Menu

Por que adoecemos? Parte I

Atualizado dia 8/19/2012 5:33:14 PM em Corpo e Mente
por Maria Aparecida Alves Pereira


Facebook   E-mail   Whatsapp

Por que adoecemos? Todos nós já fizemos esta pergunta algum dia, uma vez que adoecer traz sofrimento e sofrer não é algo agradável. Desde que nascemos, já entramos em contato com o adoecimento. Quando ainda bebês, experimentamos diversas doenças próprias de crianças como gripes, tosse, infecções de garganta, pulmonares, urinárias, refluxos esofágicos, infecções de ouvido, entre outras. Nesta fase, estamos entrando em contato com vírus e bactérias e com isso nosso corpo se inicia no processo de imunização contra os agentes infecciosos.

Mas, então, já nascemos sofrendo? Qual o papel do sofrimento e do adoecimento em nossa vida? Afinal de contas, crianças são anjinhos indefesos e não deveriam adoecer. Os pais ficam ansiosos e preocupados. Também eles não querem ver os filhinhos sofrerem e também não entendem o porquê de tanto sofrimento num corpinho de anjo.

Então, por que adoecemos? Aprendemos que as doenças surgem a partir de nosso contato com algum agente invasor, qual seja vírus, bactérias, estilo de vida, tipo de alimentação, etc. Sabemos que precisamos cuidar de nossa higienização, alimentação, de nosso corpo. Mas apesar de tudo isso ainda adoecemos. A ciência e a medicina nos trouxe até hoje um rol de conhecimentos e de formas de conduta para mantermos saudáveis. Se voltarmos um pouco na época, na Idade Média, o número de mortes por doenças infecciosas eram gritantes, se voltarmos mais no passado, constatamos que as mortes eram sempre precoces. A qualidade de vida, do meio ambiente, ausência de saneamento básico não contribuíam para a saúde da população em geral. Hoje temos saneamento, água tratada, alimentação abundante, ambiente esterilizado, medicações, e continua sendo difícil manter uma boa saúde.

Aprendemos que para ter uma vida saudável precisamos manter uma alimentação saudável e controlada, eliminar excessos de açúcar e sal, evitar alimentos em conserva, gorduras e carnes em excesso, conservantes. Também manter o corpo limpo, ágil, não aderir ao sedentarismo e buscar manter uma mente saudável com pensamentos positivos.

Mas, cá prá nós, isso acaba se tornando muito difícil, porque esse tal de pensamento positivo não conseguimos manter por muito tempo. E o que o pensamento tem a ver com o adoecimento e sofrimento humano? A partir da visão espiritualista de eras milenares e que vem ressurgindo em nossa época, o pensamento tem tudo a ver com o que ocorre em nosso corpo físico. Nossos pensamentos se manifestam através da mente que envia para o cérebro físico as energias que sustentam os pensamentos (positivas ou negativas) e a partir daí essas energias se espalham pelo corpo físico contaminando-o de acordo com o padrão das vibrações energéticas.

Quem pensa? Posso dizer que sou eu. Certo. E quem é este eu? Espiritualmente, o Eu é a nossa alma ou espírito o qual vibra energias conforme sua evolução e suas conquistas como ser. Assim, o espírito emite o que traz em si mesmo. Esta emissão em forma de energia se canaliza para o cérebro físico e atinge todas as células do corpo. É desse modo que a mente repassa ao corpo os pensamentos e sentimentos.
Pensamentos positivos, amorosos vão equilibrar o corpo e a alma e serão fontes de saúde. Pensamentos negativos como raiva, medo, culpa, tristeza, vão irradiar essa energia no corpo levando-o a adoecer com o tempo.

Então, quando um espírito encarna, traz consigo as experiências vividas no passado, boas e ruins, e assim traz também tudo o que precisa evoluir. Com isso pode trazer doenças kármicas como as doenças genéticas e congênitas. Essas doenças podem se manifestar na infância ou em outros períodos da vida. Se o espírito hoje encarnado é uma boa pessoa, fica difícil aceitar que Deus permita que alguém tão bom esteja doente. No entanto, nada sabemos do passado em outras vidas e se torna difícil aceitar que o adoecimento seja um trampolim para a evolução espiritual.

Nós somos seres de luz. Nosso corpo é energia condensada. Somos a evolução da pequena centelha divina que vem se desenvolvendo através dos milênios. Não somos somente carne. Com a morte a carne se liga aos elementos da terra e o espírito como energia fluída volta à sua casa. A passagem na carne é pura experiência evolutiva.

Adoecemos na carne com a descarga de energias desequilibradas que emitimos através da mente inconsciente onde se encontra todo arquivo de nossas vidas, e assim influencia toda a nossa vida atual. O sofrimento consiste num tipo de descarga do material deletério que vem do inconsciente e passa ao corpo físico.

A cada processo de descarga, o ser vai se melhorando, continuando sua evolução. Também podemos evoluir de outras maneiras, como por exemplo melhorarmos como seres humanos, sermos amoráveis pois o amor é a chave de tudo no universo. No entanto, como não conseguimos seguir o caminho positivo, ainda precisamos do sofrimento.

Somos assim, uma herança de nosso eu interior. Tudo o que fazemos e que nos acontece hoje consiste na colheita do que semeamos no passado. As doenças físicas e mentais nasceram em nosso passado através dos problemas espirituais, mas se fizermos hoje a mudança de rumo e nos melhorarmos como seres de luz, já estaremos nos auxiliando na busca da saúde física e mental hoje e no nosso futuro.

Maria Aparecida Alves Pereira
Psicóloga
Teç[email protected]

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Maria Aparecida Alves Pereira   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa