Menu

NATUROPATIA

Atualizado dia 8/17/2008 11:39:10 PM em Corpo e Mente
por Denise Scótolo


Facebook   E-mail   Whatsapp

A naturopatia, como o nome já diz, é um tratamento de saúde holístico que através da aplicação de produtos e técnicas terapêuticas naturais sem agentes químicos que possam agredir o organismo, visa o reequilíbrio físico, mental, energético e emocional do indivíduo.

O naturopata entende que o indivíduo interage com o que está à sua volta e também com o que está dentro dele. Possui a noção de que os distúrbios normalmente ocorrem por um conjunto de atitudes internas e externas que o cliente toma diante da vida, perante os outros e a si próprio. Age procurando fornecer suporte à auto-cura do indivíduo.

São inúmeras as abordagens, técnicas e/ou modalidades terapêuticas que o naturopata utiliza no seu cotidiano profissional, dependendo de cada indivíduo e de cada situação. Considerando a singularidade de cada ser humano, o naturopata, muitas vezes, utiliza terapias diferentes, mas com as mesmas finalidades, em pessoas distintas. Cada ser humano é único e merece um atendimento específico. Em um enfoque holístico, a naturopatia sempre tem como referencial o todo, ou seja, parte da integridade individual, sem fracioná-la ou segmentá-la.

Cada caso e cada situação possui uma abordagem mais adequada e indicada. Logo, conhecimento e bom-senso são fundamentais para que se faça um bom trabalho em naturopatia. Em uma consulta de naturopatia é feita uma detalhada e minuciosa entrevista, que será indispensável para que o terapeuta naturopata conheça bem a pessoa que está atendendo, nos seus diferentes aspectos. Considerando a Naturopatia como uma abordagem abrangente e holística, cada traço e detalhe do cliente possui vital importância para o terapeuta na avaliação da pessoa a ser atendida.

Trata, com muito sucesso, distúrbios diversos, incluindo dores corporais, enxaquecas, ansiedade, estresse, certos problemas de pele e acelera a recuperação de traumatismos e contusões. É excelente para gestantes (e também o papai, a vovó e o bebê!), e atenua ou elimina causas de distúrbios orgânicos como gota, pressão alta, prisão de ventre, diabetes, colesterol alto, disfunções da tiróide, entre outros.

As pessoas também podem procurar a naturoterapia para fins estéticos. Para isso, o naturoterapeuta utilizará técnicas específicas no combate à flacidez, celulite, varizes e na regeneração das células do rosto e do corpo, com atuação incisiva na modelagem do corpo. Seus tratamentos incluem aplicações de extratos vegetais, óleos, ventosas, massagens, além de orientação nutricional e exercícios aeróbicos e localizados.

Para quem faz algum tipo de tratamento médico convencional, a naturoterapia atua como coadjuvante, não estando em conflito com nenhum tipo de prescrição ou tratamento.

A Naturopatia também pode (e deve) ser utilizada antes que os desequilíbrios e distúrbios se manifestem. É o tratamento preventivo, que tem como objetivo fazer com que o organismo mantenha condições favoráveis à saúde.

Ténicas comumente utilizadas:

• Massoterapia: aplicação de técnicas de massagens para finalidades terapêuticas, anti-estresse, estética e esportiva. Incluem técnicas ocidentais e orientais, englobando massagens provenientes da Medicina Tradicional Chinesa e da Medicina Ayurvedica.

• Drenagem Linfática: é uma técnica que tem por finalidade esvaziar os líquidos e resíduos metabólicos e estimular a circulação linfática através de massagem nas vias linfáticas e nos linfonodos.

• Calatonia: tem como base toques sutis que se utilizam do alto potencial de sensibilidade cutânea, respeitando as menores manifestações do corpo e das emoções numa configuração singular em cada indivíduo.

• Florais: preparados a partir de flores silvestres, os florais contêm as vibrações correspondentes às diferentes características da personalidade humana. Agem nas causas de nossos desequilíbrios, primeiro denunciando e, depois, equilibrando.

• Aromaterapia: consiste na utilização de óleos essenciais puros, extraídos das plantas, aplicados através de massagens, compressas, banhos, inalações ou difusores, a fim de alcançar o sistema nervoso para relaxá-lo, estimulá-lo ou produzir efeitos físicos, como alívio da dor.

• Geoterapia: consiste na aplicação de argila (rica em sais minerais como ferro, silício e magnésio) nas partes afetadas do organismo com objetivo terapêutico, favorecendo a eliminação de toxinas e aumentando as defesas.

• Auriculopuntura: técnica de análise e tratamento reflexológico por meio de estímulos no pavilhăo auricular.

• Stiper: Aplicação de aglomerados esponjosos de cristais de silício que atuam na reparação dos níveis energéticos celulares e moleculares do corpo. Também conhecido com acupuntura sem agulhas.

• Moxabustão: Método de aquecimento em pontos, áreas ou linhas, visando estímulo intenso da energia e restabelecendo o vigor e o bem-estar. É uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa, compondo os tratamentos por acupuntura.

• Ventosaterapia: tem como base a colocação de uma campânula de vidro ou outras formas de inspiradores semelhantes aos copos de ventosas sobre a pele, após fabricar vácuo pela queima do ar no seu interior, gerando uma sucção no local. Juntamente com a Moxabustão, integra o sistema de acupuntura da Medicina Tradicional Chinesa.

• Cromoterapia: ciência que utiliza as cores do Espectro Solar para restaurar o equilíbrio físico-energético em áreas do corpo humano atingidas por alguma disfunção.

• Reiki: baseia-se na manipulação da energia vital (ki) através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio vital.

• Outras técnicas sutis: Harmonização dos Chakras; Pranayamas (técnicas de respiração); Mantras; Meditações; Radiestesia; Litoterapia

Informações sobre tratamentos e consultas, acesse "Naturopatia - Consulta" e "Naturopatia - Tratamento", visitando o site do autor.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Denise Scótolo   
Denise Scótolo é Naturopata, realiza trabalhos terapêuticos individuais e vivências em grupos. Atende em São Paulo, São Bernardo e São Caetano. Contato: (11) 8711-0241 / (11) 8711-0251
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa