Menu

Nossas Armaduras

Atualizado dia 4/17/2015 10:44:30 AM em Corpo e Mente
por Prama Shanti


Facebook   E-mail   Whatsapp

Somos seres emocionais, mais do que racionais.
Por mais que possamos pensar antes de tomar uma decisão, nossas ações são sempre guiadas pelas emoções. Mesmo que acreditemos estar fazendo a coisa certa, não agimos contra nossas emoções. Executar uma ação contra os nossos sentimentos nos traz um custo muito elevado.
A emoção nos leva a agir, toda nossa vida resume-se na busca do conforto emocional. Vivemos na busca da satisfação emocional.

A palavra emoção provém do Latim emotione: “movimento, comoção, ato de mover”.  No inglês, e-motion:  “e-movimento”. Em todos os mamíferos, as emoções são processadas pela mesma área do cérebro que processa também os movimentos.

O psicólogo dinamarquês Carl Lange chega a afirmar que as experiências emocionais são devidas principalmente a experiências de alterações corporais.

Podemos nos expressar melhor pelos movimentos do que pela fala, e com um pouco de conhecimento podemos observar os gestos de uma pessoa e saber se o que ela fala é verdade, e quais sentimentos ela tem com relação ao assunto.
Assim, nossas emoções estão intimamente ligadas ao movimento de nossos músculos e estes à energia que circula em nosso organismo.

Wilhelm Reich descobriu a relação entre músculos tensos e controle emocional quando trabalhava com Freud. Observou que pacientes com neuroses apresentavam contrações em seus corpos. Passou a tocar os pacientes no divã e a utilizar métodos de respiração para fazer circular as energias e trazer as emoções à tona.
A energia precisa fluir através de nosso corpo para que a emoção se expresse completamente.
Reich descobriu que há sete segmentos ou grupos de músculos que rodeiam nosso corpo como anéis, semelhantes aos anéis de um verme. O movimento destes músculos faz a energia fluir.

Cada segmento muscular está associado a uma área de emoção, e quando somos reprimidos, estes músculos são contraídos e acumulam a energia não liberada. Por exemplo, se formos impedidos de falar, o grupo de músculos de nossa garganta (3º segmento) é contraído e impede nossa expressão vocal. Esta tensão endurecerá, tornar-se-á crônica e fará parte de nossa musculatura. Assim vamos construindo nossa armadura!

É claro que nem todas as tensões são armaduras, algumas estão relacionadas a fatores mecânicos, mas a retroalimentação destas sobre o sistema emocional é uma possibilidade.

Em um organismo normal, os sete segmentos movimentam-se fazendo a energia fluir. Quando há um bloqueio da armadura, grande parte da energia é bloqueada e refletida criando um contra-fluxo. É como se segurássemos uma cobra pelo meio, no ponto do bloqueio. As duas pontas movimentam-se, mas no lugar do bloqueio ela fica imóvel.

As técnicas de respiração e circulação da kundalini dissolvem estes bloqueios e removem a armadura, criando pessoas melhores que se expressam com liberdade e sem medos.

Prama Shanti

Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Prama Shanti   
Terapeuta Energético - Reiki Master Usui System - Terapeuta Tântrico capacitado pelo método Deva Nishok - Cura Quântica - Vipassana Healing Method - Meditação Vipassana - Consultoria e aconselhamento ~ Site: pramashanti.wordpress.com ~ Facebook: Prama Shanti (https://www.facebook.com/paulo.moura.9231)
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa