auravide auravide

Nos Braços de Morfeu


Facebook   E-mail   Whatsapp

Nisha Novaes
Psicoterapeuta corporal e professora do Espaço Bellarome



Quem ainda não descobriu que o sono reparador é condição para uma vida saudável está perdendo tempo e uma boa chance de perder peso. É isso mesmo que você pensou. Dormir ajuda a emagrecer! Mas, não é somente por essa razão que devemos cuidar do sono. Emagrecer é a meta de muita gente, entretanto, manter os cuidados com o sono na lista de afazeres rotineiros, garante bem mais do que isso: garante bem-estar e uma vida com qualidade.

Dormir não tem apenas a função de descanso, dormir é vital. É importante para o físico, o emocional e o mental. Nosso organismo opera maravilhas enquanto dormimos, mas ainda assim, tem gente que acha que dormir é perda de tempo. Quem dorme mal fica exposto a um processo mais rápido de envelhecimento e acaba mesmo perdendo tempo, tempo de vida.

Dificuldade para adormecer, dificuldade para se manter dormindo e sono muito leve podem ser sinais de que algo não vai caminhando bem. A insônia faz muitas vítimas, a cada dia, nas sociedades que valorizam o ter em detrimento do ser.

Os valores internalizados por uma sociedade produtiva e desconectada de sua condição natural geram níveis de ansiedade, depressão e estresse que favorecem o surgimento de medos inconscientes que distorcem e afetam a relação do indivíduo com seu organismo. Medo de não dar conta, de não ser bom o suficiente, de parecer incapaz, de não conseguir se manter, de acumular perdas e, até mesmo, o medo do medo criam resistências internas que acabam por impedir o relaxamento natural. Como consequência, o ato de adormecer acaba sendo prejudicado uma vez que ele favorece o surgimento desses medos. Dormir cria vulnerabilidade e, simbolicamente, representa a morte para a "vida de vigília"; além disso, existe o aprendizado de que enquanto se dorme não se produz. Aqueles que se deixam cair nessas armadilhas do ego acabam por desenvolver a insônia que surge como uma manifestação desses medos que são, na maioria das vezes, inconscientes.

A Mitologia Grega ilustra de forma poética a relação entre o sono e a morte através de Hipnos, Tánatos e Morfeu. O deus do sono, Hipnos é irmão gêmeo de Tánatos, que representa a morte, e Morfeu é o deus dos sonhos. Morfeu é filho de Hipnos com a deusa Nix (Noite) e seu nome significa: "aquele que dá forma". Através das formas criadas no inconsciente, ele cuida para que a pessoa continue dormindo, condição para que a vida siga seu curso. Essa relação simbólica de irmandade entre o sono e a morte está presente no inconsciente coletivo e é experimentada de forma natural, onde o contexto social permite a existência de uma relação saudável entre o homem e seu organismo. Já no contexto das  sociedades onde a demanda por produção supera o respeito às condições naturais, o sono e a morte se encontram irmanados de forma distorcida.

A dificuldade em relaxar está ligada à dificuldade de entrega. Dormir envolve entrega e total relaxamento. É preciso sentir segurança e confiança para "se deixar ir" e adormecer. Essa sensação de segurança não se refere a um local onde se esteja da mesma forma que a confiança citada não diz respeito a alguém em quem se possa confiar. As duas situações são intrínsecas ao ser. A segurança mencionada significa enraizamento e a confiança traduz-se por . Uma fé inabalável na energia da vida que ampara a compreensão de que dormir e acordar são pólos que se alternam no maravilhoso fluxo que integra o existir.

Para aqueles que desejam modificar o ritmo acelerado que vem impondo ao organismo, sossegar a mente e entregar-se aos apelos do corpo é uma escolha muito eficiente e, sobretudo, amorosa. Certamente será necessário que opere algumas mudanças nos hábitos diários e, principalmente, que dedique maior atenção a si mesmo e ao seu corpo, respeitando verdadeiramente seus apelos de repouso e descanso.

Uma boa idéia é buscar ajuda nas terapias integrais e na meditação. A Aromaterapia e os exercícios de relaxamento e respiração formam uma excelente parceria na recomposição da energia vital. Os aromas se mostram grandes aliados nas mais variadas situações e nos oferecem muitos recursos, através de suas diferentes propriedades. Eles são eficientes e produzem resultados, desde as situações mais simples, até os casos mais difíceis. Podemos dizer que atuam como amigos que nos conhecem na intimidade, algumas vezes nos tratando de forma sutil e outras com bastante vigor, mas cuja presença e energia sempre irão nos remeter ao desejo de viver em plenitude.

Um óleo essencial que se mostra um bom amigo em algumas situações de dificuldade para dormir é o Petitgrain e, por isso, merece aqui uma posição de destaque.

Petitgrain:
Com suas propriedades relaxantes, esse óleo essencial produz um efeito sedativo que reduz a ansiedade. Atua desacelerando o organismo, enquanto aprofunda a respiração. É importante lembrar que tudo o que promove o aprofundamento da respiração tem efeito positivo sobre o bem-estar e a qualidade de vida. Quem respira profundamente oxigena o organismo e vive com maior intensidade. O Petitgrain refresca e revigora o corpo e a mente e também aumenta a resistência do organismo às doenças. No plano emocional, atua incitando a busca da verdade interna, o que o torna um excelente catalisador no processo do autoconhecimento. Trazer a verdade interna à consciência afasta o fantasma do medo e quem se liberta do medo pode, finalmente, se entregar aos braços de Morfeu.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: BELLAROME*Aromaterapia RJ   
Nossa empresa encontra-se bem no Centro do Rio de Janeiro: Avenida Marechal Floriano, 38 Sobreloja: 202 Centro - Rio de Janeiro - RJ Cep: 20080-001 - Tel.: (21) 2253-4236 Horário de atendimento: de segunda à sexta-feira de 8:30 às 18:00h. Aguardamos sua visita!
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa