Menu

MTC - Medicina Tradicional Chinesa: Técnicas

Atualizado dia 7/23/2016 12:36:30 PM em Corpo e Mente
por Alexandra Carapinha


Facebook   E-mail   Whatsapp

Explicações e conselhos sobre seu uso e seus efeitos

A massagem chinesa, ao contrário da medicina ocidental, não é dirigida apenas à doença articular, mas também aos distúrbios internos.
Os protocolos baseiam-se na combinação de diferentes tipos de manobras:

- O trabalho dos pontos de acupuntura;
- A massagem dos músculos e regiões anatômicas;
- Os alongamentos;
- As mobilizações.


Como explicamos em artigo anterior, o que conta na medicina chinesa, não é desaparecimento aparente dos sintomas, mas sim reequilibrar as forças subjacentes em sua manifestação, para reordenar as forças vitais a fim de que ela desapareça por si só.

Os pontos da acupuntura
O trabalho sobre os pontos de acupuntura tem a função de equilibrar o fluxo de energia seja localmente ou à distância. Ao estimular os pontos indicados pela massagem, V. irá influenciar as correntes energéticas que controlam uma área distante do ponto. Por exemplo: a estimulação do ponto E37, situado na parte externa da tíbia, atua também sobre o fluxo de energia no baixo ventre. É por esta razão que este ponto age na constipação (Prisão de ventre). Mas os pontos também afetam a circulação local. Por exemplo, o ponto de GI15 situado no ombro atua sobre o ombro e é, portanto, útil na dor nos ombros.

Automassagem
A automassagem dos músculos e das regiões anatômicas atua localmente, seja sobre as estruturas músculos-tendões, ou nos órgãos. As várias técnicas de massagem preconizadas visam liberar aderências, eliminar as contraturas, ou ainda ativar o fluxo de Qi e do Sangue. Por exemplo, o atrito com as faces internas e externas dos braços tonifica os meridianos que os circulam. As massagens do tronco e do abdômen atuam mais diretamente sobre o fluxo de energia vital nos órgãos internos . Dica: na realização de massagens para a prevenção de enfermidades músculo-esqueléticas, o uso do óleo de Baume du Tigre rougé (desenvolvido nos anos 1870 por Aw Chu Kin) é um adjuvante frequentemente interessante, porque ele limpa obstruções e tonifica os tecidos. Ele também pode ser útil para massagear os pontos de acupuntura. Para prevenir resfriados e tosses, utilize o Balm White Tiger.

Alongamento
Os alongamentos são também utilizados na massagem chinesa. Eles visam liberar o fluxo de energia nas zonas esticadas para limpar obstruções e permitir que o sangue e a energia saudável fluam na área visada e a regenerem.

Qi Gong
Exercícios de Qi Gong são usados para dinamizar o Qi. Estes movimentos lentos, suaves e repetitivos têm a virtude de mobilizar as correntes vitais. É como você colocar água em um circuito para remover as impurezas; os exercícios Qi Gong colocam a vida em movimento nas regiões ou órgãos visados. A respiração acompanha para "impulsionar" a atividade vital nos meridianos solicitados. A energia trabalha, a vida e as células se renovam.

Relaxamento
O relaxamento é induzido pela prática em si, pelo fato de posar o corpo, respirar com calma e permanecer focado em seus próprios sentimentos. "Um só pensamentos substitui mil!" Diz um provérbio chinês. Em alguns protocolos, técnicas de relaxamento puro se somam às técnicas descritas anteriormente. Eles visam desenvolver a calma mental e estabilizar o espirito.
O conjunto destas práticas forma um todo, da mesma maneira que um massoterapeuta chinês aplica diferentes manobras em uma ordem precisa para atingir um objetivo específico. É o conjunto destas técnicas que atua em sinergia para restaurar os fluxos vitais, que por sua vez reinicializam e ordenam os tecidos e os órgãos, restauram a saúde ao corpo e equilibram a mente.

Fonte: link

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Alexandra Carapinha   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa