Menu

O que você varre para debaixo do tapete?

Atualizado dia 9/1/2016 9:05:27 PM em Corpo e Mente
por Suellen Barone


Facebook   E-mail   Whatsapp

O que você costuma varrer para debaixo do tapete e o que isso tem a ver com inteligência emocional?

Primeiro, vamos definir o que essa expressão significa. Quando falamos em "varrer algo para debaixo do tapete" estamos nos referindo à preguiça que temos, em algumas ocasiões, de terminar um serviço ou de resolver uma questão. Então, preferimos fingir que está tudo bem, que está tudo limpo quando, na verdade, não está.

A segunda questão é: quando varremos a sujeira para debaixo do tapete, ela some? Os problemas desaparecem? A sujeira deixa de existir simplesmente por não estar mais no nosso campo de visão?

Não, né? Elas continuam lá e vão acumulando até virarem um montinho não mais tão imperceptível assim.

No início, realmente, nós sequer notamos que a sujeira está lá, mas o tempo vai passando, o montinho vai aumentando e, quando menos se espera, vem o tropeção. A verdade é que ao esconder algo, ou fingir que o problema não existe, desejamos que uma mágica aconteça e que tudo suma, de uma hora para outra, ou se ajeite por conta própria sem nenhum esforço, feito mágica. Mas não é assim que as coisas acontecem.

Eu entendo, sentir preguiça emocional nesses momentos é até natural. E isso ocorre porque o nosso cérebro é preguiçoso. Ele é eficiente, mas busca gastar o mínimo de energia possível tentando burlar tudo aquilo que nos leva a realizar um esforço além do esperado, pois ele não quer se cansar e, vamos admitir, resolver questões emocionais dá um trabalhão!

Às vezes, crescer doi, mas é bom! E é essencial para se ter uma vida com qualidade. Pessoas que são emocionalmente maduras são autorresponsáveis e sabem da importância de se conhecerem. Se eu tenho um determinado sentimento e faço de conta que ele não existe, ele não evapora. A emoção fica lá no fundo acumulando e aí um belo dia explode.

Se você tem uma questão mal resolvida e simplesmente escolhe não pensar nela, isso não fará o problema desaparecer. Ele ficará escondido durante um tempo e, enquanto isso, é até possível que você nem se lembre da situação. Só que tem um detalhe: geralmente, as questões das quais a gente mais quer se livrar costumam ser as mais fortes, mais intensas e mais negativas. E essa sujeira emocional, se não foi digerida, fica se alimentando das nossas sombras.

Então, para você que busca a maturidade emocional, que quer resolver suas questões de forma efetiva, o melhor caminho é se olhar com carinho, se vigiar, se cuidar e se autoconhecer.

Gostou do que leu? Então, curta e compartilhe. Faça essa mensagem chegar a mais pessoas!
Você pode acompanhar mais sobre este assunto no Periscope ou no meu canal do youtube.


Suellen Barone
Coach de Inteligência Emocional e Relacionamentos, especialista em Neurociências e Jornalista
Facebook: Suellen Barone – Neurodicas
Periscope: Suellen Barone - Neurodicas
YouTube: Suellen Barone
Instagram: @Neurodicas

Linkedin: Suellen Barone
Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Suellen Barone   
Coach de inteligência emocional em relacionamentos, especialista em neurociências e jornalista.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa