Menu

Quando a xícara fica cheia

Atualizado dia 10/8/2013 11:45:17 AM em Corpo e Mente
por Marco Moura


Facebook   E-mail   Whatsapp

Ao encher uma xícara totalmente, uma mínima gota é suficiente para fazê-la transbordar. Um leve esbarrão é suficiente para derramar o seu conteúdo. Pode-se dizer que a xícara torna-se intolerante à instabilidade. O mesmo acontece com o ser humano quando o seu ego está cheio: torna-se intolerante às pequenas oscilações da vida.

Aquilo que chamamos de EU e MEU denota o ego. Pode-se dizer que o ego é o Senhor da mente. Assim, a mente é subordinada ao ego, com a função de satisfazer as suas necessidades, protegê-lo e fazê-lo lucrar. Sendo serva do ego, a mente persegue aquilo que o satisfaz e defende-o das ameaças. Para tanto, ela tem mecanismos inconscientes de autopreservação, como o desencadeamento das emoções do medo e da raiva, por exemplo.

A mente sabe discriminar muito bem, identificando o que é desejável e o que é uma ameaça ao ego, mas não tem o mecanismo da tolerância. Por si só, a tolerância não é interessante para o ego, portanto, a mente não tem essa função. Ela é totalmente condicional: age em função do interesse do ego, buscando um resultado satisfatório, sempre dando respostas aos estímulos internos e externos com uma justificativa egoica de forma reativa. As faculdades incondicionais como a compaixão não fazem parte de sua programação.

Da mesma forma que a xícara cheia, onde qualquer turbulência faz com que transborde, quando o ego está inflado, a mente também transborda. Se o medo transborda, há algo que se está protegendo em demasia. Quando se sustenta um eu/meu e algo o leva a crer que isso está desprotegido, gera-se temor. Esse temor transforma-se em raiva quando as coisas não seguem conforme a expectativa; esta raiva vira ódio. Quando o medo e a raiva surgem sem motivo, a mente já está contaminada com uma crença cega e o seu mecanismo de proteção está ativado espontaneamente. As células do corpo já estão impregnadas com essa energia, os meridianos vitais já estão bloqueados. A xícara da mente já está cheia até a borda.

É certo que esse mecanismo autoprotetor sabota a própria felicidade. Por que não esvaziar a xícara, escolhendo ser livre e não condicionado? Ao invés de sobreviver como se estivesse numa terra inimiga cheia de perigos, há a chance de se escolher a paz. Paz somente com liberdade, sem a prisão de um ego inflado que torna a pessoa rígida e ranzinza. Para que viver assim? Mais sábio é esvaziar a mente, descondicionar-se, agir pelo não-agir. O eu tem muitas necessidades e a função da mente é atendê-los. Portanto, há de se compreender a mente. A mente mostra as diretrizes, cabe à sua intenção a decisão de qual caminho seguir.

Marco Moura

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 6


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marco Moura   
Marco Moura desenvolve no Centro Dao de Cultura Oriental (metrô Ana Rosa, Vila Mariana, São Paulo) atividades para o desenvolvimento integral de corpo e mente através da meditação budista, artes marciais e terapias orientais. Fisioterapeuta, faz atendimentos de Acupuntura; ministra aulas de Meditação, Chi Kung, Tai Chi Chuan e Kung Fu.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa