auravide auravide

Organize-se - Housekeeping - ambiente externo e interno


Facebook   E-mail   Whatsapp

Nosso ambiente externo reflete como está nosso ambiente interno. Se você tem dificuldades para organizar ou manter organizada a sua casa, ou gavetas, armários, você pode usar esta técnica porque vai lhe ajudar bastante.

O termo housekeeping significa limpeza e arrumação da casa. Foi muito utilizado nas empresas como uma parte do programa japonês 5 S, um programa da área de qualidade que ensina a empresa a se organizar e manter esta organização. Você pode aplicá-lo na sua casa.

A técnica tem 3 passos:

1- Organização, utilização e descarte.
2- Arrumação e ordenação.
3- Limpeza e higiene.

Um ambiente bem organizado, ordenado e limpo contribui para a saúde integral, bem-estar e prosperidade. Fazendo Housekeeping, você pode eliminar a papelada desnecessária e amontoada em gavetas, arrumar e manter organizados os armários, poderá encontrar os locais adequados para cada coisa e achá-los com facilidade. Isto realmente areja a sua mente e desbloqueia as energias que estão estagnadas.

Para fazer uma transformação assim você precisa estar disposto a romper com alguns paradigmas, desapegar-se de algumas coisas, o que no nível mental significa desapegar-se de algumas ideias, aprendizagens e eliminar pensamentos do estilo:

“Não vou jogar isto fora porque um dia, quem sabe, talvez, eu possa vir a precisar por alguma coisa”.
“Não me serve mais, mas foi tão importante na época que ganhei, que não posso me desfazer deste vestido”.
“Vou deixar aqui empilhado e amanhã eu arrumo...”
“Vou colocar aqui provisoriamente e depois arrumo um lugar definitivo”.
“Nunca vou usar, mas me dá um dó desfazer-me disto...”

Se você quer se manter em sintonia com a abundância, com sua mente arejada e organizada este é um bom começo.

Utilize a metáfora da organização da casa para organizar-se internamente. Dê um comando a si mesmo de que cada movimento que faça neste processo corresponderá à organização, utilização, descarte, arrumação, ordenação, limpeza e higiene do seu mundo interno. Você pode aproveitar cada atividade para fazer terapia consigo mesmo.

Vamos lá...

1- Faça um pequeno planejamento e de acordo com o tamanho da sua casa estabeleça um período em que estará trabalhando em cada cômodo, de acordo com a necessidade.

2- Em cada cômodo siga a seguinte orientação:
a- Se estiver mexendo em uma gaveta com papéis, separe os documentos que são importantes, e que deverão ser guardados, daqueles que você deverá descartar. Se possível, guarde os importantes em uma pasta. Descarte os que não são úteis e não servem mais.
b- Se for um armário com roupas, separe as roupas que não usa há mais de um ano, as roupas que não lhe servem mais ou estão demasiado velhas. Faça o mesmo com sapatos. Verifique o que você pode vender em um brechó ou doar ou descartar. Faça isto e abra espaço para o novo em sua vida.
c- Se estiver mexendo na cozinha, verifique os utensílios que não são úteis, xícaras, pratos quebrados, veja o que pode ser doado, vendido ou descartado e dê destinação a tudo. Deixe apenas o que funciona e é útil. Menos é melhor.
d- Faça uma análise dos seus móveis: cadeiras quebradas, sofás ou poltronas precisando de reformas, móveis que não quer mais e dê a destinação. Despreocupe-se se não tem dinheiro para as reformas agora, faça um plano de ação para as trocas, reformas e aquisições e coloque-o em prática dentro do tempo que estabeleceu.
e- Verifique se você está guardando eletroeletrônicos estragados. Segundo o Feng Shui isto é energia estagnada e atrapalha significativamente a sua prosperidade. Veja o que pode ser consertado, inclua no plano de ação o que não tem conserto, descarte ou venda para uma loja que reaproveita peças.
f- Uma dica interessante: aquilo que você usa diariamente deve ser guardado nos pontos mais baixos, mais acessíveis dos armários. O que usa semanalmente, nas partes de cima e o que usa apenas de vez em quando pode ser guardado nos maleiros e partes mais altas dos armários.
g- Lembre-se de colocar flores na casa. Abrir as janelas para que o sol entre, o ar se purifique.

Até então as dicas são para o ambiente físico. Um exemplo para que você faça sua autoterapia: Enquanto estiver mexendo em uma gaveta, rasgando papéis e separando o que é importante do que não é, você pode dar um comando à sua mente mais profunda para que vá eliminando as crenças equivocadas e que conserve aquelas que o ajudam a ter alegria, bem-estar, motivação.

Você pode também quando estiver descartando eletroeletrônicos que não funcionam, dizer à sua mente para descartar as emoções reprimidas. Você pode dar este comando também quando estiver lavando cozinha, banheiros.

Benefícios de aplicar a técnica:

a- Você vai aproveitar melhor os espaços disponíveis da sua casa. Mentalmente você diminuirá os ruídos mentais que causam ansiedade, agitação e mal-estar emocional.
b- Utilizando os seus próprios recursos fará com que sua casa (interna e externa) fique mais bonita, mais leve, mais gostosa de estar.
c- Maior conforto e comodidade.
d- Limpeza dos ambientes interno e externo. Cabeça leve, comunicação mais fluida, sentimento de organização e limpeza.

Bom, lançada a ideia, espero que lhe ajude a se organizar e se sentir mais feliz!

Abraços

Com amor,

Keli

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 19


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Keli Soares   
Pós-graduada em Gestão de Pessoas; Graduada em Psicologia; Formação na Abordagem Ericksoniana, Abordagem Estratégica; PNL e Coaching. Psicoterapia, hipnoterapia, terapia breve. Analista de PI (Predictive Índex) – Arquitetura Humana – Brasil. Treinamento e consultoria na área de Gestão de Pessoas.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa