Menu

Na virada do ano... 2010 o que será?

Atualizado dia 1/13/2010 10:17:35 AM em Corpo e Mente
por Rosemary Rezende


Facebook   E-mail   Whatsapp

Pois é pessoal, o ano novo já não é assim tão novo, tudo já começou. Na virada do ano, muitas pessoas vão para o mar, fazem simpatias, pedidos, recrutam mesmo a esperança para entrar em campo e depois se esquecem de tudo isso. Quantas vezes já não nos fizemos promessas de ano novo que nunca chegamos a cumprir?

Pessoas oram todos os dias, aos milhares, pedindo orientação, que lhes seja mostrado um caminho, que tenham forças e fiquem livres dos perigos. No entanto, são poucas as pessoas que se perguntam para onde estão indo, o que querem realmente da vida, quais são seus planos e o preço a se pagar por eles. Muitas pessoas nem sabem para onde querem ir, outras não se avaliam e nem podem dizer onde estão. Nada contra orações, muito ao contrário, mas a maioria faz sua oração e se esquece de agir.

Antes de procurar o caminho é muito importante saber quais são nossos objetivos. Façam uma auto-reflexão e se conheçam e avaliem quais são seus valores, aqueles princípios orientadores dos quais não queremos e não podemos nos afastar.
Os objetivos devem estar alinhados a tudo isso, sob pena de depois de alcançados, não trazerem a felicidade. Mas pensem, reflitam e tracem seus objetivos, pois"O futuro não é o resultado de escolhas entre caminhos alternativos oferecidos pelo presente e, sim, um lugar criado. Criado antes na mente e na vontade, criado depois na ação. O futuro não é um lugar para onde estamos indo, mas um lugar que estamos criando. Os caminhos não são para ser encontrados e, sim, feitos. E a ação de fazê-los muda ambos, o fazedor e o destino".

Objetivos respondem à pergunta "O que eu quero alcançar?". Liste seus objetivos por escrito. Não importa quais tipos de objetivos você tenha em mente. Eles devem ser escritos. O que não merece ser escrito, não merece ser realizado.

Uma vez escritos seus objetivos, faça o seu plano de ação. Responda a essas perguntas:

O que preciso fazer para alcançar os meus objetivos?
Quais recursos já tenho e de quais recursos vou precisar?
Quem pode me ajudar?
Esses objetivos dependem somente de mim, ou dependem também de outras pessoas?
Em quanto tempo quero isto realizado? Estabeleça uma data limite.

Respondidas as perguntas acima é hora de pensar nas estratégias. Como conseguir os recursos? Como convencer outras pessoas a me ajudarem? Quantas horas por dia, por semana, devo me dedicar a cada projeto? A palavra estratégia significa "arte do general", do francês stratégie; "oficício ou comando do general", do grego strategia. Como a etimologia evidencia, estratégia tem a ver com a preparação detalhada e cuidadosa para a batalha.

E fique atento aos sinais. Evidências são os sinais, os indicadores de que estamos no caminho certo. Se um dos meus objetivos é fazer um curso em outro país, visitar o site da universidade é um indicador. Escrever um e-mail pedindo informações e a resposta desse e-mail é outro indicador. As pessoas em geral não valorizam nem prestam atenção às pequenas coisas que fazem nem ao que acontece diariamente. E não se intimidem se vocês descobrirem que ainda têm muito o que fazer, lembrem-se: Grandes realizações são possíveis quando se dá importância aos pequenos começos. (Lao-Tsé).

Mas não fique só no sonho, não deixe que seus objetivos agora descobertos entrem para lista de promessas feitas na virado do ano e que não foram cumpridas. Sonhe, mas também parta para ação, não fique sentado esperando o milagre acontecer. As pessoas de sucesso são extremamente focadas em seus objetivos e trabalham para alcançá-los.

Outra coisa importante é prestar atenção aos pensamentos e ao seu estado emocional. Pensamentos são como pequenas pessoas falando dentro de nós. Essas conversas ocultas determinam o que vamos fazer, que caminho vamos seguir. Nossos pensamentos mudam o tempo todo, e nunca sabemos qual será o nosso próximo pensamento até que ele apareça. Por isso, escute atentamente o que está falando para você mesmo.

Quando olha para seus objetivos, você diz que eles são grandes demais ou pequenos demais?
Quantas vezes você já disse que não pode? Bom, não foi assim que Barak Obama ganhou as eleições dos EUA, o mantra dele era justamente o oposto: sim, nós podemos! E que mantra poderoso esse, não? Então, acredite em você, pois acreditar nos seus sonhos e ter fé que serão realizados é o primeiro passo dessa caminhada. Além disso, acreditar gera uma emoção positiva o que vai gerar energia para seu caminho.Quando pensamos o quanto somos abençoados, o quanto a vida é bela, e o quanto somos privilegiados, entramos num estado de graça emocional. Temos mais disposição, nos tornamos mais alegres, mais fortes e mais felizes. Mas quando dizemos que a vida é dura, que as coisas estão difíceis, e quando vemos os desafios como grandes problemas, como barreiras difíceis de superar, ficamos tristes, enfraquecidos, nos sentido como vítimas, pobres criaturas, abandonadas à própria sorte, sem controle do nosso destino.

Preste atenção às suas emoções e acabe com pensamentos derrotistas. Descubra seus sonhos, trace objetivos, estabeleça metas e quantifique um tempo para chegar a elas. Nada pior que um emprego novo que não tem data para começar. O que me faz lembrar que objetivos também devem ser reais, porque coisas exageradas, do tipo: ano que vem quero ir para NASA, pois meu objetivo é estar na lua em 2011, se você atualmente é vendedor de carros... é meio difícil de cumprir, não acha? E um objetivo assim é um passo certo para a frustração.

Compre uma agenda! Organize-se e crie o hábito de fazer pelo menos uma ação diária em direção dos seus objetivos. Nosso corpo, nosso cérebro e nossa mente são condicionados pelos nossos pensamentos e nossas ações. O condicionamento é uma coisa incrível, só que ele serve tanto para hábitos bons quanto para os ruins, fique atento.

E depois de tudo isso, não fique aí parado. Estabelecido o objetivo, faça o seu plano de ação e comece a agir imediatamente, acredite em você mesmo, acredite na vida e nas pessoas, parta para a ação, seja persistente. Observe o curso do caminho e vá fazendo os ajustes de percurso quando estiver se afastando do caminho que voce traçou. Você se surpreenderá com os resultados.

Muitas pessoas vão ler o artigo e dizer: fácil falar, difícil é fazer...na verdade, a maioria se sentirá assim. Mas não se preocupe, aja, se achar que não consegue fazer tudo sozinho, procure um coach e aí terá seu sucesso garantido. Você já não ouviu falar que coaching é a diferença entre o sucesso e o fracasso? De que lado você quer ficar?

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Rosemary Rezende   
Tecnica Agrícola, Medica Veterinária, Homeopata, Terapeuta Holística. Atualmente trabalhando com Terapia Nexus, massoterapia Indiana, Numerologia Indiana, Florais e Homeopatia
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa