auravide auravide

LIÇÕES DO CAMINHO



Recentemente, concluí um curso de grande significado para mim. Foram anos e anos (muitos mesmo!) de idas e vindas, impossibilidades, impedimentos e um alto grau de dificuldade, não em termos do curso em si, mas sim no simples (?) fato de cursa-lo. Por várias vezes as circunstâncias externas desfavoráveis, fizeram com que me afastasse desse caminho que sabia estar traçado para mim desde ... . talvez sempre.

Entretanto, depois de incontáveis idas e vindas, decidi que já era mais do que tempo de lutar contra o maior dos problemas: eu mesma! Por muito tempo, achei que as dificuldades vinham de fora, o que até certo ponto era verdade, mas olhando tudo com mais calma, percebi que a forma com que eu reagia a cada situação é que determinava o resultado final insatisfatório.

Quando retomei o curso, há cerca de 5 anos atrás, a situação era idêntica aos outros tempos: o retorno frente minha atitude de estar disponível ao que minha alma pedia, foi o mesmo; as críticas quanto ao tempo que o aprendizado exigia, também não haviam mudado e nem tampouco o incentivo havia aumentado... . somente eu era outra... . ou quem sabe estava sendo eu mesma?

E foi esta a primeira grande lição do meu caminho: Aprender a ser eu mesma!

O curso transcorreu com seus altos e baixos e um dia, uma de minhas grandes mestras, disse durante uma aula, que “um conteúdo só estará totalmente assimilado quando conseguirmos aplica-lo em todos os outros aspectos da vida!”. Depois disso, muitas coisas se esclareceram dentro de mim. Esta foi a segunda grande lição do meu caminho. Mas vieram muitas outras... . dia-a-dia, aula a aula... .

A partir daqueles momentos iniciais, nunca mais fui a mesma. Tudo parecia ter adquirido outra natureza. De repente, ficar horas e horas estudando ao Piano, não era mais só um exercício técnico e sim um exercício de paciência e disciplina... .um exercício de amor e dedicação à minha arte!! Ou então, tocar em uma orquestra, não era mais somente um treinamento de harmonia e senso rítmico, e sim um exercício de harmonização com outras almas tão parecidas com a minha e que trouxe grandes e sinceras amizades para minha vida... . Estudar a vida de um grande mestre da Música, não era mais um cansativo estudo de repertório e sim o conhecimento de um ser humano que exerceu plenamente a seu talento... . um exemplo de vida! Interpretar uma peça, não era mais um exercício de sincronia de movimentos e conhecimento teórico e sim um grande e profundo exercício de sensibilidade... . nada mais parecia fazer parte de um curso de Música e sim de uma grande escola de vida.

Aos poucos fui percebendo porque aquela imponente escola de Artes, exercia tanta atração e fascínio sobre mim... . Lá estariam as lições que precisava, no peso e na medida certa!!! Lá, aprendi a ser forte, a não ter medo de cara feia, a dizer não, a controlar minhas emoções, a expressar o que sinto, enfim, amadureci como musicista, pessoa, mulher e principalmente, assumi meu lugar no mundo!

Cada vez que me deparava com um problema dentro do meu aprendizado, não mais olhava simplesmente para o exterior. Tudo era motivo para uma análise de como EU estava reagindo àquilo que considerava como sendo uma dificuldade, pois na realidade ela está somente dentro de nós e é exatamente nesse plano que elas devem ser corrigidas. Meus medos e limitações foram melhores trabalhados, minhas qualidades e aptidões apareceram com maior naturalidade e hoje sei que sou muito melhor, exatamente por ficar onde minha alma pediu!

Concluí uma fase da minha vida, mas o aprendizado continua. A Música faz parte da minha alma e estará comigo indefinidamente... . sinal de que o aprendizado deve continuar, através de outro instrumento talvez, mas sempre dentro do mesmo caminho... .

Quando sentimos um chamado interior, seja ele qual for, devemos encara-lo sempre, como um indicativo do caminho certo a seguir. Infelizmente, alguns insistem em achar que é bobagem. Inventam caminhos para si, levando em conta muitas vezes, somente o retorno financeiro e material. Mesmo assim, existirão lições, mas que serão assimiladas de forma deficiente e mais lenta, obrigando essas pessoas a percorrerem um caminho muito mais longo e trabalhoso, do que se seguissem seu ‘mapa’ interior.

Alguns, já tem idéia desde a mais remota lembrança de si mesmo, de seu dom ou talento... . de seu caminho no mundo... . outros entretanto, precisarão aprender a olhar para dentro de si para descobrir o seu... . Na realidade, tudo sempre será um grande aprendizado e as lições estarão em toda parte, desde o primeiro instante... .

Uma dica para os que encontram dificuldades nesse processo de auto-conhecimento, é dar mais atenção àqueles pontos onde os olhos insistirem em se fixar... . simpatias são sinais... . são fortes indicativos de onde o aprendizado de vida, necessário a todo ser, fluirá com mais facilidade e intensidade. Com certeza, será muito mais fácil assimilar algo, dentro de um contexto agradável.

Como alguém já disse, o aprendizado se dará pelo amor ou pela dor... . então, pra que complicar???

Publicado dia 11/1/2005
  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 21




Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










horoscopo

auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa