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Qual o tempo correto para meditação e por quanto tempo devo meditar?


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A pergunta que me fazia há muito tempo decidi responder neste artigo. Li alguns materiais na internet e embora não haja nenhum estudo garantindo um tempo exato para usufruir dos benefícios da meditação, um ponto é consensual entre vários especialistas, mestres e praticantes: independentemente da duração da meditação, praticá-la diariamente é a grande e mais importante chave para se obter e sentir todos os resultados. Ou seja, meditar pelo tempo mínimo (5 min) todos os dias, pode ser mais eficaz do que meditar 1 hora mas somente 3x por semana.

Meditar é fácil. Meditar é relaxar e se soltar. O método mais eficaz é adotar uma postura confortável, geralmente na posição de lótus, fechar os olhos e livrar-se dos pensamentos. Deixe-os ir embora. Se voltarem a falar com você e se você se pegar conversando com eles, não se irrite. A prática leva tempo. Torne a deixá-los ir. É muito provável que nas primeiras vezes você termine a meditação sem ter conseguido silenciá-los, mas não fique frustrado. Amanhã você pratica de novo e uma hora vai limpar a mente durante todo o tempo em que decidir permanecer meditando.

Dicas: Reserve um tempo para meditar em um local calmo. Controle a respiração e foque sua atenção na mente vazia. Se for meditar sem música, programe um alarme. Isso vai evitar que se preocupe em passar do tempo estipulado. Se for meditar com música, escolha uma música com a duração de tempo que deseja meditar. Selecionamos 3 faixas com durações diferentes e baseadas nos estudos para esse artigo (você também pode meditar  assistindo as imagens dos videos e ouvindo as músicas):

5M: O MÍNIMO QUE VOCÊ PRECISA PARA MEDITAR - 5 minutos é o tempo mínimo que seu organismo precisa para sentir os benefícios da meditação com música. Estudos apontam que a meditação diária, de no mínimo 5 minutos, funciona melhor do que meditar por um período maior mas sem frequência. https://www.youtube.com/watch?v=_Th_TgjbCFY

10M: O TEMPO SUFICIENTE PARA MEDITAR - Reduz o stress e a ansiedade, melhora o sono, aumenta o foco, estimula a criatividade e atenua sintomas da depressão (garante Puddicombe - ex-monge). https://www.youtube.com/watch?v=TU_l9ZrP4b0

30M: O TEMPO IDEAL PARA MEDITAÇÃO - 30 minutos de meditação traz benefícios de neuroplasticidade, aumento da massa cinzenta e conexões neurais e recuperação do foco e concentração. (El País, Adriana Cardoso, psicóloga-BR) https://www.youtube.com/watch?v=eUp6MmIO_K8

Acredito que qualquer pessoa nesse mundo dispõe de 5 minutos diários para meditação. E, então, o que você está esperando? Comece agora a curar-se, a pacificar seu espírito e conectar-se com o Universo!
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