Menu

O Resgate do Prazer de Viver – uma abordagem holística

Atualizado dia 12/15/2011 11:51:43 AM em Corpo e Mente
por Marcelo Hindi


Facebook   E-mail   Whatsapp

Vivemos em uma sociedade de consumo e é inegável que nossas motivações se dirigem aos valores predominantemente materiais. A realização está associada à posse, ao status e nesse sentido o indivíduo pode ser valorado, definido pelo que consome. A ilusão de separação, do ser humano em sua multidimensionalidade, leva a uma tentativa de satisfação das falsas necessidades, de acordo com cada aspecto da vida - afetivo, material, espiritual e social - de modo fragmentado, superficial e imediatista. E, desse modo, um sentimento de instabilidade, de insegurança, de carência de sentido se instala na vida das pessoas. Por isso, por mais que o sujeito se esforce para sentir prazer, mais a insatisfação se apresenta. É como correr em direção de uma miragem.

Solidão, autoestima baixa, ansiedade, medo, desconfiança, falta de sentido para a própria vida, compensações nocivas ao desprazer são desafios muito frequentes que se somam à percepção de que a vida, assim como o tempo, escorre pelos dedos.

Nesse sentido, objetivamos estimular o entendimento do Estar no mundo para Ser no mundo, por meio do vislumbre de uma proposta de transformação, com vistas a uma vivência mais humana, integral e realizadora. Este é o papel da abordagem holística, que vê o homem em sua totalidade, como um ser integral, de modo que cada parte só faz sentido se for compreendida no todo.

Desse modo, o autoconhecimento dirigido sob a perspectiva holística, proporciona o resgate da autonomia, do prazer de viver, da segurança e da estabilidade emocional, levando-se em conta as potencialidades inerentes a cada pessoa. O benefício que a visão holística proporciona se estende para o todo social, afinal, quando o sujeito se sente em paz e satisfeito, se percebe de modo nutritivo inserido em seu contexto, e uma saudável percepção do "eu" é a base para uma saudável descoberta do "outro".

Experienciar a beleza e a harmonia da vida em sua totalidade, com habilidade e desenvoltura para lidar com os desafios que eventualmente se apresentam, sentindo força, motivação e entusiasmo, além de oferecer uma crescente consciência do eu, abre caminho para a integração e a experiência criativa e madura de felicidade. Sobre ela, falaremos noutra ocasião. Um abraço.

Marcelo Hindi é Psicoterapeuta Holístico

www.terapiaviverbem.com.br

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 22


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcelo Hindi   
www.colegiomistico.com.br www.zerandokarma.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa