Menu

O alto preço do sucesso

Atualizado dia 2/16/2011 12:52:13 AM em Corpo e Mente
por Andre Lima


Facebook   E-mail   Whatsapp

Você está disposto a pagar o preço necessário para ser bem-sucedido? É claro que não. Ninguém vai querer pagar um preço alto para ter algo. Fica parecendo que para ter algo bom, teremos que perder várias coisas e dito desta forma chega ao ponto de parecer não ser compensador.  Na minha opinião,  dizer que o sucesso tem um preço alto é só uma crença sabotadora. Ouvimos muito falar sobre as ditas consequências negativas de ter sucesso, ou das muitas concessões que têm que ser feitas para que conseguirmos atingir nossas metas.  Qualquer mudança na vida exige que a gente saia da zona de conforto. Para alcançar algo que antes não tínhamos, certamente teremos que fazer coisas diferentes, o que pode nos proporcionar desconforto. Como em toda mudança, há um período de adaptação, e logo o que era muito desconfortável passa ser natural. O nosso novo patamar passar a ser sentido como melhor ou mais interessante que o anterior. Não há perdas, apenas mudanças.

O mesmo acontece durante o nosso crescimento. Aos poucos deixamos de ser criança e entramos na adolescência. Assumimos novos papéis, os laços familiares ficam diferentes, as amizades passam a ter uma maior importância, surgem algumas responsabilidades e algumas liberdades. É melhor ou pior que a infância? É diferente, é outra fase. E cada fase tem seus desafios e seus prazeres. Uma pessoa saudável tem o desejo de crescer e aproveita cada nova fase. Alguém que não queira sair da infância não está emocionalmente equilibrado e precisa de auxilio. Nesses casos, os fantasmas emocionais da mudança estão maiores do que o impulso natural do desejo de crescer.

As pessoas mais bem sucedidas normalmente são aquelas que se arriscam a fazer coisas novas. É provável que a maioria experimente momentos de hesitação e medo. Porém, o desejo de seguir o impulso natural de expandir, é maior do que os sentimentos negativos que vem junto a com a mudança. Alguns acham até estimulante a sensação de sair da zona de conforto e buscar um novo patamar.

As coisas  que ouvimos (que são vistas como o preço alto) são as mais variadas: Tem que trabalhar muito. Não terá tempo para família. Vai se afastar das amizades. Familiares, amigos e outras pessoas podem ficar com inveja. As responsabilidades vão aumentar. Mais contas a pagar. Menos tempo para si próprio. Mais sacrifícios. Risco maior de ser assaltado, sequestrado. Os parentes vão querer ajuda financeira. Vendo dessa forma, fica realmente parecendo que tem um preço muito alto.

Pensando na sua própria vida, as coisas que você faz hoje podiam parecer muito difíceis ou até mesmo impossíveis se você as imaginasse há dez anos. O tempo foi passando e você foi se adaptando. Quando você imagina uma realização futura tendo como base a sua capacidade atual, fica parecendo muito difícil atingir o objetivo se você for pensar em todos os detalhes de como conseguirá. Mas se você apenas se lançar rumo ao objetivo, sem valorizar os detalhes, de alguma forma você vai dando um jeito em cada nova situação, e de uma maneira ou de outra, tudo acaba dando certo.

Talvez você já saiba disso mas, ainda assim, quando pensa em atingir uma meta, podem surgir pensamentos negativos carregados de emoções desagradáveis, mesmo tendo consciência que são apenas crenças e sentimentos sabotadores. O que fazer, então? Podemos usar a *EFT (técnica para autolimpeza emocional, baixe o manual gratuito aqui)para limpar as emoções negativas que estão por trás desses pensamentos, assim eles perdem a força e deixam de nos sabotar.

Pense em algo que você queira realizar. Deixe vir à tona todos os pensamentos e sentimentos negativos que o atrapalham. Use tudo que surgir para fazer rodadas de EFT. Vou dar um exemplo (que você deve adaptar para se adequar ao seu caso para ter melhores resultados). Vamos supor que você queira iniciar ou expandir um novo negócio. Observe os pensamentos que vão brotar e as sensações desagradáveis: medo de dar errado, medo de prejuízo, sensação de que terá que trabalhar demais, que vai perder lazer, momentos com amigos e família e etc.... Observe também as sensações negativas de pensar na possibilidade de dar certo: novas responsabilidades, maior gasto financeiro, medo da inveja e etc.... Com esse material, você já pode elaborar a sua rodada (no manual gratuito você entenderá o que uma rodada):

Ponto do karatê: Mesmo que eu sinta medo iniciar esse novo negócio eu me aceito profunda e completamente (repete 3 vezes enquanto bate no ponto do karatê) / Topo da cabeça: Tenho medo que dê errado (especifique bem o que pode dar errado) / Início da sobrancelha: Eu sinto medo de dar prejuízo (especifique de que forma) / Lateral do olho: medo de decepcionar a mim mesmo e aos familiares e amigos (especifique quem pode ficar decepcionado) / Embaixo do olho: é ruim pensar em ter que trabalhar demais (observe se vem cenas, imagens ao pensar nisso e expresse verbalmente) /Embaixo do nariz: e não ter tempo para família, amigos, lazer e para mim mesmo / Embaixo do lábio inferior: tenho medo do risco / Osso da clavícula: tenho  medo de crescer / Embaixo da axila: medo de sair da zona de conforto que me encontro/ Topo da cabeça: e se começar a dar certo? /Inicio da sobrancelha: as responsabilidades vão aumentar (especifique quais) / Lateral do olho: as contas vão aumentar (fala sobre quais dá mais medo) / Embaixo do olho: medo de não conseguir segurar o sucesso / Embaixo do nariz: medo de ser alvo de violência, assalto, sequestro... / Embaixo do lábio inferior: medo que os parentes queiram se aproveitar / Osso da clavícula: talvez eu não consiga impor limites / Embaixo da axila: não quero ficar escravo do trabalho

Faça várias rodadas. A cada rodada, observe seus pensamentos e sentimentos. Eles vão mudar e você vai mudando, cortando e acrescentando novas frases. Repita o processo até que não haja mais qualquer peso emocional ao pensar no novo empreendimento. Vai sobrar apenas o desejo, o prazer de pensar em realizar. Com algumas rodadas, é possível que você consiga esse feito, ou pode ser que exija mais tempo. Seja persistente. É possível também que surjam lembranças de fatos do passado que podem alimentar a insegurança. Observe também o surgimento de sentimentos de não merecimento, não se sentir capaz e etc... Caso surja, trate tudo com a EFT pois vai ajudar a melhorar a sua confiança. Lembrando que o exemplo dado é genérico. Para ter melhores resultados, personalize já a primeira rodada para o seu caso.

André Lima

*EFT - Emotional Freedom Techniques - Técnica que ensina a desbloquear a energia estagnada nos meridianos, de forma fácil, rápida e extremamente eficaz, proporcionando a cura para questões físicas e emocionais. Você mesmo pode se autoaplicar o método. Para receber manual gratuito da técnica e já começar a se beneficiar, acesse este link
 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 133


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Andre Lima   
André Lima é engenheiro e trabalha exclusivamente com autoconhecimento desde 2006. Vem divulgando e esinando em palestras e cursos presenciais e online sobre a EFT - Emotional Freedom Techniques, uma técnica revolucionária, simples e eficaz, para limpeza e cura de todos os tipos de emoções, pensamentos e crenças limitantes.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa