Menu

A LIÇÃO DO SOFRIMENTO

Atualizado dia 1/19/2005 11:43:49 PM em Autoconhecimento
por Maria Luiza Silveira Teles


Facebook   E-mail   Whatsapp

O que nos ensina o sofrimento? Como nos comportamos diante das tempestades que nos atingem, os males que nos afligem, as perdas que nos ferem, as doenças que nos limitam ? Aceitamos, com resignação, aquilo que não podemos mudar, crescemos em espiritualidade, fortalecemos a nossa fé, ou, pelo contrário, nos revoltamos, nos desesperamos, nos amarguramos e nos tornamos céticos?

A vida nos ensina que o sofrimento é faca de dois gumes: alguns, quanto mais sofrem, como um diamante sendo burilado, crescem em humanidade. Tornam-se mais bondosos, compassivos, tolerantes, solidários. Outros desenvolvem uma revolta surda, silenciosa, que vai minando o seu ser, gangrenando-o.

Não há como evitar o sofrimento. Por mais que sejamos privilegiados em fortuna, em saúde, em inteligência, em beleza, em afeto, em qualquer curva da estrada, ele nos espera. Há até um verso de um poeta brasileiro, cujo nome me falta, no momento, que diz: ”Quem passou pela vida e não sofreu, passou pela vida, não viveu.” Sofrimento é, pois, contingência humana.

Alguns sofrem mais, outros menos. A razão dessa diferença está no carma e nos planos que o espírito fez para si próprio. Quando encarnados nos esquecemos, comumente, de nossos compromissos e, por isso, o sofrimento se torna, tantas vezes, um mistério para nós.

Mas, não é isso o que importa. O importante é como aproveitamos o sofrimento para o nosso crescimento espiritual. Sem a espiritualidade, o que nos resta? Somos apenas um grão de poeira perdido no cosmo ou um pequeno verme, arrastando-se no chão. Sem o desenvolvimento espiritual, só podemos nos entregar aos soluços e gemidos.

Se não permanecemos fundados e firmes na fé e inabaláveis na esperança, como podemos levar adiante a vida, cumprindo os compromissos do dia-a-dia e suportando a rotina e a dor? Dentro de nós mora a Força que haverá sempre de nos sustentar.

Jamais pensemos, pois, em sofrimento como castigo, mas como uma oportunidade de crescimento.

Maria Luiza Silveira Teles – Desejo lembrar aos leitores que, no dia 15 de Março, estarei fechando a minha agenda de 2005. Cursos e palestras em Educação, Psicologia, Filosofia e Espiritualidade, contato com a Profª Édina Helena Costa Mendes, telefone 38-32122570 ou e-mail [email protected]
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Maria Luiza Silveira Teles   
Fui professora de Inglês e, depois, professora universitária de Psicologia e Sociologia. Tenho 29 obras publicadas pelas editoras Vozes, Brasiliense e Parêntese. Hoje, trabalho como professora-visitante por todo o Brasil, sou consultora pedagógica e editorial e faça Reiki nas pessoas necessitadas que me chamam.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa