Menu

Perdoar e Esquecer

Atualizado dia 11/19/2009 9:25:12 AM em Corpo e Mente
por Arjuna Queen


Facebook   E-mail   Whatsapp

Há muita controvérsia sobre a associação do perdão ao esquecimento. Há muitos que crêem que se algo foi perdoado de fato, também não será lembrado. Eu, particularmente, me associo aos outros tantos que crêem que o perdão não requer o esquecimento como consequência. Ou seja, um fato perdoado pode sim ser lembrado.

O perdão pode ser classificado como um sentimento. E, enquanto sentimento, pode ser associado à mágoa. Se um aperto no peito que ocorre quando um fato é lembrado, então, sim, concordo que o perdão ainda não aconteceu como sentimento. Pode ter acontecido como intenção racional, mas a emoção ainda não está equilibrada.

Por outro lado, a memória é uma característica pertinente ao funcionamento físico do ser humano. O cérebro é dotado da capacidade de manter registros ao longo da vida, portanto, negar a lembrança é querer negar uma característica implícita ao ser humano. Não nos é opcional. A memória está ali e pronto. Dessa forma, lembrar-se de um fato perdoado, ainda que se lembre do desagrado causado, não significa que o perdão não foi plenamente atingido.

Quando perdoamos, podemos optar por continuar ou não a conviver com quem nos causou o desagrado. Muitos infortúnios nos servem de aprendizado e mesmo tendo nos reconciliado, não necessariamente temos que manter contato. Podemos, certamente, estarmos em paz conosco e com quem nos cerca e ainda fazermos uso do nosso livre arbítrio para decidirmos com quem queremos dividir o nosso tempo.

A vida é uma constante mudança. Hoje, podemos gostar disso e amanhã não mais. Hoje podemos achar aquilo certo e amanhã não mais. Isso tudo porque a vida é aprendizado, portanto, uma constante mudança. Sempre que se apreende algo, se sobe um degrau. Subindo um degrau, temos a oportunidade de ver as coisas por outro ângulo, e assim aprendermos mais, mudarmos conceitos e acrescentarmos ou removermos conceitos.

O perdão é um grande aprendizado. É muito doído. Ninguém perdoa sorrindo. O perdão acontece depois de alguns vários sentimentos desagradáveis. Muito pior, então, quando tratar-se do auto-perdão. Perdoar a si mesmo só é possível depois do arrependimento, e este sim doi. Arrepender-se doi até fisicamente, mas a dor na alma é indescritível. Por isso que o perdão é sublime. É o resultado de um processo de transformação.

Assim, quando conseguir perdoar, seja quem for, seja o que for, deleite-se no regozijo desse sentimento plenamente. E se a sua memória lhe trouxer lembranças vez ou outra, agradeça, porque que o seu físico está funcionando normalmente! 
 

Texto revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 15


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Arjuna Queen   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa