Menu

Qual a dificuldade em alcançar a Prosperidade?

Atualizado dia 5/4/2015 9:07:09 AM em Corpo e Mente
por Adriana Mangabeira


Facebook   E-mail   Whatsapp

A dificuldade reside em algo muito simples. No conceito, no valor.
A questão é: Prosperidade é algo subjetivo e muito confundido com posses ou saldo financeiro. Mas vamos compreender melhor.
Quando somos crianças, nossos ídolos, as pessoas em que confiamos e que inspiram nossos valores são da família.
Quando jovens, são ídolos da coletividade.
Então, alcançamos a Prosperidade dentro daqueles valores que absorvemos.
Algumas pessoas absorvem o valor da segurança, estabilidade; Outras absorvem o valor da liberdade criativa. E cada um ao seu modo, sintonizando ou negando com o mesmo grau de importância - portanto, também valorizando - o que mais tarde será apontado como valores pessoais.

Na fase de juventude, que é fase da construção, vamos construir a Prosperidade dentro do que compreendemos que ela é. Ou seja, algo que nos faz vivenciar estes valores ratificados dentro de nós.
Isto é ressaltado com o fato de que todo o sistema sociocultural em que vivemos valoriza a questão financeira. E vamos fortalecendo crenças de que nossos valores serão alcançados ou permitidos pela abundância financeira.

Porém, em algum momento da vida, nossos valores reais, internos, de alma, começam a gritar para serem escutados. Na maioria das vezes, não estamos vivendo em sintonia com eles, pois este reavaliar-se, morrer e renascer repetidas vezes, na vida, está ligado ao nosso potencial evolutivo inerente.

Acontece, então, a insatisfação. Isso vai se repetir muitas vezes na vida. Em ciclos de evolução e transformação. Mas as crenças estão lá, sustentadas por uma crença coletiva muito forte e isso sobrepuja nossos valores internos.

Daí aparecem muitas fórmulas para se alcançar a Prosperidade. Mas como... se a prosperidade é algo subjetivo e depende dos valores internos que ainda precisam ser descobertos? Como? Se isso depende de modificar crenças, buscar crenças fortalecedoras de empoderamento e isso ameaçará a identidade conquistada até então?

- O responsável;
- O comprometido;
- O prudente;
- O bom filho;
- O abnegado...

Aí é que reside a dificuldade: na decisão de deixar morrer esta identidade e decidir ser algo novo, ser um bebê novamente, vulnerável e cheio de riscos.
Nosso ego, abençoadamente, para nos garantir segurança, trará todos os medos à tona. Mas não de maneira clara e evidente. E, sim, com pequenas escolhas que sempre evitam o risco e optam pelo controle e por cumprir os compromissos desta identidade que já está obsoleta.

Se Prosperidade é um sentimento de que nada falta e a sintonização com o que já se possui e a decisão de tirar o foco do que faltou ou falta, como isto será possível mantendo esta identidade que alcançou o reconhecimento que todo ser humano busca por natureza, sintonizado na motivação pela dificuldade e na superação como super herói?

Simplesmente são valores incompatíveis.
Primeiro, é preciso buscar o que é Prosperidade para você.
Pode ser mais simples buscando alguém para modelar. Ou seja, quem é que tem a vida mais próxima do que você gostaria de ter? Não será igual, mas o mais próximo, com modificações simples a serem feitas.

Você precisa enxergar que esta pessoa primeiro priorizou seus valores e a abundância financeira é uma consequência natural de escolhas, muitas vezes de simplesmente tirar o peso da necessidade de resultados financeiros.
Se a noção de segurança ou do seu valor fica sobre o dinheiro, então, é um peso tão grande que lhe afastará dele. Porque seu Eu escolheu os valores e não mais o dinheiro.

Então, é por isso que a maioria das pessoas tem dificuldade de se perceber próspera; até as que já são. Porque elas já são prósperas pelas escolhas que fizeram, mas ainda precisam mostrar à sociedade o valor da sociedade - da poupança gorda no banco - e não se vêm vitoriosas nas escolhas sobre seus próprios valores.

Sentem-se culpadas por não mais proverem todos para ter controle. Sentem-se culpadas por se priorizarem. Sentem-se culpadas por terem tempo livre para criatividade, saúde e autocuidado. Sentem-se culpadas por não seguirem o modelo coletivo e estarem focadas em sua felicidade.

Com isso perdem força e perdem a sintonia com o sentimento. Porque a Prosperidade é um sentimento e não uma meta.
Um bom exercício é listarmos todas as escolhas que já fizemos em prol do nosso bem estar e honrar nossos valores. Isso é Prosperidade.

Listar o que é mais importante pra você na vida, nas pessoas e nas relações. O que hoje para você é inegociável. O que está e como está nas pequenas rotinas do seu dia a dia?
Vou dar meu exemplo.

Um dia, percebi que achava que a segurança era meu valor mais forte, mas na verdade, este era a Liberdade. Então, a segurança me dá liberdade de escolha e, por isso, é importante. Mas o prioritário é a liberdade.

Daí entendi minha dificuldade que sempre tive com hierarquias e acolhi, pois faz parte do valor mais precioso que tenho a compartilhar com as pessoas. O direito e a responsabilidade de pautar sua vida em escolhas, em todas as suas áreas. E ter que reescolher sempre. Reconhecer que estava errado, que não calculou bem e mudar a rota sem peso e sem autopunição. Naturalmente como alguém que cresceu e se responsabiliza sem ter que mostrar resultados.

Então, liberdade para mim é inegociável. Por isso preciso de carga horária diária que me dê isso, preciso de amizades que me permitam isso, preciso de rotinas, dietas e filosofias que me permitam isso. Mas preciso de coragem para me ver próspera ganhando menos do que ganhava, quando não tinha liberdade. Por que liberdade é uma riqueza superior a riqueza que o dinheiro me ofereceria, diante desta comparação e escolha. O próximo passo fica sendo alcançar mais sem perder liberdade. E assim a vida flui e continua, baseada em escolhas. Afinal, eu é que priorizei ter escolhas a todo instante.

Qual seu valor de alma?
O que é inegociável para você?
Que escolhas da sua vida lhe trouxeram isso?
Para quem você precisa devolver o peso da autocobrança de alcançar o que não é seu valor? Devolva com amor e gratidão, pois aprendeu muito com isso.
De que forma o seu valor pessoal de alma pode conduzi-lo a mais felicidade e sentimento próspero sobre o que já possui.

Esta é a hora.
Aceite ser próspero, mesmo com todo o desapego que trará de suas antigas autovalorizações.
Sejamos felizes.
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Adriana Mangabeira   
CONSULTORIA SISTÊMICA: Treino, Orientação e suporte para transformar sonhos em metas, planejar concretizar e alavancar objetivos. Atua com Mentoring, Coaching Sistêmico e Terapias Quânticas Integradas, Consultora pessoal e organizacional, escritora e Palestrante. Colaboradora em grandes Congressos On Line e de Portais.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa