Menu

Quando muda o clima...

Atualizado dia 9/2/2011 2:34:18 PM em Corpo e Mente
por Andrea Maciel Arantes


Facebook   E-mail   Whatsapp

Estes dias alternados de frio e calor me fizeram questionar a respeito de minha própria energia e disposição para fazer as coisas. Me encontrei muito disposta num domingo de calor, onde fui até o parque fazer uma boa caminhada e, no dia seguinte, quando fazia frio, eu estava toda preguiçosa... me atentei a não me deixar levar pela preguiça que o frio trouxe para meu corpo e questionei o quanto somos, de algum modo, suscetíveis a mudanças de clima e como isso se manifesta também em nossas emoções.

De acordo com a Medicina Chinesa, os desequilíbrios no corpo podem ser gerados por 3 fatores, que são: fatores patogênicos externos (climáticos), fatores patogênicos internos (emocionais) e fatores mistos (hábitos de vida, genéticos).
Para o terapeuta, estes fatores patogênicos são considerados como energia turva, nociva ou mesmo um xie qi, propriamente dito, pois acometem a circulação e a função dos órgãos e canais de energia presentes no corpo. Assim o vento, o calor, a umidade, a secura e o frio são algumas dessas energias tidas como ‘perversas’.
Mudanças bruscas de temperatura podem gerar invasão de vento frio, que, na prática, podem ser sentidos como resfriados ou mesmo um torcicolo; portanto, entende-se que algo externo penetrou e acometeu o fluxo dos canais de energia que temos ao longo do corpo, desequilibrando um ou mais órgãos (identificados ao longo da coleta de dados durante o interrogatório).

Embora não seja utilizado pelo Ocidente, o calendário chinês prevê que 18 dias antes da chegada de uma nova estação entramos em um momento de grandes alterações climáticas, caracterizadas pela umidade. Nestes dias, haverão dias frios, seguidos de dias chuvosos e dias calorosos. Diante dessa alternância de temperatura é muito importante estar com o corpo protegido de forma saudável para ‘combater’ qualquer invasão.

E será que quem não for ‘acometido’ por estas invasões estaria livre desta chamada energia turva? Porque como dito, agentes de doença nao são somente os externos, mas também os sentimentos que carregamos dentro de nós e a qualidade desses sentimentos. Falo dessas emoções nocivas que carregamos em nossa mente que se acumulam ao longo do dia, advindas de irritações no trânsito, na fila do banco, com chefes ou colegas de trabalho, com o marido ou com o cuidado com as crianças em casa, pois estamos o tempo todo interagindo com as questões cotidianas, resolvendo situações, nos comprometendo com algo e nesses momentos não podemos de deixar de cuidar de nós mesmos, seja colocando mais roupas quentes para proteger a pele do frio e do vento, nos aquecendo com chá de gengibre e também não deixando de nos limpar de sentimentos negativos como o desânimo, a mágoa, a frustração e também a falta de alegria.

Lembro-lhes da "falta de alegria" porque ao meu ver, ausência de sentimentos bons não significa estar saudável e sim estar resignado. É justamente esta resignação que a longo prazo vai trazendo o desânimo e o mau humor. Claro que existem dias em que acordamos com o “pé esquerdo”, já tropeçamos logo de manhã, esquecemos de algo importante e parece que tudo deu errado, isso é até certo ponto natural; apenas não se deixe abater por dias de chuva ainda que você tenha que se levantar cedo num dia como hoje. Honre seus dias de vida cumprindo com o seu propósito e aproveite esta caminhada. Nem todos os dias são de sol e nem todos são de chuva, mas todos os dias nos trazem oportunidades para crescermos e desfrutarmos da vida, seja com frutos de uma nova estação, seja com surpresas para o coração!

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 12


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Andrea Maciel Arantes   
Andrea é terapeuta e atua nas áreas da medicina tradicional chinesa, PSYCH-K®, terapia floral e astrologia, com foco em saúde e autoconhecimento. www.conexaomenteecorpo.com
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Corpo e Mente clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa