Menu

Nossos instintos predominantes Parte I

Atualizado dia 7/10/2007 2:44:58 PM em Corpo e Mente
por Lena Rodriguez


Facebook   E-mail   Whatsapp

A psicologia transpessoal, que tem uma abordagem também sobre a mente, dá atenção a outras realidades sobre o ser humano no sentido dele entender sua existência e, assim, poder ajudar mais a si próprio. Diz que o homem tem três áreas primárias de relacionamento e que uma delas é mais afligida do que as outras duas. Trata-se de instintos básicos de relacionamento em nós que, em conseqüência de um deles estar prejudicado, há um desenvolvimento mental de preocupação para reduzir a ansiedade em torno dessa área de nossa vida.

Essas três espécies de relacionamento são:
· Íntimos e outros relacionamentos entre duas pessoas
· Grupais ou sociais
· Nossa relação com a sobrevivência

Somos sensíveis a todas as três preocupações psicológicas, mas uma delas predominará como o instinto em que sentiremos uma maior preocupação. Estudiosos da natureza humana nos dizem que esses instintos básicos foram mais distorcidos em nossa infância, o que nos conduziu a obsessões e comportamentos característicos em nosso tipo de personalidade, indicando os diferentes aspectos de nossas vidas em que vão se fazer presentes os interesses e preocupações particulares de cada um de nós.

Esse instinto dominante de uma pessoa representa a área ou aspecto em que ela vai apresentar com maior freqüência seus problemas do dia-a-dia. Temos o instinto que nos domina e o terceiro deles, que é o menos potente, o que para um trabalho de autotransformação é muito importante, nosso autoconhecimento em relação aos nossos instintos básicos, pois têm um papel essencial em nossas relações.

Pessoas com os mesmos instintos dominantes tendem a ter os mesmos valores e se compreenderem bem, porém aquelas que diferem nos instintos básicos, tenderão a ter conflitos em seus relacionamentos, pois seus valores fundamentais são muito diferentes.

Postarei os três instintos dominantes seguidamente em outro tópico...

Lena Rodriguez

www.cuidebemdevoce.com

Texto revisado por Cris






Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Lena Rodriguez   
Lena Rodriguez - Terapeuta Multidisciplinar - Terapia Floral On Line - e-Terapia: www.cuidebemdevoce.com
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa