Home > Autoconhecimento
OS VEGETARIANOS TAMBÉM COMEM SERES VIVOS

OS VEGETARIANOS TAMBÉM COMEM SERES VIVOS

por Deborah Valente B. Douglas

A alimentação é o processo pelo qual os organismos obtêm e assimilam alimentos ou nutrientes para as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento e reprodução.
Na linguagem vernácula alimentação é o conjunto de hábitos e substâncias que o homem usa, não só em relação às suas funções vitais, mas também como um elemento da sua cultura e para manter ou melhorar sua saúde.
Alimentação é um ato voluntário e consciente e é através dele que o ser humano obtém produtos para o seu consumo; é totalmente dependente da vontade do indivíduo. Nutrição é um ato involuntário e inconsciente e abrange toda uma série de processos que se realizam independentemente da vontade do indivíduo. É o processo em que todas as matérias sólidas e líquidas levadas ao trato digestivo são usadas para manter e formar tecidos, regular processos e fornecer energia.
A alimentação é diferente da nutrição. A primeira trata-se de um processo de ingestão dos alimentos; a nutrição conta com processos de digestão, absorção e excreção.
Então, podemos escolher os alimentos que vamos comer para que nossa nutrição seja completa.
Infelizmente, a alimentação é necessária para sobrevivermos. Digo infelizmente porque não passamos de canibais.
Vou explicar melhor. Nesta Terra tudo tem vida. Os animais, vegetais e até mesmo a energia do sol de que muitos se alimentavam numa época passada, possui um tipo de matéria ou substância que contém vida. Sendo assim, comemos seres vivos.
Muito se tem debatido pelo mal que a carne vermelha faz. Dizem que o animal quando vai para o matadouro sofre stress, além de toxinas que a carne pode conter. Os vegetais também possuem sangue. A seiva é o líquido que dá vida aos vegetais. Na seiva também existem microorganismos e toxinas próprias dessa espécie que são sugados da terra. Quem me garante que uma batata que é arrancada da terra, não sofre stress? Quem me garante que a cana de açúcar decepada por um facão, não produz algum tipo de toxina própria derivada da presença da morte?
Você pode estar pensando que tudo isso é besteira. Mas por que os jardineiros ou pessoas que cultivam plantas em suas casas, conversam com elas e as tratam com carinho, relatando, depois disso, ótimas floradas e sobrevivência de uma planta que estava quase morta?
Nascemos, vivemos e morremos. Os animais e os vegetais também são assim. Os vegetais possuem poderes curativos que os animais não têm. Mas os animais possuem certas proteínas e substâncias também necessárias à nossa nutrição, que os vegetais não possuem.
Por isso digo que infelizmente temos que nos alimentar. Por isso digo que somos todos canibais. Porque todos comemos seres vivos que morrem em favor da nutrição do homem.
A vida é mais complexa do que uma simples aparência. Ser radical num determinado assunto causa a não compreensão do todo. Os motivos que nos levam a ter determinadas atitudes, até mesmo o tipo de alimentação que vamos escolher, pode ter influências que jamais imaginamos. Criticar, pré julgar pode ser nocivo pelo não raciocínio da vida em sua criação. A natureza tem seus motivos e, apesar de termos inteligência, ela não é o bastante para compreendermos as nuances e as interligações entre vidas tão diferentes, e ao mesmo tempo similares, que fazem da nossa Terra um planeta vivo "ainda".

Texto revisado por Cris

Consulte grátis
Mapa Astral   Tarot   Numerologia  
 
Compartilhe
Facebook   E-mail   Whatsapp


Obrigado por votar
Gostou deste Artigo?   Sim   Não   
Avaliação: 4 | Votos: 28 Atualizado em 16/05/2009

Autor: Deborah Valente B. Douglas   
Comecei no Stum em 2001. Escrevia artigos como forma de desabafo, mas vi que a qualidade não estava boa. Estudei bastante e me aperfeçoei na poesia. Hoje tenho dois livros editados, O UM e ATOS REVERSOS, sob o pseudônimo de Alma Collins. Escrever é a sublimação do pensamento posto no papel. Espero que gostem 
E-mail: dvbd@uol.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
Sempre é tempo de amar
A água transformada em energia cura doenças
Sempre podemos nos reinventar
É possível `apagar´ lembranças ruins?
Dores da alma
Colocando as cadeiras na calçada

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

energia
I-Ching: 49 – KO - REVOLUÇÃO
Uma grande agitação traz como resultados mudanças radicais. É preciso mudar, mas aja sem egoísmo e não prejudique os outros.


energia
Runas: Ehwas
Discernimento, movimentar assuntos complicados.


5
Numerologia: Mudanças
A energia é nervosa e irrequieta Dia de muita excitação e impaciência. A mudança e a aventura estarão em pauta. Momento para sair de situações estagnadas e de investigar novas oportunidades. Seja flexível a adaptável.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes





 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa