auravide auravide

Os quatro métodos de diagnóstico da MTC (Medicina Tradicional Chinesa)


Facebook   E-mail   Whatsapp

A Medicina Tradicional Chinesa considera todas as partes do corpo em relação a todas as outras partes, de modo que o nariz está ligado ao pulmão e ao seu meridiano, mas também tem uma relação com o intestino grosso através do ponto hegu (LI-4 - o fundo do vale); as unhas podem refletir as condições das energias do fígado, bem como observando a língua podem ser avaliados órgãos e vísceras. Todos estes sinais e símbolos são, então, contextualizados e analisadas como um todo e, por vezes, são contraditórios. Cada particular pode ter um peso diferente se confirmado ou refutado por outros detalhes, revelando -ou não- o todo. Em Lingshu está escrito: "O colorido da pele, os pulsos, os sintomas formam uma totalidade, como a voz e seu eco, como a raiz e as folhas de uma árvore; não podemos imaginar um sem o outro". Os quatro métodos de diagnóstico (Si Zhen) recolhem os dados, os sinais, os símbolos e os sintomas considerando que cada particular contém os elementos de todo o corpo bem como as relações recíprocas.

Neste texto você procede pelas quatro modalidades:

- Inspecionar e observar:
o primeiro método é chamado de Wang Zhen e consiste em observar a pessoa a ser tratada na sua aparência geral, no comportamento, na sua cor, na estrutura física, olhos, pele, urina, fezes, análise de língua, etc.. tudo isso como sinais e símbolos das energias do zang-fu, do Qi**** e do Sangue, dos meridianos e das emoções, ou seja, a condição em que se encontra a nossa energia de Xue com o Qi e nossa saúde.

- Auscultação e percepção olfativa:
o segundo método é chamado de wen zhen; consiste em ouvir os sons e cheiros do paciente, ou seja, a respiração, o cheiro de suor, da urina e fezes, esses também sinais da condição energética do corpo a ser tratado.


- Interrogar e escutar:
o terceiro método é chamado wen zhen e consiste em perguntar ao paciente sobre febre, calafrios, sudoreses, dor de cabeça e dores em geral, urina e fezes, apetite, sensações no peito e no abdômen, audição, sede, menstruação, anamnese patológica, medicação assumida, etc.. Estas informações também contribuem a definir o quadro energético a ser avaliado.

- Apalpar:
o quarto método é chamado an Zhen, é a apalpação da pele e de determinadas áreas do corpo, tais como os pontos de acupuntura e meridianos para detectar anomalias da pele, do abdômen, vermelhidão, partes duras, bloqueios e diferenças de temperatura, hidratação, tensão e presença de massas; lembre-se que a análise dos pulsos também faz parte do método.


A inspeção e a observação incluem a análise do visível e do exterior de cada pessoa, distinguindo aspectos velhos de evoluções recentes. Dos quatro métodos foi muito investigada em particular a análise da lingua. O Nanjing (Clássico das Dificuldades) refere que "O médico que conhece o estado do paciente através da inspeção é um médico brilhante, o médico que o detecta através de auscultação e do olfato é um santo, o médico que reconhece a status do seu paciente por meio de apalpação é um médico medíocre”. Todos os métodos de diagnóstico são de grande importância na definição do quadro energético. Não é possível contemplas todos os aspectos individuais da inspeção, vamos fazer então uma lista resumida com dicas e lidar com alguns detalhes e a avaliação da língua e da inspeção das costas.

Uma breve lista é a seguinte:

Observação da morfologia, das atitudes e do comportamento: é a aparência física, a forma do corpo e suas proporções, a condição robusta ou fraca, a corpulência ou a magreza, a condição dos membros, da postura e dos movimentos: o Suwen diz que "Durante o diagnóstico das doenças deve ser observado se o paciente é extrovertido ou introvertido e avaliar o estado dos ossos, músculos e pele, assim como ser competente em determinar a condição e ser capaz de estabelecer o diagnóstico e o tratamento”; teremos assim uma forma do corpo mais yang* ou mais yin, uma morfologia tipo Madeira ou Metal e assim por diante, de acordo com os Cinco Elementos.

Observação do Shen (mente) e das emoções: diz respeito ao estado mental do paciente, mas também sua emotividade; um Shen forte se manifesta com os olhos vivos, brilhantes e luminosos, o pensamento claro, a articulação de palavras, gestos e respiração regulares.

Observação da cor: a cor e o brilho indicam a condição de Xue e Qi, o yin e o yang e os Zang*****, mas acima de tudo das suas relações; no Lingshu está escrito que "O Xue e Qi dos doze canais e dos trinta e seis luo se concentram no rosto"; também é necessário avaliar o estado trófico da pele e tecidos; sempre Lingshu diz que "o azul para o fígado, o vermelho para o coração, o branco para o pulmão, o amarelo para o Baço-Pâncreas, o preto para os Rins, azul e preto correspondem à dor, amarelo e vermelho ao calor e o branco ao frio."

Inspeção da cabeça: é para observar as diferentes partes, como o rosto, sobrancelhas, bochechas, mas também olhos, ouvidos, garganta e pescoço, boca, dentes e gengivas, nariz, etc.; por exemplo, o nariz é a abertura do pulmão e a convergência do ar, é atravessado por Dumai e é a entrada de ar de natureza Yang; outros meridianos atravessam o nariz, tais como o do intestino grosso e do estômago; um nariz inchado denota presença de Qi patogênico, enquanto nariz amassado e com a ponta fria denota uma deficiência de Qi do pulmão.

• Inspeção da pele e apêndices: refere-se à análise da pele, mas também às unhas e o cabelo; a pele desempenha a primeira ação defensiva contra elementos patógenos externos, nela flui o Weiqi, que regula o calor e a função de suor, promove a expulsão de substâncias tóxicas, é a interface entre o ambiente externo e nosso corpo; as unhas são um excedente dos tendões e são regidas pelo fígado, elas são analisados de acordo com a forma, a cor, as ranhuras ou manchas e o tamanho das luas (por exemplo luas pequenas ou ausentes tendem a sofrer de deficiência de baço e estômago e sugerem ao paciente evitar alimentos e bebidas frias).

Observação dos membros e mãos: as características dos membros dependem da constituição do paciente e a sua morfologia (já tratada no primeiro ponto). Devem-se avaliar cuidadosamente as articulações, tais como pulsos, tornozelos e joelhos, deles se ramificam todos os meridianos e os pontos de acupuntura yin e yang são altamente eficazes para intervir no Qi e no Sangue; indicam o estado de vazio ou cheio e eventuais bloqueios também podem ser áreas doloridas; também são um método de diagnóstico as mãos, as palmas das mãos, a forma dos dedos, as dobras, a cor das pontas dos dedos, (vermelhas ou rosadas), indica uma boa circulação do Qi e do Sangue. O polegar é o dedo mais importante e indica as funções intelectuais e a constituição congênita, um polegar mais curto indica tendência à emocionalidade.

A observação das costas é considerada muito significativa, mas anda de mãos dadas com a apalpação das mesmas áreas, por outro lado, não deve ser esquecido que os quatro métodos de diagnóstico são praticados simultaneamente. A inspeção e a apalpação do abdômen têm sido objeto de análise em outra matéria e para nós é considerada como crucial para a avaliação no tratamento tuiná**. As costas são consideradas yang e são atravessadas pelos meridianos extraordinários Dumai e Daimai e por aquele principal da bexiga, mas também pelo meridiano divergente do rim; as costas são influenciadas pelos meridianos dos rins e pulmão e são atravessadas pelos meridianos musculares da Bexiga, Rim e Baço. Um déficit dos músculos paravertebrais pode indicar um vácuo de energia no Baço-Pâncreas que incide na aparência "carnal" de músculos, enquanto a rigidez ou bloqueios das costas na zona lombar são indicativos de Ar Frio ou Xue estagnado. A lordose congênita é influenciada pelas essências do jing**** renal, enquanto que muitas vezes é adquirida devido ao vácuo das energias do Baço e estômago, ou deficiência de yin. A Cifose afeta principalmente os idosos devido a uma escassez natural de jing renal. Finalmente, a escoliose pode indicar um vácuo Renal, mas também Umidade ou estagnação do Sangue.

O exame da língua para a diagnóstica chinês desempenha um papel muito importante tal como o da apalpação dos pulsos e, de acordo com nossa interpretação emprestada dos japoneses, da apalpação do abdômen. Nós vamos dar aqui somente algumas dicas gerais. Como já dissemos repetidamente, cada parte do corpo reflete o macrocosmo, de modo que o nariz refere-se à capa energética do pulmão. Para a MTC, a língua é a manifestação externa do coração (o Soberano Imperador de nossas energias) e o sorriso é sua expressão vocal, enquanto a alegria é seu aspecto emocional: é por isso que a língua é uma ferramenta de diagnóstico para todo o corpo humano. Testemunhos das análises da língua datam a partir do nascimento das tradições culturais e médicas da China e se sucedem durante todo o curso da história chinesa com escritos numerosos, estudos e enriquecimentos constantes; ainda hoje existem na China teorias novas e reavaliações pontuais sobre o exame da língua como método de diagnóstico.





Glossário:
*Yin e Yang são conceitos do taoismo que expõem a dualidade de tudo que existe no universo
**Dumai é um Canal energético Vaso Governador
***Tuiná: massagem chinesa frequentemente utilizada junto com outras técnicas terapêuticas
****Qi: fluxo harmonioso da energia vital 
*****Jing: uma das três preciosidades energéticas do corpo humano.
******Zang Fu. “San Jiao” costuma ser traduzido como triplo aquecedor, por sua associação com os processos relacionados ao metabolismo.
Fonte:
link



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Alexandra Carapinha   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa