auravide auravide

A LIÇÃO DO SOFRIMENTO



O que nos ensina o sofrimento? Como nos comportamos diante das tempestades que nos atingem, os males que nos afligem, as perdas que nos ferem, as doenças que nos limitam ? Aceitamos, com resignação, aquilo que não podemos mudar, crescemos em espiritualidade, fortalecemos a nossa fé, ou, pelo contrário, nos revoltamos, nos desesperamos, nos amarguramos e nos tornamos céticos?

A vida nos ensina que o sofrimento é faca de dois gumes: alguns, quanto mais sofrem, como um diamante sendo burilado, crescem em humanidade. Tornam-se mais bondosos, compassivos, tolerantes, solidários. Outros desenvolvem uma revolta surda, silenciosa, que vai minando o seu ser, gangrenando-o.

Não há como evitar o sofrimento. Por mais que sejamos privilegiados em fortuna, em saúde, em inteligência, em beleza, em afeto, em qualquer curva da estrada, ele nos espera. Há até um verso de um poeta brasileiro, cujo nome me falta, no momento, que diz: ”Quem passou pela vida e não sofreu, passou pela vida, não viveu.” Sofrimento é, pois, contingência humana.

Alguns sofrem mais, outros menos. A razão dessa diferença está no carma e nos planos que o espírito fez para si próprio. Quando encarnados nos esquecemos, comumente, de nossos compromissos e, por isso, o sofrimento se torna, tantas vezes, um mistério para nós.

Mas, não é isso o que importa. O importante é como aproveitamos o sofrimento para o nosso crescimento espiritual. Sem a espiritualidade, o que nos resta? Somos apenas um grão de poeira perdido no cosmo ou um pequeno verme, arrastando-se no chão. Sem o desenvolvimento espiritual, só podemos nos entregar aos soluços e gemidos.

Se não permanecemos fundados e firmes na fé e inabaláveis na esperança, como podemos levar adiante a vida, cumprindo os compromissos do dia-a-dia e suportando a rotina e a dor? Dentro de nós mora a Força que haverá sempre de nos sustentar.

Jamais pensemos, pois, em sofrimento como castigo, mas como uma oportunidade de crescimento.

Maria Luiza Silveira Teles – Desejo lembrar aos leitores que, no dia 15 de Março, estarei fechando a minha agenda de 2005. Cursos e palestras em Educação, Psicologia, Filosofia e Espiritualidade, contato com a Profª Édina Helena Costa Mendes, telefone 38-32122570 ou e-mail ednacmendes@yahoo.com.br
Publicado dia 19/1/2005
  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14



foto-autor
Autor: Maria Luiza Silveira Teles   
Fui professora de Inglês e, depois, professora universitária de Psicologia e Sociologia. Tenho 29 obras publicadas pelas editoras Vozes, Brasiliense e Parêntese. Hoje, trabalho como professora-visitante por todo o Brasil, sou consultora pedagógica e editorial e faça Reiki nas pessoas necessitadas que me chamam.
E-mail: marialuiza60teles@yahoo.com.br | Mais artigos.

Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa