajudam a manter estável o DNA e assim evitar células desgaste e envelhecimento.

2. Alguns genes se tornam menos ativos

Observou-se, também, que um grupo de genes foi quase que desativado: um grupo de genes governados por um gene mestre chamado NF-kB, que desencadeia uma inflamação crônica e que já se comprovou que pode levar a doenças, tais como a hipertensão arterial, doença cardíaca, doença inflamatória intestinal e alguns tipos de cânceres.

MEDITAÇÃO: RESULTADOS POSITIVOS EM UMA ÚNICA SESSÃO DE 20 MINUTOS

A equipe de pesquisadores coletou o sangue dos voluntários imediatamente antes e depois da técnica meditativa num único dia e demonstraram que as alterações do gene ocorreram em poucos minutos, levando-os a concluir que uma única sessão de 20 minutos de prática meditativa já eleva muito o padrão de saúde dos praticantes.

MEDITAÇÃO: MUDANÇAS POSITIVAS PERMANECEM A LONGO PRAZO

Para efeito de comparação, os pesquisadores também coletaram amostras dos 26 voluntários da pesquisa após três anos e observaram que os genes positivos a saúde mantinham-se ainda ativados e estáveis numa atuação positiva sobre as células, o que sugere que as práticas meditativas resultaram em mudanças que se mantiveram a longo prazo.

MEDITAR COM FREQUÊNCIA RESULTA EM MELHORIA CONSTANTE NA SAÚDE

“Descobrimos que quanto mais você medita, mais profundas são as mudanças na expressão genômica”, diz Benson.

MEDITAÇÃO E TÉCNICAS DE RELAXAMENTO: AUXILIAR DA MEDICINA TRADICIONAL

Importante saber que as técnicas de meditação e de relaxamento não devem ser consideradas como substitutivas dos tratamentos médicos convencionais. Devem sempre ser utilizadas como atividades complementares aos mesmos.

Sendo assim, eu te estimulo a meditar diariamente!

Luz e Paz,
Tania Resende
https://www.animamundhy.com.br/

Compartilhe também os créditos e links.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Tania Resende   
Eu Sou simplesmente Tania Resende. Maiores informações em: www.animamundhy.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa