Menu

O QUE É FOTO KIRLIAN?

Atualizado dia 4/13/2010 2:22:55 PM em Corpo e Mente
por Instituto ISI


Facebook   E-mail   Whatsapp

1-A Bioeletrografia (Foto Kirlian) é uma técnica cujo objetivo é identificar os fenômenos concernentes às variações/perfis energéticos por ela registrados. Por ser profilática, a técnica indica mediante um diagnóstico específico, as melhores terapias/procedimentos para corrigir eventuais desequilíbrios no âmbito energético antes que cheguem, por precipitação, ao corpo físico.

2-A Bioeletrografia foi descoberta no Brasil em 1904, no estado do Rio Grande do Sul pelo Padre Landell de Moura, tendo sido re-descoberta “acidentalmente” em 1939 pelo eletricista Semyon D. Kirlian, na extinta República Soviética (URSS). Desde as primeiras pesquisas até os dias de hoje, o seu estudo vem revelando questões muito complexas entre os fenômenos energéticos por ela analisados e o corpo físico, como também, inflamando os debates sobre a sua legitimidade, posto que muitos céticos insistam em reduzir o método Kirlian a um mero efeito corona. O problema é que os céticos não se deram ao trabalho de fazer um estudo detido e aprofundado do método quando aplicado na área médica e em pesquisas psíquicas; muitos detratores simplesmente se recusaram em analisar a simetria entre as fotos e estados psíquicos específicos.

3-O termo aura cunhado pelos místicos e parapsicólogos ao campo eletro grafado pelo método Kirlian só é válido se aplicado no sentido científico do termo: um halo de natureza elétrica, comum a praticamente todos os corpos e seres vivos (Bioeletricidade). Na dimensão humana, esse campo sofre influências de natureza psíquica, tais como estados emocionais e pensamentos específicos. A Aura, do ponto de vista metafísico é um conjunto de corpos dotados de consciência extra física. Apenas um corpo fica situado entre o físico e não físico: o corpo etérico, que possui a sua vez, sete níveis ou densidades. Essa estrutura sutil é conhecida popularmente como corpo vital. Na Parapsicologia recebe o nome de Corpo Psicobioplasmático, ou apenas, Psico-vital(um nome bem exato).

4-A função do campo etérico, segundo a ciência yóguica, é carrear para o corpo físico a energia denominada Prâna(energia vital), uma das três forças fundamentais do universo, responsável pela “alimentação” ou animação da vida.A energia Prâna é constituída por sete correntes ou alentos que são assimilados e distribuídos pelo duplo etérico por meio dos sete dínamos psicobiovitais, os Chacras. Outra importantíssima função do duplo etérico é manter a coesão das moléculas físicas, fato já atestado cientificamente pelas correntes mais inovadoras da Biologia, que inclusive batizou o referido corpo de “campo morfogenético”, ou seja, um princípio que antecede e conforma o corpo físico mediante códigos informacionais nele contidos.


5-Os aspectos mais importantes na metodologia analítica estabelecida pela Kirliangrafia são:
1.1- Intensidade da energia vital.
1.2- Estrutura ou textura do campo (se está compacto, poroso ou falhado).
1.3- Os tipos de faculdades extra-sensoriais e seus respectivos graus de latência ou atividade.
1.4- Presenças de energias intrusas e parasitismo energético (miasmas).

6-As máquinas Kirlian usadas em larga escala, estão dimensionadas para obter somente fotos das extremidades dos dedos das mãos, fato que em nada diminui ou invalida o alcance do método: Temos, em todas as extremidades do corpo, terminações nervosas que refletem toda sua anatomia. Com efeito, pela obtenção das fotos dos dedos das mãos, podemos confeccionar um diagnóstico de considerável alcance, sobretudo se utilizarmos as correspondências das medicinas chinesa e védica, além dos mapeamentos feitos pelos pesquisadores russos.

7-Uma dúvida corrente envolve a questão da efemeridade: A Foto Kirlian capta apenas o momento ou uma fase? Respondemos: ambos, posto que o campo energético é dinâmico, captando e irradiando várias correntes energéticas a todo instante, ainda que condicionadas à estrutura peculiar da psique.

8-Sabemos que as mudanças ou oscilações psíquicas acontecem dentro de uma constante que não se altera tão facilmente. Por exemplo: se uma pessoa encontra-se depressiva e obtém as fotos, a depressão será constatada. Indicamos a essa pessoa que ela procure sair, pegar sol, divertir-se, enfim, interagir com a vida. Após essa extroversão a pessoa retorna para obter novas fotos. Certamente que as fotos irão acusar uma melhora, no entanto, a depressão continuará presente, pois as indicações não foram suficientes para atuar na matéria prima da questão. Além do mais, não podemos trabalhar no nível do imediatismo, já que dependendo das causas da depressão, é necessário empreender um trabalho que pode ser longo e sistêmico, cujos resultados certamente surtirão efeitos numa certa fração de tempo. Resumindo: Em relação ao corpo, a Foto Kirlian é profilática, mas em relação ao nível energético acusa um fato presente, atual.

9-Em síntese, o método Kirlian é uma ferramenta de enorme alcance, utilizada atualmente por pesquisadores de diversos ramos do conhecimento, inclusive Biologia, Física, Fitotecnia, Mineralogia e vários domínios da ciência médica, até mesmo na Psicologia. Mesmo para quem não aceita a técnica nos termos aqui expostos, ela se torna útil para analisar, por exemplo, o poder de condutividade de superfícies.

11-Aos interessados em consultar a Kirliangrafia, recomendamos que considerem o amplo espectro por ela abarcado, recordando que por saúde entendemos um todo de princípios energéticos coexistentes numa teia de relações recursivas e interdependentes. Portanto, um desequilíbrio energético nos intestinos, por exemplo, pode ser uma mensagem para que a pessoa digira melhor certas emoções, assim como disfunções nos órgãos sexuais podem estar refletindo energia criativa constipada ou uso inadequado da própria sexualidade.

12-Por fim, deixamos aos interessados no estudo da Kirliangrafia, nossos votos de incentivo para que mais profissionais disponibilizem esse recurso tão valioso, mas ainda escasso.

“O homem está infeliz porque esqueceu que é feliz”. Dostoievski

Marcio Isael Larsen


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Instituto ISI   
Mestrado em psicologia de Orientação Holística, na Lesley University, E.U.A., Certificação em teoria Integral pela Fielding University, universidade parceira do Instituto Integral, sob a liderança de Ken Wilber, autor da teoria Integral MBA em gestão de Qualidade Total na Fundação Getúlio Vargas, RJ – Brasil.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa