Menu

Os benefícios das terapias naturais para desinstalar a ansiedade do nosso corpo.

Atualizado dia 5/11/2011 9:34:18 AM em Corpo e Mente
por Cyda Dominne


Facebook   E-mail   Whatsapp

"Uma boa massagem aquieta a mente, relaxa os músculos e remove os bolsões físicos da ansiedade"... "A cura pela energia é uma modalidade muito suave, em que o terapeuta envia energia sutil através das mãos para restaurar o equilíbrio físico e emocional. É excelente para manter o bem estar e dissipar ansiedade aguda ou crônica".  (Judith Orloff, M.D.)

Através do tempo, o efeito acumulado da ansiedade condiciona o corpo a precisar sempre de adrenalina. Acostumada ao ritmo acelerado e alarmado, ficamos irritados quando temos tempo para parar e relaxar.

A sensação de impaciência se instala e a mente começa a procurar o que fazer. E dispara os processos de preocupação com as atividades futuras. A mente ativando este estado negativo associa as emoções guardadas no corpo e as memórias somadas nos colocam num complexo estado de ansiedade generalizada. Pronto, a calma é quase impossível!

A autora do livro "Liberdade Emocional", Judith Orloff, relata a memória que isso acarreta em cada célula do nosso corpo, criando a memória emocional e menciona o trabalho da neurocientista Candace Pert.

"A talentosa neurocientista Candace Pert, que descobriu os receptores opióides do cérebro, oferece uma elegante explicação. Ela diz que todas as células do nosso corpo que somam cem trilhões, tem a capacidade de armazenar memória e emoção em cadeias de aminoácidos chamados neuropeptídeos. Ela os denomina "moléculas da emoção" em seu livro que leva esse título. Os músculos propiciam uma hospedagem maravilhosa para a angústia reprimida. A ansiedade que você sentiu quando foi demitido dez anos atrás continua viva, residindo em seus ombros e em suas costas. É por isso que, quando você recebe uma massagem nesses músculos, lembranças de coisas antigas voltam de repente. O que está acontecendo aí? As lembranças alojadas nos músculos são ativadas. Já tive as mais vívidas recordações emocionais durante massagens".

"A ansiedade reside tanto na mente como na própria estrutura corporal. Superá-la talvez exija mais do que psicoterapia. Às vezes, é preciso usar técnicas mais concretas para desalojar o que está emocionalmente entranhado no nível físico. Podem ser massagens, tirando literalmente a ansiedade do corpo, acupuntura e outros métodos baseados em energia. A verbalização, somente, pode não atingir o nível físico, mas vários métodos, sim: massagem, acupuntura, cura pela energia, exercícios e meditação.

Além de reduzir a ansiedade, essas terapias da energia podem levar ao estado alterado mais divino. Quando a mente linear relaxa, a intuição é mais aguçada. Durante um tratamento com massagens ou acupuntura, a pessoa pode ter súbitos insights que favorecem uma abertura emocional. A armadura física de tensão muscular para se prevenir contra a ansiedade obstrui essas intuições vitais. Quando se emprega a terapia da energia, o corpo fica menos defendido, os canais energéticos se abrem e clareza retorna". 

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Cyda Dominne   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa