Menu

Qual é o seu tipo de TPM?

Atualizado dia 2/12/2010 6:53:50 PM em Corpo e Mente
por Lucia Kawakami


Facebook   E-mail   Whatsapp

  • A tensão pré-menstrual (TPM) pode ter diversos sintomas diferentes para cada mulher. Identifique qual é o seu, segundo Sonia Hirsch:
  • Bruxa: alterações bruscas de humor, ansiedade, nervosismo, irritabilidade, lentidão mental, abatimento, apatia, insônia, vertigem e depressão, dor de cabeça forte. Esses sintomas apontam para um alto nível de estrogênio e baixa de progesterona.
  • Monstra: aumento de peso; flatulência; inchaço abdominal; edema no rosto, mãos e pés; muita sensibilidade nos seios. Indica excesso de sal no organismo, com retenção de líquidos e possível elevação de aldosterona (hormônio das glândulas adrenais).
  • Neurótica: depressão, impulsos suicidas, crises de choro, confusão mental, falta de concentração, dificuldade de verbalizar. Pode significar elevação de progesterona e possível aumento do hormônio andrógeno.
  • Comilona: apetite voraz, necessidade incontrolável de comer açúcar, sensação de cansaço, palpitações, dor de cabeça e até desmaios. Costuma indicar hipoglicemia reativa.
  • Pluriapta: apresenta vários dos sintomas mencionados e inclui um ou mais dos seguintes, acne, gases, constipação, diarréia, enjôo, vômitos, dor nas costas e problemas respiratórios.

    A TPM afeta mais as mulheres estressadas; as mais velhas e as gordinhas, pois elas têm mais estrogênio circulando no corpo; e as com prisão de ventre, devido a reabsorção do estrogênio nos intestinos e que entra novamente na circulação sanguínea". 

    As "sofredoras" da TPM melhoram geralmente com a combinação de uma dieta balanceada, uma atividade física regular e arranjar alguma forma de controlar o estresse tanto físico, quanto o emocional e mental. E, nesse controle, experimentar tratamentos naturais como a Acupuntura, Fitoterapia,  Homeopatia etc, pode ser uma mão na roda. Claro, também é importantíssimo o acompanhamento de um ginecologista.

    Na visão da Medicina Tradicional Chinesa, na maioria dos sintomas da TPM tem como causas principais: 
  • estagnação da energia vital circulante no organismo, devido ao estresse mental e emocional; 
  • bloqueio da circulação sanguínea, na qual apresenta uma menstruação com sangue escuro, com coágulos e acompanhados de dor intensa.
No tratamento da TPM com Acupuntura, o intuito é o restabelecimento desses bloqueios e estagnações de sangue e Chi (energia vital) trazendo as essas  "sofredoras" alivio e bem estar.    

Texto revisado


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 24


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Lucia Kawakami   
Coach e Terapeuta Holística especialista em Limpeza e Equilíbrio Energético através de das seguintes técnicas:Terapia Fitoenergética, Terapia de Integração Craniossacral®, Mesa Radiônica ou Psicotrônica http://tarotluciatao.wixsite.com/dra-lucia-kawakami
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa