Menu

Mundo Virtual e Terra do Nunca: Relacionamentos cada vez mais insustentáveis?

Atualizado dia 9/1/2016 3:01:23 PM em Corpo e Mente
por Marcia Dario


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quantos de nós deixamos esquecido em memórias infantis a história de Peter Pan, um menino que mora na Terra do Nunca. Lá as crianças nunca crescem, só brincam. Bem , o termo Complexo de Peter Pa é bem conhecido dos profissionais da área psicológica e comportamental. Os adultos infantilizados que têm dificuldade em lidar com todas as responsabilidades, de quem cresceu e se tornou adulto. Esta é uma das mais conhecidas obras de Conto de Fadas, seu autor J.M.Barrie a escreveu em 1911. Inúmeros são os motivos pelos quais um adulto quer manter-se eternamente na infância ou adolescência: medo do fracasso, abandono sofrido pelos pais, traumas, falta de autoconfiança etc.. O mundo da fantasia sempre parece mais interessante e seguro.
Certamente, o perigo pode ser muito maior, quando um adulto vive em um mundo mágico. A criança pode ser inocente, mas o adulto não! 
A Terra do Nunca representa o sutil limite entre mundo real e ficção. Obviamente, muito há que se refletir e falar sobre esse tema, pois quando falamos sobre seres humanos, miríades de considerações, insights adentram nossa mente e nosso coração. Mas, a reflexão que trago aqui é a ligação entre o Mundo Virtual e a Terra do Nunca: a ficção que se constroi sob a égide do Mundo Virtual.
Ela poderá ter como base: o desejo de expor-se de forma perfeita aos olhos dos outros e assim muitos passam a acreditar que tudo que se vive ali é totalmente real e verdadeiro. O incrível é que tal qual na Terra do Nunca, as punições não estão em primeiro plano, porque muitas vezes o tempo de duração das ilusões, acaba por causar tal decepção, que nada se faz para perpetuar e resgatar relações. "Uma metáfora dos tempos que aos poucos nos devora".
Há um preço a ser pago: a liberdade da eterna juventude impõe um caminho solitário no mundo Maya ou das Ilusões. O que ajuda a perpetuar o comportamento infantilizado é a percepção de que o mundo adulto é chato, sem graça, burocrático e cheio de obrigações, limites e a obrigatoriedade de se viver em sociedade com regras. Um adulto infantilizado se iguala às crianças, ou seja, além de criar um mundo ilusório, ele se torna caótico, sem propósito e sem sentido, portanto. Daí vem a depressão, transtornos, melancolia, insatisfação e vícios. A vida é uma aventura, mas não uma simples aventura!
Um outro ponto a destacar: o medo do envelhecimento ! A vitrine virtual serve bem a esse medo: fotos com idades irreais, correções digitais de imagem, viagens nunca realizadas, carros que nunca foram possuídos, pois o foco será ser jovem e com sucesso. Triste? Talvez...
Porém, quantas oportunidades de verdadeiros e felizes relacionamentos são descartados? Quanto desperdício de tempo em buscas desenfreadas pela eterna juventude e perfeição? O sociólogo polonês Zygmunt Bauman, autor de "Amor Líquido", expressa: "Vivemos tempos líquidos, nada é feito para durar, tampouco sólido. Os relacionamentos escorrem das nossas mãos por entre os dedos feito água!" Penso que além do verbo amadurecer, precisamos necessariamente pensar em "evoluir", adquirir uma postura de comunicação afetiva, pois sem ela, aumenta a incompreensão. Adquirir maior disponibilidade para diálogos francos e presenciais, "os olhos nos olhos", aproximam o sentir.
O que a Cinesiologia pode fazer para ajudar a construir Relacionamentos mais Sustentáveis:  verificar a carga emocional negativa que há nos medos da Morte e de Envelhecer. Em que idade houve um trauma que ocasionou mudança de comportamento. Corrigir os pontos que geraram tensão e dificuldade com a percepção de sua vida para autorrealização. Tenha uma boa leitura. 
Abraços Carinhosos
Márcia Dario

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcia Dario   
Márcia Dario graduou-se em Letras (português e inglês). Especializou-se em Recursos Humanos, Marketing, Cibernética Social, Psicobiofísica, Psicopedagogia e em Cinesiologia Aplicada pela escola "Three in One Concepts", sendo facilitadora desde 1994. Fez também Locução, Rádio e Dublagem. É Coach, pelo Instituto Holos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa