Menu

O riso e os opostos como medicina

Atualizado dia 6/21/2011 3:01:21 AM em Corpo e Mente
por Tatiana Menkaiká


Facebook   E-mail   Whatsapp

"Ó Heyokah!
Faça-me rir para que eu volte a ser humano.
Permita-me ver o meu caminho torto.
Ó Heyokah!
Como é que você pode ser assim - do contra,
e me fazer aprender tanta coisa?"


Em todos os caminhos, a maior medicina é o riso, desopila, tira o stress e faz a gente se dar conta de não levar-se tão a sério. Levar-se a sério em demasia nos torna cegos para situações que poderiam ser encaradas de forma bem mais simples e fluida.

Conforme os Sioux, chamam de Heyokah, ou os Hopi e Pueblos, o chamam de Koshari, um xamã que lida com a energia primordial criadora, que chamam de Espírito do Trovão. Nas tribos, o Heyokah era uma pessoa que se fantasiava em festas para brincar com a comunidade e com sua astúcia e graça impulsionavam o processo de cura.

Se o Heyokah é um palhaço, ou apresenta-se nessa forma, pode ser também uma energia poderosa de cura que está além do palpável. Jamie Sams comenta: "Heyokah é um palhaço, diferente dos outros, possui grande sabedoria e leva seus ensinamentos através do riso e dos contrários. Este trickster sagrado faz com que você pense por você mesmo e chegue às suas próprias conclusões, levando-o a questionar se aquilo que os outros dizem ou fazem é verdadeiramente correto. No momento em que as pessoas são levadas a pensar por conta própria, começam a colocar à prova as suas próprias crenças; aquelas crenças vacilantes, que pertencem ao passado e se apoiam em muletas, passam a ser testadas. Se as muletas não derem o apoio necessário e as pessoas caírem, terão aprendido mais uma lição de vida. Porém, se elas pararem para pensar, testarem algum ensinamento através da própria experiência e sentirem que este ensinamento é verdadeiro, a crença vacilante transforma-se num sistema de conhecimento que poderá acompanhá-la pelo resto da vida".

É sim um caminho que podemos percorrer nós mesmos, uma energia que pode ser acessada por cada um de nós. Essa energia nos ensina através da brincadeira e dos opostos a rirmos de nós mesmos e a lidar com as adversidades da vida de uma forma mais leve, porque a alegria, o riso, a brincadeira quebram o medo e a estagnação, logo trazem a cura.

Em várias tradições vamos encontrar essa energia, com os mais diversos nomes, Hermes, Loki, Exu, Pomba-Gira... Enfim, eles estão aí muito presentes, e podem se chamar João, Maria, José... adoráveis trapaceiros da sisudez humana, são mestres que estão no caminho, na sua simplicidade e singeleza, estendendo a mão com um sorriso nos lábios, convidando-nos a brincar.

Sorria para cada parte de seu corpo, sorria para sua alma, sorria para seu coração, sorria para o MUNDO, libere a energia contida com uma boa gargalhada!

"A gargalhada é o sol que varre
o inverno no rosto humano." (Victor Hugo) 


Paz, Gratidão e muitos Risos,
Menkaiká

Texto Revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Tatiana Menkaiká   
Terapeuta xamânica, thetahealer®, facilita cursos e vivências xamânicas.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa