Menu

O trabalho é um ato de devoção

Atualizado dia 7/19/2011 3:38:37 PM em Corpo e Mente
por Camilo de Lelis Mendonça Mota


Facebook   E-mail   Whatsapp

Numa recente conferência em que participei no interior paulista, o Dr. Farhad Shayani fez uma consideração crítica bastante interessante sobre o enfoque que a sociedade de consumo tem dado hoje à questão do trabalho em relação aos jovens. São muitas as motivações para que os que iniciam sua vida profissional conquistem o sucesso antes dos 30 anos. A meta principal é ser um exemplo de eficiência, para que se ganhe logo o primeiro milhão. Eu já havia observado tal tendência ao procurar informações sobre cursos universitários em algumas entidades privadas. O marketing de tais instituições é direcionado também por essa obsessão pelo sucesso, pela conquista do seu espaço no Mercado.

Tal tendência a aferir valores puramente materiais à vida profissional tem me levado a refletir sobre como é crescente a insatisfação das pessoas em suas ocupações. Ao mesmo tempo, ainda consigo encontrar pessoas que, ao contrário, despertam-me uma grande satisfação por ver como executam suas funções com prazer, com verdadeira intenção de servir e, por conseguinte, com devoção pelas bênçãos que o trabalho lhes traz.

No primeiro caso, imersos no mar da vida material, esquecem que o trabalho é uma conquista humana e também uma dádiva divina, não importando se a função é simples e humilde, ou complexa e delicada. É nesse ponto que começam a surgir os conflitos interiores, as dificuldades de autorrealização e a perda do significado do que é prosperidade e de como alcançá-la. O trabalho se torna assim algo alienante, conforme denunciado por Karl Marx.

No entanto, uma mudança de paradigma em nossa maneira de enxergar a nossa função no mundo revela que a alienação pode ser superada quando realizamos nossas tarefas de acordo com aquilo que sentimos intimamente como sendo nossa realização pessoal e verdadeira. Ao percebermos o trabalho como um ato de devoção ao Criador, como uma oração prática que nos conecta ao mesmo tempo a nós mesmos, aos nossos irmãos (a humanidade) e a Deus (nossa Fonte de Inspiração), damos um passo fundamental para melhorarmos nossa qualidade de vida.

"Alcançar a perfeição na profissão é considerado adoração a Deus. Enquanto estás te ocupando em tua profissão, podes recordar do Ser Verdadeiro", afirmou ‘Abdul-Bahá em um de seus escritos. Tal zelo para com o conhecimento próprio é também uma escada para chegar à presença da força divina em nós, pois faz parte do empenho que precisamos ter para nos tornarmos antes um servidor da humanidade e não apenas um escravo do Mercado.

Tal princípio pode ser útil também nas pequenas realizações da vida: um filho que ajuda o pai num ofício, um marido que ajuda a esposa nos trabalhos do lar, na mãe ou no pai que orientam o filho na hora do estudo para a prova. Tudo o que fazemos é uma forma de trabalho, às vezes remunerado, outras vezes, por simples doação em prol de algo útil a ser feito.

Enquanto mantivermos nossas mentes firmes naquilo que estejamos fazendo e procuramos fazer cada vez melhor, estaremos contribuindo para nosso aprimoramento pessoal, emocional, mental e espiritual.

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Camilo de Lelis Mendonça Mota   
Terapeuta Holístico, CRT 42617, Psicanalista, Mestre de Reiki, Karuna Reiki, Terapeuta Floral. Atendimento terapêutico em Araruama-RJ, São Pedro da Aldeia-RJ e Saquarema-RJ com hora marcada Tel. (22) 99770-7322. Visite também o site www.camilomota.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa