Menu

Nossos Centros de Energia...

Atualizado dia 7/10/2007 8:54:05 PM em Corpo e Mente
por Lena Rodriguez


Facebook   E-mail   Whatsapp

Faz parte de uma cura integral o conhecimento de nosso sistema energético e como funcionamos nesse nível, pois além de não sermos somente nosso corpo, a doença, antes de se manifestar no físico (soma), começa seus desequilíbrios em nosso campo de energia.

Os dois sistemas medicinais mais antigos de que se tem registro consideravam os seres humanos de maneira decididamente holística que incluía corpo, mente, emoções e espírito. Um desses sistemas é a da Medicina Tradicional Chinesa, que data do século III aC. O outro sistema é a tradição Ayurvédica, que remonta ao século V aC., na Índia. Ambos mapeavam os caminhos de energia do corpo humano e acessavam esses caminhos para efetuar a cura.

Os Sete Chacras

Uma das maneiras pelas quais os três Corpos de Energia se comunicam entre si e com o Espírito é via chacras. Chacras são centros de energia descritos pelos clavidentes como rodas giratórias de luz ao longo da linha mediana, mas imediatamente fora do corpo físico. A identificação dos chacras tem origem na tradição Ayurvédica da Índia, onde o trabalho com esta energia não é somente um caminho para o desenvolvimento espiritual, mas também um meio de manter a saúde. Acredita-se que a força vital entra via chacra da Coroa, no alto da cabeça e se dispersa em amplo espectro de cores à medida que vai ativando os outros seis chacras e seus órgãos físicos correspondentes.

Os chacras distribuem a força vital para os corpos Mental, Emocional e Físico e servem como condutores de energia entre eles. Os chacras formam parte do molde de energia que permite que as energias sutis e de alta freqüência do reino espiritual possam traduzir-se em matéria física. Um chacra se desestabiliza quando a área dos corpos Mental, Emocional ou Físico a ele correspondente fica bloqueada por padrões energéticos cristalizados. Quando isto acontece, o chacra não consegue transformar com eficiência a energia da força vital no nível da função celular. A cristalização de energia ocorre quando os padrões se tornam fixos, devido ao tempo que ficaram estagnados ou à intensidade da experiência que deu início à tensão.

Os principais chacras no corpo humano são sete, todos eles situados próximos de um plexo nervoso importante ou de uma glândula endócrina. Cada chacra é uma junção de energia onde Prana, Qi, ou força vital universal, podem ser absorvidos pelo corpo físico. Cada chacra tem um componente mental e emocional, além de seu correspondente físico. O que se segue descreve algumas das características mais importantes de cada um dos sete chacras:

O primeiro, ou chacra da Raiz, está localizado na base da coluna vertebral onde, no corpo físico, está o cóccix. Primariamente está relacionado ao instinto de sobrevivência e às necessidades físicas de segurança, alimento e abrigo. É o centro de energia predominante no nascimento. À medida que amadurecemos, o chacra da Raiz nos ajuda a manter o ancoramento e a conexão com a Terra. O chacra da Raiz está relacionado às glândulas supra-renais que secretam adrenalina, hormônio que aciona nossa reação de luta ou fuga em momentos de perigo. No momento em que vivemos este é o centro de energia que recebe maior sobrecarga de estresse no dia-a-dia.

O segundo chacra é chamado Sacral e está localizado no plexo nervoso sacral, na parte inferior da coluna. Este centro governa a sexualidade e a criatividade. É ele que nos fornece inspiração para criar, tanto em termos da continuidade da espécie, quanto mental e cinestesicamente. A energia sexual é extremamente poderosa e pode ser usada em muitos outros canais além da procriação.

O terceiro chacra está localizado no Plexo Solar é a sede das emoções. Contém padrões astrais de vidas passadas. É o centro de energia no qual se desenvolve nosso ego e nossa identidade pessoal. Os desafios do chacra do Plexo Solar são a resolução do Karma e o processamento das emoções. Este é o centro onde podemos transformar reações emocionais (inconscientes) em respostas emocionais (conscientes). Emoções inconscientes deixam resíduos neste centro e criam bloqueios energéticos.

O quarto centro, o chacra do Coração, serve como conduto vital entre os três chacras inferiores e os três superiores. Localizado no centro do peito, o chacra do Coração está associado às qualidades da compaixão e do amor. Aqui as preocupações com a sobrevivência e personalidade pessoais são transmutadas para o foco não julgador da compaixão, por nós mesmos e pelos outros. Quando olhamos o mundo através da janela aberta de um coração, só existe o amor. Podemos ver com freqüência esta qualidade de amor incondicional em crianças muito novas, radiantes de inocência e nas pessoas mais velhas que estão prontas para abraçar a experiência da vida com equanimidade e aceitação.

O quinto chacra é o da Garganta e seus dons são a comunicação e a auto-expressão. Este chacra está estreitamente ligado ao Sacral, centro da criatividade e da sexualidade. Um centro da Garganta equilibrado usará o poder do chacra Sacral para nos unir aos outros de maneira criativa e amorosa.

O sexto >Terceiro Olho ou chacra Frontal está localizado no centro da testa, é o sexto chacra e transmite os dons dos sentidos mais elevados como a clarividência e clariaudiência, podendo nos levar a insights. Está ligado à glândula endócrina pineal. Desequilíbrios neste centro levam à depressão e à insatisfação com as experiências da vida.

O sétimo chacra está localizado no topo da cabeça e é chamado de chacra da Coroa. É o caminho que leva ao “Todo”. Neste chacra coronário reside o potencial para a consciência unificada, onde não há separação do ego ou fronteiras.

Em termos de saúde é vital que todos os centros de energia estejam funcionando perfeitamente, sendo muito importante estarem equilibrados e desbloqueados.

 

Lena Rodriguez

www.cuidebemdevoce.com

Texto revisado por Cris




Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 17


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Lena Rodriguez   
Lena Rodriguez - Terapeuta Multidisciplinar - Terapia Floral On Line - e-Terapia: www.cuidebemdevoce.com
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa