Menu

O Que É Impessoalidade

Atualizado dia 10/22/2012 10:40:06 PM em Corpo e Mente
por Amigos da Teosofia


Facebook   E-mail   Whatsapp

 

- - O Verdadeiro Eu Está Além do "Eu Pessoal" - -    

Autor: Robert Crosbie    

000

A impessoalidade - a condição de deixar de lado interesses menores e ir além do eu pessoal -  é quase sempre amplamente elogiada entre os caminhantes espirituais das mais diferentes tradições. No texto a seguir, Robert Crosbie desmistifica a questão de modo magistralmente simples, ao olhar para ela, do ponto de vista prático.  

00000

A questão da personalidade é tão vasta que pode parecer que uma solução satisfatória para ela seria semelhante à  solução de um complexo problema matemático. Mas, as maiores verdades são as mais simples. 

E se nós refletirmos por um momento sobre o que a impessoalidade não é,  talvez isso nos ajude a ver o que ela é.  

Alguns falam com grande ênfase contra a personalidade. 

Isso não prova que estão livres dela.  

Alguns falam pouco, mas o efeito do que é dito por eles é sugerir que eles, sim, são impessoais. 

Parecem muito modestos, mas sua atitude é apenas política.

Alguns têm medo de  falar sobre personalidade, e pensam que ela deve ser evitada como uma espécie de monstro perigoso. Outros ainda pregam uma doutrina de impessoalidade que tira da vida tudo que é humano e faz dela uma fria negação. 

Essa doutrina não tem paciência com a evolução; segundo ela, todos os erros devem desaparecer de um só golpe.

A impessoalidade não está em falar; não está em silenciar; não está em  insinuar; não está em evitar; não está em negar. E, sobretudo, ela não é uma diplomacia que funciona como uma máscara da ambição.  

A impessoalidade significa estar livre da personalidade, mas nenhum de nós a obterá de imediato; e já estaremos progredindo bastante bem se estivermos vencendo a personalidade de modo lento e persistente.

Para efeitos práticos: se estamos desenvolvendo um coração-de-criança; se estamos aprendendo a amar as coisas belas; se estamos tornando-nos mais honestos,   mais claros e mais simples;  se estamos começando a sentir o lado doce da vida;  se estamos gostando mais dos nossos amigos e ampliando o círculo da amizade; se sentimos que nosso sentimento de simpatia se expande; se gostamos de trabalhar pela Teosofia, e não pedimos por cargos, posições ou recompensas; se não nos preocupamos demasiado com  ser ou não ser impessoal -;  bem, isto é trilhar o caminho da impessoalidade.  

00000000000  

Da  revista "Theosophy",   Los Angeles,   edição de janeiro-fevereiro de 2007, p. 60.   Título original: "Impersonality".  Publicado anteriormente na obra  "The Friendly Philosopher",  Robert Crosbie, Theosophy Co.,  1945, 414 pp., ver pp. 127-128.     0000000000000000  

Visite sempre https://filosofiaesoterica.com/https://www.teosofiaoriginal.com/ e https://www.vislumbresdaoutramargem.com/.

Acompanhe nosso trabalho no Facebook Siga-nos pelo Twitter 
Para ter acesso a um estudo diário da teosofia original, escreva a [email protected]  e pergunte como é possível acompanhar o trabalho do e-grupo SerAtento.  

000000000000000000000000000000000000000000000000000

Texto originalmente publicado em https://www.filosofiaesoterica.com/  https://filosofiaesoterica.com/ler.php?id=733#.UIXlZcXA96M

Visite www.AmigosDaTeosofia.blogspot.com.br


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Amigos da Teosofia   
-- Uma Filosofia Universal -- Conheça a filosofia universal que ensina a arte de viver em paz. Elimine gradualmente as fontes de ansiedade e sofrimento. Ponha em movimento as causas do bem-estar interior. Leia sobre a visão de mundo que está construindo a civilização da fraternidade.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa