Menu

Musicoterapia ajuda no processo de Depressão

Atualizado dia 11/10/2013 9:59:21 AM em Corpo e Mente
por UNIABRATH (BLOG)


Facebook   E-mail   Whatsapp

 
 
 
 
 
 


 
 
 
 
 

 
 
 

 
 
 

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Jyväskylä ( Finlândia), o qual demonstrou que a associação de Musicoterapia a tratamentos padrões em pacientes deprimidos pode auxiliar mais do que própria medicação.
 A equipe de pesquisa, liderada pelo professor Jaakko Erkkilä (Universidade de Jyväskylä) e Professor Christian Gold (GAMUT, Uni Saúde), recrutou 79 pessoas com idades entre 18 e 50 anos que tinham sido diagnosticados com depressão.
 
 

 Para 33 dos participantes, foram oferecidas 20 sessões de musicoterapia, além de seu tratamento habitual para a depressão. Na Finlândia, o tratamento padrão para a depressão inclui medicamentos (antidepressivos), 5-6 sessões de psicoterapia individual e aconselhamento psiquiátrico. Os outros 46 participantes apenas receberam o tratamento padrão, e agiu como grupo de controle.
 
 

O processo musicoterapêutico consistiu de 2 sessões semanais com duração de 60 minutos cada e contou com Musicoterapeutas treinados.
Em média, foram 18 sessões de musicoterapia para cada participante - 29 (88%) compareceram a pelo menos em 15 sessões. Os participantes em ambos os grupos foram acompanhados durante 3 meses e 6 meses e avaliados quanto a sintomas de depressão e ansiedade.
 

Texto revisado

Os pesquisadores descobriram que, depois de três meses, os participantes tratados com musicoterapia demostraram uma melhoria superior do que aqueles que receberam o tratamento padrão apenas. Eles tinham significativamente menos sintomas de depressão e ansiedade.
 
 

O professor Gold diz: "Nosso estudo mostrou que a musicoterapia, quando adicionado ao tratamento padrão, incluindo medicamentos, psicoterapia e aconselhamento, ajuda as pessoas a melhorar os seus níveis de depressão e ansiedade. Musicoterapia tem qualidades específicas que permitem às pessoas expressarem-se e interagir de uma forma não-verbal - mesmo em situações em que eles não conseguem encontrar palavras para descrever suas experiências interiores.
 
 

 Profª Sandaly Souza
 Curso de Musicoterapia - UNIET - www.iet.com.br


 
 
 
 
 
 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: UNIABRATH (BLOG)   
Acesse: http://uniabrath.org.br/
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa