Menu

Mergulhando nas feridas sagradas

Atualizado dia 2/3/2013 6:33:46 PM em Corpo e Mente
por Marilene Pitta


Facebook   E-mail   Whatsapp

O trabalho do Psicanalista confere ao seu esforço pessoal um aprofundamento e um estudo muito detalhado sobre o processo do tratamento, exatamente, porque o emocional não faz parte constitucional do corpo físico, ele pertence à outra categoria. Essa informação é preciosa porque a instância do foco de trabalho é complexa. Vejamos, a sintomatologia é física (o medo, a agressividade, a depressão, o controle do outro etc..), mas a espacialidade da causa está em outra dimensão!

Desse modo, a estrutura do aparelho psíquico deve sempre ser o norte, a bússola de todo trabalho psicanalítico. Segundo o modelo da Psicanálise, temos estruturas definidas que interagem entre si numa dinâmica intensa e rápida.
O que está soterrado no Inconsciente precisa vir à tona, para que o Sujeito possa reconstruir a sua própria história, libertando-se dos fantasmas que habitam no labirinto das suas experiências de relação com o pai e com a mãe! Aparece como peças de fundamental importância duas forças (se é que podemos nomear assim): o instinto de vida e o instinto de morte. Duas matrizes estruturais do nosso viver cotidiano!

Assinalamos:
o Instinto de Vida: reinado do Deus Eros, território dos instintos amorosos.
O Instinto de Morte: reinado do Deus Tânatus, território dos instintos agressivos.
É nessa ciranda de idas e voltas que o Ego encontra um lugar para se manifestar e é formado com o contato com o outro; na primeira fase, esse outro são os nossos pais; então, vamos capturando formas de ser, pensar, agir de um e de outro (pais) de uma forma aleatória, daí a Personalidade é formada.
Surge, então, no desenvolvimento natural do viver, o convívio com o social e temos as proibições, as regras, os limites que quando são muito rígidos, contendo uma austeridade, um rigor disciplinar, os danos são grandes; estamos no reinado do Superego.

Já a Libido é uma energia psíquica que movimenta todo o Aparelho Psíquico, e mais que isso, é responsável por todas as nossas realizações exteriores. Muitas vezes, desejamos realizar um Projeto de Trabalho, mas falta energia, ânimo, confiança, tenacidade, ou seja, é a energia da Libido que está encapsulada e cria obstáculos. Só um trabalho analítico poderá apontar as causas! Essa energia da Libido é livre e solta, sem restrições. Por isso, que muitas e muitas vezes as proibições configuram a “repressão e o reprimido” que constituem uma energia presa e se instala no aparelho psíquico as neuroses, os vínculos de dependência e tantas outras questões da condição humana. É o desejo interceptado!
Surgindo toda uma sintomatologia, tais com: sonhos, pesadelos, atos falhos, doenças físicas, emoções e ações descontroladas.
Esse reprimido é constituído das fantasias infantis que é sustentada pela Libido. Na verdade, a fantasia é algo que concretamente não existe, ela está gestada na infância. Fruto das relações parentais.

Desse modo, os suportes são criados, ou seja, usamos as pessoas para transferir aquela situação de desejo original reprimido. Temos uma gama de situações onde esse suporte é configurado: comer muito (falta dos pais pode criar uma situação de depressão), excesso de medicamentos (podemos pensar numa dor emocional), cigarro (representa o seio materno na ansiedade de tragar algo que se dilui no ar), comprar excessivamente (o dinheiro gastado compulsivamente pode significar falta do afeto). Já o celular, tão presente na sociedade contemporânea, indicando ser cada vez mais descartável nos modelos e funções, indica uma representação de se ter a mãe sempre por perto, colada no ouvido, satisfazendo todos os desejos. Interessante que os toques, cada vez mais sofisticados, identificam quem chama e quem atende. Notadamente, perceber-se na sociedade um desespero para atender a chamada; fazendo uma referência metafórica da mãe perdida!

Nessa análise, cabe também o computador, sempre ali, à disposição, respondendo todas as perguntas, mostrando todas as imagens sem censura, sem limite, exatamente no território do desejo, da libido, do inconsciente! O universo das drogas e das bebidas são indicadores das dores emocionais, da falta da figura paterna como presença, força e modelo. Já o excesso de sexo pode representar uma forma simbiótica do viver: seja com o pai ou com a mãe.
As carências afetivas são gerenciadas e manifestadas nessa esfera de ego x libido (desejo) x superego, a luta constante na tensão de realizar as fantasias.
A imaturidade emocional confere uma espécie de “mal da contemporaneidade”, os desastres, os crimes, a falta de compromisso e Ética com o outro, o completo desrespeito dos nossos líderes, políticos com as metas para o bem comum e a natureza. A Educação, a Saúde e a arte de cuidar são aspectos bem representados da raiva, abandono, falta de palavra, roubo; tudo isso misturado, é sem dúvida uma infância soterrada! Há muito que fazer! Muito que estudar e aplicar. Muito que colocar a Psicanálise de uma forma popular sem ser populista. Pode não transformar o mundo, mas seguramente teríamos uma sociedade mais saudável honrando seus ancestrais, revendo os padrões de crença a transformando o viver num patrimônio de todos.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marilene Pitta   
Formada em Registros Akáschicos;Alinhamento Energético;Terapia Floral;Formação Holística de Base (UNIPAZ) com Pós Graduação em Terapias Holísticas;Mestrado em Educação e Desenvolvimento Humano. Consultas em Roda Xamânicas. Animal Poder.Atendimento com Conexão com o Povo das Estrelas (Arcturianos e Pleidianos). Atendimento á Distância e Presencial.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa