Menu

O presente não é bom o bastante?

Atualizado dia 6/26/2013 10:47:35 PM em Corpo e Mente
por Marco Moura


Facebook   E-mail   Whatsapp

A mente é inquieta, busca sempre algo para se distrair: música, internet, celular, um passatempo qualquer ou se entretém em seus próprios pensamentos. Acredita-se que a distração seja algo útil, pelo menos é melhor do que ficar sem fazer nada. Ficar parado incomoda, o silêncio incomoda, o presente incomoda. Afinal, o que há de tão ruim com o silêncio? Eu diria que no silêncio, nunca encontramos silêncio.

A mente não tem afinidade pelo silêncio, isso é fato. Também não tem afinidade pelo momento presente, caso contrário, não produziria tantos pensamentos como forma de escapar do aqui e agora. Se investigarmos o conteúdo dos pensamentos, chegaremos à conclusão de que eles só se relacionam ao passado ou ao futuro, nunca ao presente.

Para serem formados, os pensamentos precisam do conteúdo mental já existente, ou seja, o conhecimento. O que conhecemos são memórias de experiências já vividas e, obviamente, não refletem aquilo que aconteceu de fato, pois são formadas a partir de um ponto de vista parcial e tendencioso impregnado de cargas emocionais. Esse material distorcido é o referencial que usamos para reconhecer o momento presente. Observar o presente a partir desse referencial, portanto, anula a experiência do presente. É uma recriação do passado.

Sendo o conteúdo do pensamento o passado, onde mais o pensamento investe? No presente? Não, no futuro! Quando o pensamento não está mergulhado em suas crenças e opiniões, está direcionado ao futuro, criando expectativas, explorando situações para satisfazer seus desejos. A mente já encontrou no passado uma estrutura para classificar o que é bom ou ruim, certo ou errado; agora tem no futuro a esperança de satisfação. Se o conteúdo que usa já é distorcido, quanto mais aplicá-lo em uma situação incerta: o futuro. Enquanto isso, o presente continua esquecido.

Parece que não damos chance ao presente, não é? Já se deu conta de quanto tempo da sua vida você viveu realmente o presente? A nossa vivência no momento, recebendo informações pelos órgãos do sentido e tendo a experiência do sentimento, é rapidamente sobreposta pela atividade dos pensamentos, pelos movimentos do passado e do futuro. É disto que consiste o pensamento: da oscilação entre o passado e o futuro. Quando há essa oscilação, não há silêncio. É por isso que a mente não conhece o silêncio e não se sente confortável quando estamos chegando próximo dele.

No presente, não há essa oscilação. Não quando se está inteiramente presente. Sem oscilação, há silêncio e paz. Mas se olharmos para o presente a partir de onde estamos, a partir do referencial da mente apegada ao passado e ao futuro, não veremos possibilidade de paz, porque a nossa própria noção de paz é distorcida. O presente, portanto, nunca é bom o bastante para suprir os nossos anseios. Os objetos de satisfação estão no passado e no futuro, ou seja, nas miragens formadas na mente. No presente, só podemos encontrar o silêncio, e isso é tudo o que a mente quer evitar, pois representa a sua morte.

Mesmo assim, as pessoas buscam a meditação, buscam o silêncio; porque por experiência, comprovaram que não é na oscilação da mente que vão ter sossego. A vida já lhes mostrou que depender do exterior para ser feliz só leva à insatisfação. De algum modo, só vêem uma perspectiva de felicidade real e incondicional a partir da jornada interior. Buscando auxílio externo, ouvem falar da meditação. Mas uma ressalva: não leve a sua mente oscilatória para fazer meditação. Ela se agitará como um gato preso. Deixe os referenciais da mente - fontes de julgamentos e preconceitos - longe do ambiente de meditação. A experiência do momento presente é algo novo a todo instante e os pensamentos sempre ficam sobrando. Para haver silêncio, não há lugar para passado e futuro, certo ou errado. Para vivenciar o presente, é preciso abandonar os fardos do passado e do futuro para então relaxar.

Em resposta ao título "o presente não é bom o bastante?", entende-se que algo é bom quando gera satisfação. Satisfação a quem? Ao eu. Reconhecendo que esse eu é uma construção do passado em atividade rumo ao futuro, o presente não pode mesmo ser bom o bastante. Então deixo uma pergunta: este eu realmente sou eu?

Marco Moura

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marco Moura   
Marco Moura desenvolve no Centro Dao de Cultura Oriental (metrô Ana Rosa, Vila Mariana, São Paulo) atividades para o desenvolvimento integral de corpo e mente através da meditação budista, artes marciais e terapias orientais. Fisioterapeuta, faz atendimentos de Acupuntura; ministra aulas de Meditação, Chi Kung, Tai Chi Chuan e Kung Fu.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa