Menu

O Ser integral

Atualizado dia 6/16/2020 8:06:44 AM em Corpo e Mente
por Maria Isabel de Oliveira


Facebook   E-mail   Whatsapp

Caminhar é um exercício natural do homem. Afinal, você nasce deitado, primeiro aprende a sentar com a ajuda de terceiros e muito esforço; em seguida se põe de quatro, como a maioria dos filhotes mamíferos; levanta-se, enfim, sobre seus frágeis e delicados pés, cai, levanta, cai, levanta, cerca de 1.620 vezes, segundo pesquisas, e então sai andando desajeitado, mais ou menos equilibrado e todo seguro de si... até levar o próximo tombo e esfolar novamente o joelho, pondo em dúvida os benefícios de se manter sobre duas pernas, insistindo nesse exercício sacrificado que é o caminhar.

Você cresce e em tempos de acomodação tecnológica passa grande parte do tempo sentado, seja na sala de aula, no carro, diante da TV (com controle remoto!) ou dos games instalados no seu computador. Você namora confortavelmente (sentado) via Internet, pode matar a saudade, superando quilômetros de distância, movendo apenas um dedinho, tocando de leve as teclas do telefone sem fio, que oferece a vantagem extra de uma conversa calorosa (deitado) sob lençóis macios e cobertor peludo.

Todas as engenhocas modernas vão inibindo e minimizando os movimentos naturais do homem. Atualmente, subir escadas ou ladeiras e até mesmo ficar em pé, numa fila de banco, por exemplo, representam sacrifícios enormes ao nosso acomodado (e algo desengonçado) corpo.

Esgotamento físico e mental é assunto presente na mídia e estresse é jargão tão comum no vocabulário do nosso dia-a-dia que até ganhou a forma aportuguesada, com um “e” no começo, outro no final. Esse cansaço excessivo, a falta de pique, muitas vezes sem motivo aparente, serão resultantes apenas do desgaste físico que o corre-corre cotidiano nos impõe? Há de fato muita correria, mas podemos nos deslocar mais rápido com a ajuda de um automóvel para cumprir nossa agenda. Assim como nossos aliados de quatro rodas, cada vez mais geringonças tecnológicas nos acomodam na lei do mínimo esforço; é claro que precisamos coordenar todas as tarefas e aí a mente entra em ação. Mas por que o corpo padece tanto, se muitas vezes nem é acionado nessa roda-viva diária? Você pode sair da sua cadeira giratória simplesmente moído ao final do expediente, apesar do design anatômico e dos seus tolhidos movimentos...

CORPO, MENTE e ESPÍRITO são as três dimensões inseparáveis que constituem o ser humano. Somos um SER INTEGRAL e, assim, o cansaço físico e a falta de energia traduzem também desgastes mentais e espirituais. Corpo em dia, forte, vigoroso, com tudo em cima, músculos superdesenvolvidos, modelagem “localizada”... mas cansado. Atingir a perfeição do corpo para que ele sustente nossos músculos, sangue, pele e ossos será suficiente para sustentar ainda os desafios impostos à mente e as inquietudes experimentadas pelo espírito?

Por ser o suporte material do homem o corpo muitas vezes é louvado de forma exagerada por aqueles que perseguem obsessivamente a perfeição da máquina humana. Ou relegado a um plano secundário por intelectuais e espiritualistas, pessoas que privilegiam seu lado imaterial e abstrato. Muita cerveja, uísque ou caipirinha estão presentes nas rodas dos bares onde mentes brilhantes discutem os destinos do mundo, resultando em barriguinhas proeminentes, fígado cansado, não raro compondo o visual com cabelos encaracolados, roupas despojadas e total falta de tempo para cuidar da aparência, o que incluiria necessariamente boa dose de bioenergética.

Durante anos de consultório sempre percebi em meus pacientes, nas sessões iniciais, uma relutância em aceitar a necessidade das terapias corporais, em conjunto com as terapias mentais e espirituais. Eis o questionamento: afinal, se a mente tudo comanda por que não manter a energia do corpo em equilíbrio somente à custa do pensamento positivo direcionado para essa finalidade? Aos poucos, durante o processo terapêutico, eles descobriram que nossas engrenagens, quando usadas de maneira inadequada ou insuficiente, emperram ou sofrem desgastes. Articulações bloqueadas, rins incapazes de exercer sua função filtrante por falta de água no organismo, fígado desgastado pelo constante processamento de alimentos pesados e tóxicos, coração e pulmões trabalhando em potência mínima, inaptos para responder quando solicitados em suas cargas máximas. Extremidades dormentes, pele e cabelos sem viço, unhas quebradiças. O corpo é a forma que sustenta no plano físico, nossa mente, nosso espírito; uma máquina sofisticadíssima e, como tal, necessita de manutenção, lubrificação, revisões periódicas, acionamento constante, habilidade no trato e muito carinho.

Podem nos parecer estranhos alguns tipos de exercícios físicos que desvinculam o movimento em si da atividade mental, inibida por sons altíssimos ou marcação estridente do instrutor através de palmas ou gritinhos. Quanto ao espírito, nem se fale: nesses momentos de furor corporal deve ter saído para dar uma voltinha... Qualquer que seja a sua idade procure escolher uma atividade que privilegie essa integração porque, como já disse, as três esferas — corporal, mental e espiritual — são, na verdade, uma coisa só. Curta tudo o que lhe agradar, mas lembre-se de que a comunhão desses três níveis dotados de energias diferenciadas é fundamental para que você esteja inteiro, seja INTEGRAL.

Um corpo doente favorece a confusão da mente e sujeita-se a ataques psíquicos; medo, inveja, ódio, raiva e outras tantas qualidades mesquinhas assumem proporções descomunais num sistema minado por doenças ou idéias negativas. Sem o confortável suporte do corpo, o espírito não encontra paz. Por isso, adote o prazer, o conforto, a saúde como metas indispensáveis do seu desenvolvimento intelectual e espiritual.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 210


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Maria Isabel de Oliveira   
Maria Isabel de Oliveira tem formação em Cosmobiologia e Naturopatia, especialização em Fitoenergética e pós-graduação em Análise Bioenergética.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa